Esse artigo relata a experiência realizada a partir da observação da necessidade de um suporte emocional para os profissionais do Centro de Saúde Santa Inês localizado na regional Leste no município de Belo Horizonte/ Minas Gerais frente aos desafios impostos pela pandemia COVID 19, em sintonia com a demanda gerencial de que a Psicologia e o Serviço Social pudessem contribuir com suas especificidades profissionais para minimizar os efeitos psíquicos da pandemia na saúde do trabalhador, sendo realizado no período de maio a julho/2020.
Proporcionar espaço de acolhimento, troca, escuta e cuidado com o trabalhador assim como dialogar e compartilhar os sentimentos mais evidentes neste momento. Compartilhar estratégias de enfrentamento para minimizar o impacto da pandemia na vida pessoal e profissional e fortalecer as redes de apoio. Ofertar espaço de atendimento individual para os profissionais que demandarem. Valorizar o trabalho realizado durante a pandemia e comemorar as datas importantes (Dia de Enfermagem, Dia do Trabalhador, Dia do Médico da Família e Dia das Mães).
Como metodologia utilizamos as Rodas de Conversa, possibilitando a abertura de espaços de encontro, escuta e troca entre os trabalhadores. As Rodas de Conversa segundo Moura e Lima (2014) consistem em um método de participação coletiva de debate acerca de determinada temática em que é possível dialogar com os sujeitos, que se expressam, escutam seus pares e a si mesmos pelo exercício reflexivo. Objetiva, entre outras finalidades, socializar saberes, implementar a troca de experiências, de conversas, de divulgação de conhecimento entre os envolvidos, na perspectiva de construção e reconstrução de novos conhecimentos sobre a temática proposta. Foram realizadas 03 rodas de conversa com funcionários do Centro de Saúde Santa Inês equipamento da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte. Utilizamos a metodologia participativa das Rodas de conversa para facilitar a comunicação e a interação assim como técnicas de dinamização de grupo e avaliações qualitativas de resultados. Para Severo e Dimenstein (2011), as Rodas de Conversa são utilizadas nas metodologias participativas e buscam sensibilizar e mobilizar os participantes a refletirem acerca de sua relação com o mundo, com o trabalho e com seu projeto de vida, entre outros.
As intervenções tiveram participação ativa e adesão da maioria dos profissionais. As ações possibilitaram alívio, reflexão e auxílio para os participantes no momento. As propostas fortaleceram a rede de apoio e o cuidado com os profissionais e levaram a refletir e reforçar a importância do cuidado com a Saúde do Trabalhador, sendo os resultados observados através de avaliações qualitativas.
A pandemia provocou reflexões e necessidade de reinvenção pessoal e profissional no cotidiano, sendo necessário lançar mão de recursos para vivenciar o momento. O impacto do momento fez emergir sentimentos diversos que atravessaram a saúde psíquica dos trabalhadores, sendo os espaços de acolhimento e troca fundamentais. As estratégias de rodas de conversa promovem o diálogo, a reflexão, interação, sendo um espaço essencial no esvaziamento de tensões. Conclui-se que promover estes espaços é cuidar da saúde do trabalhador sendo sua continuidade uma estratégia de cuidado que deve fazer parte do cotidiano de ações a serem desenvolvidas com foco na prevenção do adoecimento psíquico.
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