A Central COVID de Primavera do Leste é um setor da secretaria municipal de saúde, criado em meados de março de 2020, para atender remotamente à população do município e colaborar com toda a rede em aspectos técnicos, assistenciais, logísticos e organizacionais relacionados ao Coronavírus (COVID-19). Este setor é, atualmente, a atividade expoente da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) de Primavera do Leste. Com a inserção do COVID-19 no território nacional e a iminente incidência no estado e no município, foi necessária a ampliação da equipe e adequação dos processos de trabalho da VIGEP. De imediato, foram agregados à equipe enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e outros trabalhadores da saúde cujos setores de origem não realizavam assistência direta ou reduziram seus atendimentos para se adequarem ao cenário de enfrentamento ao COVID. Posteriormente, também passaram a compor a equipe outros servidores desviados de suas funções originais, por pertencerem aos grupos de risco do COVID. A equipe da VIGEP, anteriormente composta por 4 servidores, transformou-se também em Central COVID, chegando a contar, nos períodos de maior volume de trabalho, com 17 servidores. A estruturação desta equipe de trabalho está descrita no Plano Municipal de Contingência do COVID-19 de Primavera do Leste.
Prestar atendimento remoto à população, evitando o deslocamento desnecessário à unidade de saúde, reduzindo aglomerações e consequente exposição ao COVID-19. Esclarecer dúvidas e orientar a população sobre o fluxo de atendimento e disponibilidade de serviços ofertados pela rede de saúde. Receber as notificações de casos suspeitos e confirmados de COVID, bem como inserir ou monitorar suas inserções nos sistemas de informação. Realizar investigação epidemiológica de todos os casos confirmados, rastreando contatos e orientando medidas de isolamento. Encaminhar os casos leves para o serviço de monitoramento da Atenção Primária à Saúde e acompanhar a evolução de todos os casos moderados e graves, hospitalizados dentro e fora do município. Divulgar informações relacionadas ao panorama da COVID em Primavera do Leste, por meio de elaboração diária do Boletim COVID. Contribuir para a divulgação, em toda a rede de assistência à saúde, de material de cunho técnico-científico relacionado ao COVID.
A implantação da central telefônica junto à VIGEP foi uma das primeiras estruturas organizadas no município. Para este atendimento, são disponibilizados 2 celulares e um telefone fixo, com chamadas gratuitas. Até agosto, este canal atendeu ao público das 07 às 19 horas, de segunda a domingo, acompanhando o horário de funcionamento da unidade sentinela para atendimento ao COVID. A partir de setembro, o atendimento passou a ser realizado conforme o horário de funcionamento das unidades de saúde (UBS e ESF). Com a elevação do número de casos positivos, foi necessária a formação de uma equipe exclusiva para a investigação epidemiológica. Para isto, são utilizados mais 3 celulares. Seguindo um roteiro construído com base nos aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais vigentes, esta equipe busca contato telefônico com cada paciente cuja notificação e/ou exame positivo chegam à VIGEP. Por meio desta investigação, são confirmadas as informações registradas na notificação, é realizado o esclarecimento de dúvidas e as orientações quanto às medidas de higiene e isolamento. Após isso, os casos leves são encaminhados ao monitoramento realizado pelos profissionais de saúde bucal das UBS/ESF. Estes profissionais informam à VIGEP a recuperação dos pacientes ao final do isolamento. Os casos hospitalizados são diariamente monitorados por uma servidora da VIGEP. A partir destas informações, já inseridas nos sistemas, um boletim diário do COVID é elaborado e amplamente divulgado.
Os principais resultados da equipe da Central COVID estão relacionados à sua capacidade de identificar casos suspeitos e confirmados da doença, rastrear os contatos, auxiliar estes pacientes em seu itinerário terapêutico e monitorá-los, direta ou indiretamente, durante seu processo de recuperação. O fortalecimento da capacidade técnico-científica dos componentes desta equipe, permitiu seu engajamento em diferentes estratégias desenvolvidas pela gestão. Além do atendimento à demanda espontânea, proveniente das ligações telefônicas, a equipe esteve intimamente envolvida com ações de fortalecimento da rede e de promoção de boas práticas relacionadas ao enfrentamento do COVID-19. Foram construídos fluxos para identificação de casos tanto nos serviços de saúde (unidades básicas, hospitais e laboratórios, públicos e privados) quanto em demais setores (hotéis, rodoviárias, fazendas, etc). Após cerca de seis meses de intenso trabalho, o setor recebeu mais de 20.000 notificações de síndromes respiratórias, contabilizou em torno de 16.000 testes realizados e, orgulhosamente, participou do processo de identificação, investigação e monitoramento da evolução da maioria dos mais de 3.900 casos positivos residentes no município. Além da equipe original da VIGEP, estiveram envolvidos neste processo alguns servidores do CEREST, CTA, NASF, APS, Centro de Reabilitação, Clínica da Mulher, Ouvidoria SUS e UPA.
A ampliação da equipe permitiu o estabelecimento de diferentes frentes de trabalho, ampliando também o alcance das ações de vigilância em saúde. O trabalho da VIGEP e Central COVID de Primavera do Leste evoluiu conforme a evolução do cenário da doença, da estruturação dos equipamentos públicos e da oferta dos serviços de saúde no município. Apesar dos entraves operacionais, da instabilidade dos inúmeros sistemas de informação e da morosidade e limitação de alguns processos, o trabalho desta equipe vem gerando bons resultados. Permitindo, por exemplo que, há cerca de 200 dias, seja diariamente elaborado o boletim com dados do cenário COVID em Primavera do Leste. Além de promover comunicação em saúde, este boletim pode auxiliar diretamente na tomada de decisões, no âmbito coletivo e no individual. A estruturação de uma equipe de servidores com formações distintas (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, agente administrativos, biólogo, assistente social, psicólogo e educador físico) e provenientes de diversos setores da saúde, promoveu, além da troca de experiências e fortalecimento de toda a rede de saúde, um suporte emocional fundamental diante do cansaço e das incertezas ainda tão presentes no processo de enfrentamento à pandemia.
Vigilância em Saúde, Central COVID, Equipe Multiprofissional, Rede de Atenção à Saúde, Investigação Epidemiológica, Informação em Saúde.