Para o enfrentamento a pandemia pelo novo Coronavírus foi necessário que a rede de saúde do município de Carazinho estivesse preparada e coesa nas ações. No mês de fevereiro de 2020 foi realizada a primeira reunião dos profissionais da saúde, tendo representantes dos serviços que compõe a rede, a Secretaria da Saúde com os profissionais da Direção Técnica, Coordenação da Atenção Primária a Saúde e da Vigilância em Saúde, profissionais da UPA, do SAMU e do Hospital, delineando as primeiras ações para o enfrentamento a pandemia causada pelo novo Coronavírus. As reuniões ocorriam inicialmente duas a três vezes por semana e atualmente de forma ordinária e online todas as terças-feiras no Gabinete do Prefeito com a representação do Ministério Público e também de demais entidades que foram sendo agregadas. Foi definido a necessidade de contratar equipes extras de profissionais, para triagem na UPA e HCC e reforço nas unidades de saúde, também de disponibilizar sistema de informações de acesso a todos os serviços para o registro dos usuários em qualquer unidade de saúde do município, através da implantação do sistema de prontuário eletrônico, utilizado pela Secretaria da Saúde e UPA e a Unidade Virtual Covid implantada nas Unidades de Saúde, UPA e HCC, onde todos os usuários que se enquadram em síndrome gripal são acompanhados pela Central de Monitoramento, que possui uma equipe formada e capacitada para realizar o monitoramento diário destes usuários, com as recomendações adequadas
Este relato de experiência tem por objetivo demonstrar a importância da articulação e da união da rede de saúde municipal para o enfrentamento ao COVID-19. Tem por finalidade o compartilhamento da vivência ocorrida no município até o momento, onde o usuário é acompanhado desde o primeiro registro no serviço de saúde, ou ainda, o que ocorre muitas vezes, o usuário é orientado a ir até o serviço de saúde devido a contato com caso positivo, informação prestada pelos usuários que são atendidos no serviço.
Trata-se da descrição da experiência vivenciada no município de Carazinho, que se inicia pela articulação, o comprometimento e a união da rede de saúde. Foi realizado em março o contrato de profissionais formando as equipes de referência para triagem de usuários (médico, enfermeiro e técnico de enfermagem) para UPA e para o Hospital de Caridade de Carazinho, 12 horas diárias com estruturas anexas as Instituições bem como a contratação de profissionais para reforço nas Unidades de Saúde. Também a disponibilização do sistema de informações pela Secretaria da Saúde para uso comum nos serviços, registrando todos os usuários que buscam as unidades, desde o primeiro acesso até a hospitalização se necessário, alta hospitalar e aconselhamento domiciliar, com acompanhamento direto da equipe de monitoramento no município. Para a rede privada foi disponibilizado link para inserção dos pacientes com síndrome gripal sendo acompanhado também pela equipe de monitoramento.
As reuniões constantes, a definição das ações e a implementação destas fortaleceu a rede de atendimento. Com as equipes de triagem tanto na UPA quanto no HCC atuando como referência inicial, as equipes das unidades de saúde se fortaleceram para o atendimento e atenção a esta demanda com o uso do mesmo sistema de informações sobre o usuário, sendo essencial para o acompanhamento adequado dos usuários suspeitos ou confirmados de COVID-19. A equipe de monitoramento realiza o contato com o usuário e seus contactantes domiciliares ou no âmbito do trabalho a partir da primeira procura do usuário na rede de saúde, realizando as orientações de como proceder, quais são os cuidados a serem tomados, o isolamento necessário e o agendamento de exame de PCR ou teste rápido de acordo com a situação clínica de cada usuário. Foi constatado pela equipe de monitoramento que já acompanhou 1935 usuários em média 14 dias cada um deles, o importante suporte dado pela equipe para o usuário, sua família e seus colegas de trabalho, tendo as orientações adequadas e se sentindo seguro ao buscar o serviço de saúde, tendo menor probabilidade de transmissão do vírus seguindo as orientações adequadas.
Percebe-se que o enfrentamento ao COVID-19 necessita da articulação dos gestores para que as equipes possam trabalhar unidas, coesas, buscando o mesmo objetivo que é preservar ao máximo o usuário para evitar a transmissão do vírus e manutenção de sua saúde. Nos casos positivos para Covid-19 que os usuários possam realizar o tratamento adequado, que o usuário tenha a ciência do cuidado necessário e sem dúvidas tenha a referência do serviço de saúde para buscar auxilio, que em qualquer serviço da rede de saúde no município os encaminhamentos do usuário possam ser de conhecimento de todos com vistas a ofertar o melhor tratamento a todos os usuários do SUS.
Enfrentamento COVID-19 Articulação União Rede de Saúde Monitoramento Usuários