Webinário – Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – Parte 1

programado para 09/10
horário: 14h30

Acontece nesta sexta-feira (09/10), às 14h30, a primeira parte do Webinário sobre Gestão do Trabalho no SUS do I Congresso Virtual do Conasems, que traz como foco “Repercussões da pandemia para a Gestão do Trabalho no SUS e as perspectivas para os municípios”,

Com objetivo de promover a discussão sobre os impactos da pandemia para a gestão do trabalho no SUS, os desafios que os gestores precisaram superar para conseguir dar resposta num novo cenário em que a adaptação dos serviços foi essencial, ao mesmo tempo em que eram pressionados para dar respostas concretas tanto pela população, quanto pelos profissionais que exigiam condições adequadas de trabalho. Especialmente no início dos movimentos de reorganização dos serviços, em que havia escassez de insumos e equipamentos de proteção individual para as pessoas, esses desafios foram se transformando e os serviços se habituando ao novo cenário.

Quais foram as consequências para o trabalhador, quais os riscos e agravos à saúde do trabalhador foram mais evidentes nesse momento? Quais são as perspectivas futuras diante esse novo arranjo institucional do trabalho, elas podem ser incorporadas definitivamente pela gestão? As tecnologias auxiliaram esse processo de readaptação, qual o cenário hoje pode ser apontado como o maior legado para o SUS do uso dessas novas tecnologias? São esses questionamentos que devemos de alguma maneira tentar abordar ao longo do evento que faz parte do I Congresso Virtual do Conasems.

A live conta com a participação dos convidados:

– Zuher Handar – Médico Sanitarista e Medico do Trabalho, Servidor Publico da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Professor da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná, Consultor em Saúde do Trabalhador.

– Artur Amorim – Enfermeiro Sanitarista, Secretário Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira-PE, Membro do GTVS, do COSEMS PE e da Diretoria do Conasems

– Monica Sampaio – Médica de Saúde da Família e servidora da SES DF

Os participantes irão responder perguntas feitas pelo chat ao vivo do Youtube.

MARIA LINS JULIÃO DA ROCHA

Chã Grande - PE.
Está sendo muito bom poder participar de toda as experiências vividas no SUS pelo Brasil afora.
Parabéns.

FERNANDA PRUDÊNCIO DA SILVA

Muito bom ver as diferentes realidades do SUS, só tende a uma compreensão mais ampla e certamente um fortalecimento do mesmo.

ORLANDO RIBEIRO DE OLIVEIRA

SUS PODERIA SER BEM MELHOR SI DINHEIRO FOSSE INVESTIDO NA SAUDE, E NAO NA MANIPULAÇAO DADOS E PAPEL PARA DESVIAR DINHEIRO DA SOCIEDADE COMO TA ACONTECENDO NOSSO MUNICIPIO.

RUTH RODRIGUES MIRANDA

Muito bom participar desse trabalho, desde que possamos apontar os as falhas que alcançaram os números de funcionários contaminados pelo Covid. Trabalhei no Seesmt de hospital público e afimo que o interesse em montar o esquema material sucumbiu e deixaram de lado valores humanos, falhas essas tanto do gestor local, do RH da omissa e inoperante COMSAT e desmandos do setor de perícias médicas SP que com condutas de negativar os atestados, tivemos dezenas de servidores descontados nos seus salários os dias não trabalhados.
Tivemos uma gestora que proibiu p uso de máscaras por nós funcionários e após crescente demanda de contaminados e licenças fomos autorizados. O atraso de chegada dos PIs também favoreceram, de início as máscara que não haviam no mercado. O circo montado mas nenhuma reunião foi realizada pela gestora com as unidades ou setores locais da saúde do trabalhador. Pior ainda foi gestora ir contra os protocolos da OMS, OPAS, sobre os procedimentos e indicar atestados de apenas 4 dias e sem exames e doentes. Erros fatais houveram, e quando apontamos as falhas somos retirados dos locais para evitar maiores questionamentos.

LAURA CRISTINA PRIMO PARREIRA

Palestra maravilhosa e útil para a adequação da nossa nova realidade.

RUTH RODRIGUES MIRANDA

Teoria é linda, a realidade é cruel. Proteger gestores e omitir suas falhas é o mesmo que desatualizar com sucesso tudo que se propõe para melhorar. Desde quando gestores se preocupam com os trabalhadores.

RUTH RODRIGUES MIRANDA

Correção: Gestores ou gerentes das unidades de saúde. Não e levei ao nível de secretário pois a meu ver foram muito mais comprometidos.

KATIUSCIA FERREIRA MARQUESS

Boa tarde, Muito bom o Tema Gestão do trabalho e Educação em Saúde, está sendo muito bom essa tarde de estudo.parabéns.Silves-Am

FABIANA LOYDE WAKAI JORGE PINHO

Parabéns

GEIZA OLIVEIRA FLOR

Tem sido maravilhoso este congresso, muito enriquecedor!

STEFANY CAETANO CORRÊA

nossa, é muito bom visualizar as vivencias das demais regiões do pais. parabéns a todos.

ESTA SENDO DE MUITO CONHECIMENTO,OBRIGADA AOS PALESTRASTE