Em função da pandemia de Covid-19 houve a suspensão das atividades escolares e, além do prejuízo acadêmico para os alunos também ocorreu a redução das atividades de acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Família que era desenvolvida em parceria e no ambiente escolar. Em Teresina as aulas estão paralisadas desde o dia 19 de março, quando foi estabelecido o estado de calamidade pública devido à pandemia da covid-19. A medida foi adotada em razão da manutenção das ações preventivas no combate à disseminação do novo coronavírus, atendendo as recomendações das autoridades de saúde, com o objetivo de proteger a coletividade. Os estudantes recebem sugestões de atividades pela internet. Os professores utilizam ferramentas online para enviar exercícios, leituras e até vídeos com conteúdo das aulas. O desafio é manter as crianças cumprindo as atividades propostas nesse sentido a Equipe de Saúde participa com orientação e vinculação do acompanhamento às condicionalidades do Bolsa.
Pretendemos relatar os resultados da busca ativa de condicionalidades do Bolsa Família com a cooperação entre Saúde e Educação para população de uma Unidade Básica de Saúde da Zona Rural de Teresina.
Em reunião com a Direção da Escola Municipal Conselheiro Saraiva decidimos implementar estratégias e somar esforços para minimizar as consequências das suspensões das aulas e facilitar a continuidade da educação para o alunado por meio da educação remota, especialmente para os mais vulneráveis e as comunidades desfavorecidas. De uma forma que envolvesse às ações de Saúde que facilitassem a disseminação de informações e ampliasse a adesão dos familiares às ações propostas pela Escola. Como ação intersetorial para o enfrentamento da pandemia elegemos fazer busca ativa para as condicionalidades do Bolsa Família com foco especial na Frequência Escolar. Estamos em permanente contato com a Escola para formular informativos para a população sobre a rotina das atividades escolares e recebemos da Escola a relação das famílias que não estão indo receber as tarefas das crianças e/ou estão com vacinas em atraso em seguida fazemos busca ativa e educação em saúde dos faltosos por meio dos ACS.
Existem várias metodologias de ensino à distância sendo aplicadas, inclusive a utilização de aplicativos de mensagens (watts) e alguns alunos que estudam pelo watts devem ir à escola receber as tarefas impressas para complementar. Nessa época de pandemia a frequência escolar tem sido contabilizada em razão da presença nas atividades on-line, assistir as vídeos-aulas e realizar as atividades (tarefas) online e escritas distribuídas pela Escola. Nesse tempo de Pandemia é muito importante que as crianças não percam as aulas e nem atrasem sua vida escolar. Dessa forma a Escola informa que as tarefas são entregues todas as quintas-feiras e que os pais/responsáveis devem ir buscar (ou mandar alguém). A divulgação das atividades foi divulgada nas redes sociais da Unidade (Facebook e Instagram) e nos grupos que a Unidade mantém com a população e já observamos de imediato aumento da busca pelas atividades além das justificativas oferecidas pelos pais em razão das dificuldades que apresentam.
Como foi identificado a baixa adesão das famílias associamos o acompanhamento escolar às obrigações do Bolsa Família nas áreas: Educação e Saúde. Além do aumento da busca das famílias por informações e adesão às tarefas propostas também incentivamos que as famílias fiquem atentas, aproveitem esse tempo que estão em casa com seus filhos, utilizem esse tempo com qualidade, conversem, ensinem, orientem e cumpram com as obrigações sugeridas pelas condicionalidades do Bolsa Família.
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