A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Foram confirmados no mundo 10.185.374 casos de COVID-19 (163.865 novos em relação ao dia anterior) e 503.862 mortes (3.946 novas em relação ao dia anterior) até 30 de junho de 2020. Na Região das Américas, 2.165.583 pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus se recuperaram, conforme dados de 29 de Junho de 2020. No Brasil, até 01 de Julho de 2020, foram contabilizados 60.632 óbitos por COVID e 1.453.369 casos confirmados da doença. No município de Campinas, até 01 de julho de 2020 temos confirmados 8.609 e 324 óbitos, sendo que o município se encontra em uma curva ascendente de casos novos. Apesar de toda a divulgação diária realizada pela imprensa sobre a pandemia, nós verificamos que ainda parte da população não aderiu às orientações de isolamento social, uso de máscara e distanciamento. Diante desta constatação, a equipe de saúde do Centro de Saúde Vista Alegre começou a construir um projeto de Educação em Saúde que pudesse atingir a população e sensibilizá-la sobre a situação da pandemia em Campinas.
Sensibilizar a população da área de abrangência do centro de Saúde Vista alegre sobre a pandemia de COVID através da divulgação dos dados de número de casos positivos, número de casos notificados e número de óbitos por COVID, em parceria com os estabelecimentos comerciais da região.
Distribuir cartazes com informações básicas sobre os cuidados necessários para a prevenção do contágio da pandemia. incluindo informações com dados de número de casos positivos distribuídos por bairros, número de casos notificados e número de óbitos por COVID em papel, o qual deverá ser atualizado semanalmente.
Foram produzidos e distribuídos até o momento 40 cartazes com informações básicas sobre os cuidados necessários para a prevenção do contágio da pandemia. O Centro de Saúde estabeleceu parcerias com todos os estabelecimentos alimentícios da região, com o Shopping, com as farmácias, e com diversos estabelecimentos que se encontram abertos como estabelecimentos de materiais de construção, agropecuária, papelarias, entre outros. As escolas municipais que estão distribuindo cestas básicas paras as famílias também se tornaram parceiras desta ação.
O impacto inicial da distribuição dos cartazes foi muito positiva, pois todos os gerentes ou proprietários dos estabelecimentos aceitaram se tornarem parceiros desta ação e ao verem os dados da região demonstraram surpresa com o número de casos. A equipe do Centro de Saúde abriu um espaço de diálogo com os estabelecimentos e percebemos que os trabalhadores dos mesmos estão bastantes preocupados com o comportamento da população e compreenderam que estes dados poderão ajudá-los na conscientização dos clientes. Os dados também estão sendo divulgados para os síndicos dos condomínios, escolas e conselheiros de saúde, além de igrejas. Pretendemos com esta ação, conscientizar a população da importância de adotar as medidas de prevenção do COVID.
covid, educação em saúde, informações em saúde, atenção básica