O cenário atual da pandemia e seus desdobramentos evidenciam a necessidade de serviços de saúde mental eficazes para atender a demanda emocional dos indivíduos que enfrentam o confinamento, de forma a fornecer acolhimento e segurança, fundamentais para a promoção de saúde mental. Estudos recentes apontam para o fato de que o confinamento imposto pelas autoridades e a ameaça de adoecer aumentam os níveis de estresse e depressão na população, especialmente nos grupos de risco, o que torna necessário desenvolver programas que amparem estes indivíduos. Considerando que há um volume crescente de indivíduos no município de Mairiporã com sintomas que levaram à notificação da suspeita de COVID-19, e que estes já se encontram em isolamento domiciliar, o projeto ALCANCE propõe-se a monitorar os pacientes sob o aspecto emocional e oferecer atendimento psicológico, além de informações para manutenção da saúde mental, por meio da virtualidade.
Aplicação de questionário virtual para avaliação do estado emocional do paciente Prioridade no atendimento dos que apresentarem sintomas agravados Criação de listas de transmissão virtuais para enviar informações relevantes sobre saúde mental Oferecer atendimento no formato virtual, como for possível a cada caso, via app apropriado ou telefone. Monitorar a evolução do quadro emocional de cada paciente Identificar outras possíveis demandas psicossociais e repassar para a rede de atendimento do município.
Inicialmente, os pacientes receberão um questionário para responder e devolver via whatsapp, composto por perguntas simples relacionadas a sintomas emocionais característicos da ansiedade e depressão, além de perguntas sobre a existência de doenças crônicas. O questionário está disponível via link em uma plataforma do google, que facilita o acesso e manuseio, bem como a tabulação dos resultados, posteriormente. Após responderem o questionário e devolverem via whatsapp, os dados serão tabulados e analisados. Os pacientes com maior índice de ansiedade serão agrupados e atendidos com prioridade – em videochamada, ou ligação telefônica, ou mensagem de texto, conforme as possibilidades do paciente. Os pacientes também recebem informações sobre saúde mental e sintomas típicos, além de outros conteúdos relevantes, por meio de lista de transmissão de whatsapp: como dicas para organização pessoal diferenciação entre sintomas de COVID-19 e os sintomas de ansiedade (como falta de ar e dores no corpo) técnicas para redução da ansiedade mensagens motivacionais orientações sobre como filtrar o excesso de informações sobre a pandemia, entre outros conteúdos.
Os pacientes alcançados pela proposta, e que aceitam recebem os atendimentos, demonstram que sentem-se acolhidos e encontram alívio do sofrimento emocional. O confinamento, como mencionado, agrava sintomas emocionais e sentimentos negativos, e o atendimento por meio virtual vem com a proposta de atenuar o distanciamento e humanizar a situação vivida. Com isso, além da evolução do quadro psicológico, vemos que se fortalece também o vínculo entre os pacientes e os serviços de saúde. No decorrer dos atendimentos, alguns pacientes que estão internados apresentam quadros ansiosos agravados, e os atendimentos que alcançam inclusive os internados no Hospital de Campanha mostram-se extremamente úteis no sentido de atenuar o sofrimento da experiência vivida. Foi identificado também que a continuidade do atendimento após o período de isolamento é importante nos casos em que o indivíduo experimenta a internação como trauma, e desenvolve quadro de EPT - nestes casos realizamos o encaminhamento para o serviço de psiquiatria também. Além disso, os isolados em domicílio muitas vezes revelam quadros emocionais relevantes, além de questões psicossociais que acabam sendo identificadas e repassadas para a rede. Nestes casos, já foi possível encaminhar para continuidade em psicoterapia presencial, além de encaminhamentos para nutrição, psiquiatria e clínico geral, na rede.
O cenário atual da pandemia e seus desdobramentos evidenciam a necessidade de serviços de saúde mental eficazes para atender a demanda emocional dos indivíduos que enfrentam o confinamento, de forma a fornecer acolhimento e segurança, fundamentais para a promoção de saúde mental. O Projeto Alcance nasceu da observação desta demanda, inclusive pelos relatos de profissionais de saúde de países que enfrentaram a pandemia antes do Brasil, e descreveram tais desdobramentos referentes a saúde mental. Muitos têm sido os esforços das equipes de saúde da cidade de Mairiporã para facilitar o acesso e a qualidade dos atendimentos neste período, e o presente projeto vem se mostrando importante no sentido de representar a oferta de um serviço em saúde mental que não depende da presença física, e assim, diminui as dificuldades e o sofrimento enfrentado pelo confinamento, pelo medo e por tantas incertezas que acompanham o atual cenário.
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