No contexto atual, de isolamento social decorrente da epidemia de COVID-19 e a necessidade da continuidade na prestação da assistência nutricional pelos profissionais, fez com que as repartições pensassem em um novo modo de atendimento, o teleatendimento e afins. Proporcionando aos profissionais a assistência por meio não presencial. Evitando o deslocamento das pessoas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), locais considerados mais expostos à contaminação do novo coronavírus. Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) que está afetando todos os aspectos de nossas vidas, a equipe de Nutrição (preceptora e residentes) do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da UESPI (PRMSFC/UESPI), pensando em garantir a assistência nutricional e a continuidade do cuidado da população adscrita das UBS do Cristo Rei e do Monte Castelo na cidade de Teresina-PI, que fazem parte do território da residência, disponibilizando, assim, o teleatendimento de nutrição.
Implantar o teleatendimento com orientações nutricionais para profissionais de saúde e seus familiares, participantes de grupos de atividade física e do grupo de idosos das UBS do Cristo Rei e do Monte Castelo na cidade de Teresina-PI, os usuários e familiares que testaram positivo para COVID-19 e pacientes encaminhados pela equipe multiprofissional, com necessidade de orientações devido a patologias específicas.
O teleatendimento nutricional foi divulgado através de um folder digital com número para agendamento, nos grupos de WhatsApp das UBS e dos grupos de atividade física e do grupo de idosos dos dois territórios. Ao entrar em contato o paciente recebe uma resposta automática no WhatsApp e o link para preenchimento de um formulário. Após preencher o formulário inicial o paciente irá aguardar o contato de uma das residentes, que irá agendar o atendimento de no melhor horário do paciente. O serviço será prestado como orienta o Conselho Federal de Nutrição (CFN), observando a necessidade de retorno. Os atendimentos são realizados via chamada no WhatsApp ou apenas por contato sonoro, respeitando a disponibilidade de conexão com a internet do paciente. Após análise do formulário que o paciente respondeu as nutricionistas avaliam as respostas e objetivos da consulta. E então é feita uma anamnese alimentar, a avalição de Índice de Massa Corporal (IMC) com peso e altura auto referenciados, avaliação de exames laboratoriais (quando necessário) e é dado um diagnóstico nutricional. Ao fim do teleatendimento são esclarecidas dúvidas e dado orientações nutricionais.
Os teleatendimentos nutricionais foram realizados por meio de ligação e vídeo chamada pelo WhatsApp. Até o momento foram atendidas pacientes com risco nutricional, positivo para COVID-19, com obesidade, e patologias como hipertensão, diabetes, constipação, esteatose hepática, diverticulite e gastrite. Até o momento foram atendidas 46 pessoas, 10 agendados e 15 aguardando o agendamento. Em relação ao estado nutricional dos idosos atendidos da UBS, foi possível observar que a maioria deles encontra-se acima do peso enquadrando-se no estado nutricional de obesidade. Do total foram atendidos 15 idosos. Dos adultos que procuraram o serviço de nutrição, o estado nutricional prevalente entre os atendidos é o de obesidade. No total foram atendidos 31 adultos. O atendimento compreende a avaliação nutricional e as orientações nutricionais. Para tal foi utilizado a anamnese alimentar e a prescrição de uma dieta baseada na realidade socioeconômica do usuário, como também as preferências e hábitos alimentares.
Portanto, mostra-se fundamental a inserção do teleatendimento de nutrição nesse momento de isolamento social, com vistas à promoção da saúde em todas as fases da vida. Levando atendimento e informações nutricionais ao paciente seguros em seus lares, evitando, assim, a necessidade de deslocamento às Unidades Básicas de Saúde, locais considerados mais expostos à contaminação do novo coronavírus e um risco principalmente aos considerados grupos de risco.
COVID-19, TELEATENDIMENTO DE NUTRICÃO, UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE.