Os seres humanos, desde os primórdios, têm à sua vida influenciada pelas mais diversas pandemias, quase sempre, resultando em um número significativo de vidas ceifadas. Com isso, o legado histórico adquirido, revela a relevância da criação de programas de enfrentamento de pandemias, especialmente a causada pelo coronavírus, que sejam capazes de frear e fazer frente ao vírus. Nesse contexto, o Programa Brasil Conta Comigo (BCC), representa parte dos esforços do Ministério da Saúde (MS), com o intuito de minimizar o impacto mórbido causado pela pandemia, além de contribuir, sobremaneira, para a formação acadêmica de vários estudantes da área da saúde. Sendo assim, com a interiorização maciça dos casos de covid – 19 no estado da Paraíba, a Prefeitura Municipal do Lastro, por meio de sua Secretaria de Saúde, encontra-se em consonância com a nova dinâmica epidemiológica e, tão logo, adotou o BCC neste município. Os acadêmicos de cursos do âmbito da saúde, inseridos no programa, realizam atividades supervisionadas, no tocante a prevenção, notificação e no manejo de casos confirmados do novo coronavírus na população urbana e também da zona rural do município supracitado, ajudando, substancialmente, na tomada de decisão por parte dos gestores municipal e estadual em saúde.
• Analisar práticas de educação em saúde no âmbito da estratégia de saúde da família frente à covid-19 • Demonstrar a relação: população, critérios de testagem e diagnóstico.
O método de pesquisa empregado é do tipo integrativo que tem como intenção compendiar resultados observacionais, quantitativos e descritivos. Tem o intuito de abranger de forma mais ampla, dados para esse trabalho, com direcionamento de modo ordenado e abarcante. Em termos de delineamento do estudo, analisaremos o processo de educação em saúde, realizado através dos estudantes recrutados pela ação estratégica Brasil Conta Comigo Acadêmico e realização de testagem ampla como forma de enfrentamento a Pandemia COVID-19 no município de Lastro na Paraíba. O processo em educação em saúde foi realizado de maneira sistemática e contínua, através das consultas realizadas em nível de Estratégia de Saúde da Família. Os meios de testagem foram realizados conforme critérios adotados pelos médicos e autoridades sanitárias no município.
Aduz, em síntese, a importância da ação em educação em saúde no processo de enfrentamento da Pandemia COVID-19, de modo a conceber e organizar discursos e formas práticas. Em relação ao tema, trouxe como beneficio para toda a população, informação correta e esclarecimentos baseados na ciência. Essa prática social é extremamente necessária em tempos em que notícias falsas e informações distorcidas são rapidamente difundidas por meio de redes sociais. Outrossim, a testagem ampla com diagnóstico adequado e isolamento social apresentam-se como fatores de altíssima relevância em todo o contexto. O Lastro (PB) tem população estimada de 2.737 pessoas. Em 25/08/2020, o município já havia testado 311 pessoas, um percentual de aproximadamente 12% dos munícipes, o que proporcionalmente seria um dos municípios que mais testam na região, como por exemplo, comparando a cidade de Sousa, que fica em sua macrorregião, que tem uma população em torno de 69.444 habitantes, entretanto, na mesma data só havia realizado 2.948 testes, o que corresponde a 4,2% dos habitantes. Quando se alia sinergicamente a testagem ampla, educação em saúde, gestão e planejamento estratégico, o resultado é comprovadamente satisfatório, visto menos de 1% dos habitantes foram contaminados, nenhum caso grave e óbito até a presente data da análise fora registrado, e quando comparada a outras cidades é mais um indicador de sucesso.
Logo, torna-se possível inferir, que com o emprego de programa educacional em saúde, por parte do município em questão, resultou numa população mais instruída e, consequentemente, menos susceptível aos agravos oriundos da infecção viral, concomitantemente a isso, a testagem populacional, mostrou-se imperativo para que se tenha um maior delineamento e entendimento do impacto positivo dessas ações municipais na condução e no combate ao coronavírus.
pandemia, coronavírus, educação em saúde, testagem.