Diante a pandemia do Coronavírus enfrentada no mundo todo, e na busca de redução de danos para toda a população e aos profissionais de saúde, os enfermeiros então elencaram algumas ferramentas como formas diferenciadas para o atendimento a demanda, objetivando a intensificação do isolamento social, como forma de prevenção da transmissão em massa do Covid-19, entre elas estão a teleconsulta de Enfermagem e o atendimento HOME CARE para os sintomáticos de um possível caso de Coronavírus no município de Inácio Martins-PR.
Objetivo geral: Minimizar os impactos do novo Coronavírus na população Objetivos específicos: Diminuir exposição dos profissionais de saúde Fortalecer a pratica do isolamento social Atender a demanda suspeita de forma individual Evitar aglomerações de pessoas nas UBS’s e Pronto Atendimento Evitar o contato de suspeitos do Covid-19 com outros usuários crônicos e ou agudos.
Durante a elaboração do plano de contingência municipal pelos profissionais enfermeiros, com intuito de evitar a movimentação das pessoas sintomáticas até as UBS’s e ou ao PA em busca por atendimento por sintomas de Covid. Elegemos como prioridade ferramentas como a teleconsulta de enfermagem e o atendimento HOME CARE para os casos sintomáticos. Logo divulgamos nossos números de telefones institucionais e particulares dos enfermeiros com WhatsApp para que a população tivesse acesso rápido a informação, bem como para esclarecer suas dúvidas, onde a a maioria da demanda dos casos foram resolutivos com a teleconsulta de enfermagem. Quando o caso necessitava de um atendimento presencial, uma equipe geralmente a sua equipe de ESF, com o enfermeiro se deslocava até o domicilio do doente, realizando a consulta e quando apresentar-se “suspeita do Covid” realizamos a coleta do PCR, todas as orientações sobre o isolamento domiciliar, aplicando termo de responsabilidade.
Podemos considerar esta experiência bem-sucedida pois foram 135 pessoas sintomáticas identificadas e acompanhadas pela APS que evoluíram para a cura, Foram realizadas 10 coletas de swab –PCR somente para os casos com história clínica e epidemiológica classificados como realmente suspeitos e somente um único caso reagente para o Covid- 19 foi detectado no município, evoluindo para a cura, onde conseguimos com muito êxito fazer o isolamento social e domiciliar deste caso, bloqueando a transmissão total do vírus, onde nenhum dos seus contatos positivou para Covid-19.
Concluímos que estrategias simples, porém eficazes fazem todo o diferencial na identificação e no desfecho de uma situação de saúde de uma população, pois na maioria das vezes somente com uma escuta qualificada, uma orientação bem passada já conseguimos atender a necessidade da pessoa com sua integralidade em apenas uma queixa.
home care, teleconsulta, enfermagem