O projeto Círculo de Construção de Paz é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Monte Verde-MT e tem como objetivo minimizar os impactos da COVID-19 na saúde mental dos profissionais da saúde que atuam dentro da Unidade Mista de Saúde e na linha de frente da pandemia. Diante da pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde tem buscado, junto com o NASF (Núcleo Ampliado de Apoio a Saúde da Família) maneiras para minimizar e reduzir os impactos na saúde mental dos profissionais que atuam na linha de frente. O projeto Círculo de Construção de Paz é um meio de aproximar os profissionais de saúde, de demonstrar suas vulnerabilidades para que possam se apoiar, de serem solidários às necessidades de fala do outro, além da oferta de atendimento psicológico, ajudando-os a enfrentarem as diferentes complicações emocionais pelas quais estão passando. O contexto de atuação dos profissionais de saúde é permeado por experiências de perdas, estresse, ansiedade e medo que podem ou não trazer importantes impactos a vida psicológica desses profissionais. Logo, torna-se imprescindível cuidar da saúde mental desses sujeitos a fim de prevenir ou diminuir sofrimento psíquico e o aparecimento de manifestações psicopatológicas. . Diante da pandemia do COVID-19 e da sua gravidade, torna-se imprescindível cuidar da saúde mental desses sujeitos a fim de prevenir ou diminuir sofrimento psíquico e o aparecimento de manifestações psicopatológicas.
OBJETIVO GERAL • Minimizar os impactos da COVID-19 na saúde mental dos profissionais da saúde que atuam dentro dos hospitais públicos (SUS) e na linha de frente da pandemia. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Ampliar o acesso à atenção psicossocial aos profissionais de saúde • Garantir a aproximação dos profissionais de saúde, de demonstrar suas vulnerabilidades para que possam se apoiar de serem solidários às necessidades de fala do outro • Qualificar o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção psicossocial aos profissionais de saúde • Viabilizar estratégias de cuidado integrativo e acessível ao coletivo de profissionais • Oferecer atendimento psicológico para trabalhadores que estejam em sofrimento psicológico.
Delineamento de Pesquisa O projeto foi realizado através de 07 encontros com número máximo de 10 participantes por encontro utilizando o círculo de construção de paz como metodologia utilizada pela Justiça Restaurativa, através de dinâmica onde os envolvidos debateram seus sentimentos, expos seus argumentos e buscou, dessa forma, amenizar as ansiedades, medos e estresse envolvendo os profissionais de saúde. Os encontros foram coordenados pelas facilitadoras Psicóloga e Assistente Social do Núcleo Ampliado de Apoio a Saúde da Família. Participantes Participaram do projeto aproximadamente 70 profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia COVID-19, lotados em 01 Unidade Mista de Saúde, 03 Unidades Básicas de Saúde, 01 Centro de Reabilitação Descentralizada e Gestores da Secretaria Municipal de Saúde.
• Promoção de saúde mental • Prevenção e cuidado dos transtornos mentais, • Diminuição da prevalência de afastamento laboral • Promoção da qualidade de vida dos profissionais de saúde
Os efeitos adversos à saúde mental dos profissionais que atuam no enfrentamento de pandemias foram bem documentados por conta do surto de SARS-CoV nos anos de 2002 e 2003 e por estudos recentes relacionados à pandemia da Covid-19, publicados neste ano. Problemas relacionados à ansiedade, depressão, reações pós-traumáticas ou mesmo sintomas de exaustão emocional (como caracterizado na síndrome de Burnout) se apresentam de forma frequente nestes profissionais, agravados também pelo distanciamento ou afastamento de seu grupo de apoio. Mesmo fora do contexto da pandemia, profissionais de saúde já apresentam uma prevalência aumentada destes transtornos, muitas vezes subdiagnosticados e subtratados, com alta prevalência de afastamento laboral, prejuízo na qualidade de vida e aumento do risco de suicídio. Assim, os Círculos de Construção de Paz ajudam os profissionais a lidar com as ansiedades, os conflitos e os dilemas relacionados a esse momento difícil. Em geral, conclui-se que as intervenções são muito efetivas, com alívio importante dos sintomas. Dessa forma é possível estar mais próximos aos profissionais de saúde através da promoção, cuidado e prevenção de transtorno mental.
COVID-19, PANDEMIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, CÍRCULO DE CONSTRUÇÃO DE PAZ, SAÚDE MENTAL, QUALIDADE DE VIDA.