Diante do cenário pandêmico do novo coronavírus e da declaração de transmissão comunitária no Estado de Minas Gerais, o município de Catas Altas decretou no dia 17/03/2020, situação de Emergência em Saúde Pública, estabelecendo grandes transformações na rotina diária do município. A partir desta data, a Secretaria de Saúde se tornou referência para a gestão pública municipal, as tomadas de decisões passaram a seguir um novo fluxo, com realização frequente de reuniões , publicação de deliberações e ações para aumentar a capacidade de resposta no enfrentamento ao Novo Coronavirus. Com as novas demandas apresentadas e com a redução no quadro de servidores devido aos critérios estabelecidos em Decretos e Protocolos frente a pandemia , a Secretaria de Saúde passou a enfrentar dificuldades na implementação do Plano de Contingência. Para suprir a necessidade de pessoal foram contratados 6 técnicos de enfermagem e 1 médico, foi ampliada a carga horaria de enfermeiros e bioquímico de 20 / 30 horas para 40 horas semanais, atendendo parcialmente a demanda assistencial do município. Para atender a demanda de pessoal para a Vigilância, responsável pelas ações de monitoramento, orientação, fiscalização e coordenação, num momento de queda de arrecadação pela interrupção de diversas atividades econômicas, o município estabeleceu a rede colaborativa interna, através de Decreto Municipal a Secretaria de Saúde realizou Seleção de Servidores para atuarem durante a Pandemia .
Aumentar a capacidade de resposta do município no enfrentamento da COVID-19 Elaborar vídeos e informes sobre os riscos de transmissão e sinais e sintomas da doença Realizar ações contínuas de promoção e educação em saúde junto a população Realizar monitoramento epidemiológico diário Implementar o plano municipal para emergência em saúde pública do novo coronavirus Utilizar mídias sociais como instrumentos de disseminação da informação Manter a população esclarecida e envolvida no processo de promoção e prevenção .
A experiência descreve o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Catas Altas em todo o território , especialmente na área urbana, abrangendo a população residente no município (5.376 habitantes) e os visitantes (media de 500 pessoas/dia). O período estabelecido para realização da ação é enquanto durar a pandemia, neste trabalho apresentamos dados do periodo de 17/03 a 24/07 de 2020. Os procedimentos envolveram: Publicação de Decreto, que autoriza a Secretaria de Saúde a requisitar pessoal e equipamentos Selecionar servidores (efetivos, comissionados e contratados) para compor temporariamente a equipe de combate a disseminação do Coronavirus junto a secretaria Municipal de Saúde Capacitar profissionais para atuação frente a pandemia Regulamentar a participação de servidores em ações especificas da saúde.
Folha de pagamento dentro limite constitucional, Alcance da Cobertura vacinal de Influenza, com índice acima de 100% para todos os grupos prioritários, através da vacinação no domicilio Orientação a população e visitantes sobre os Decretos Municipais de Uso de Máscaras, distanciamento Social e demais medidas de contenção a disseminação do vírus. Detecção precoce de pessoas com sintomas respiratórios ,através da coleta de dados e aferição de temperatura na Barreira Sanitária Monitoramento diário de 100% dos casos suspeitos e positivos, bem como seus contatos, durante o período de quarentena Ampliação das ações de vigilância em saúde através da sala de situação, emitindo Boletins diários e alimentando o banco de dados nacional e estadual Inspeção em 100% dos estabelecimentos em funcionamento para orientações sanitárias e fiscalização Continuidade das ações da APS no Programa Saúde na Escola, de forma virtual e domiciliar, com entrega de kit de higiene bucal e informações por meio das mídias sociais Criação de pagina na internet específica para informações da COVID-19 Testagem de todos os pacientes sintomáticos e dos contatos de casos positivos Testagem de 100% dos profissionais de saúde.
Com o incremento de pessoal na Secretaria de Saúde foi possível realizar todas as ações propostas no Plano de Emergência em Saúde Pública no enfrentamento a infecção humana pelo SARS-CoV-2. Foram selecionados 4 profissionais da educação, 4 da Secretaria de Obras, além do envolvimento da assessoria de comunicação. Foram implantadas 2 importantes frentes de trabalho, (1)assistência aos pacientes com sintomas gripais e (2)medidas sanitárias de prevenção a disseminação do vírus no município. A atuação dos profissionais de outras secretarias em conjunto com profissional da saúde possibilitou a implantação de barreia sanitária diária e conscientização de todos os visitantes e população que entraram na cidade. Outra frente de trabalho destes novos colaboradores foi o acompanhamento do retorno das atividades comerciais. Após o período de restrição total, as atividades foram retomadas progressivamente, com medidas sanitárias rigorosas, sendo realizada a capacitação de comerciantes, orientação e posteriormente fiscalização (incluindo sábado, domingo e feriado). O Controle e monitoramento tempestivo dos casos suspeitos e confirmados da COVID-19, no período de 17/03 a 24/07 de 2020 , garantiu acompanhamento oportuno dos pacientes.
COVID-19, Rede colaborativa, Cornavirus, Vigilância, Recursos Humanos.