Esse projeto foi pensado após percebermos os relatos dos profissionais de saúde no combate da COVID-19 sobre a ansiedade, aflição, medo e até mesmo a exaustão psicológica. O desgaste físico, emocional e mental gerado pelo trabalho pode produzir apatia, desânimo, hipersensibilidade emotiva, raiva, irritabilidade e ansiedade, provoca ainda despersonalização e inércia, acarretando queda na produtividade, no desempenho e na satisfação do trabalhador. Nesse sentido, ao profissional que cuida do sofrimento do outro não é permitido sofrer. O estresse da categoria encontra sua causa, não raro, em uma excessiva autocobrança, por meio da responsabilização onipotente pelas dificuldades ou insucessos nos tratamentos aos pacientes, que são experimentados como fracassos do profissional. Sabendo disso e Levando em consideração que esses profissionais são partes importante não só no enfrentamento da COVID-19, mais para todo processo de saúde dentro do SUS. Tem como publico alvo: Os profissionais da saúde do Município de Mundo Novo/GO.
Promover e prevenir a Saúde Mental do Trabalhador aliada ao apoio nutricional e saúde física em tempos de enfrentamento de COVID-19.
A ferramenta utilizada foi um Grupo criado pelo Whatsapp, com todos os trabalhadores da saúde (APS, hospital, NASF...), onde diariamente são postados vídeos da psicóloga, Nutricionista e Educador físico, com dicas de Apoio, e caso seja necessário consultas individuais, Reuniões gradativas de acordo com os decretos no Ministério da Saúde frente a COVID-19, desenvolvido de forma bem dinâmica, voltado para as equipes de Saúde. Cada encontro esta sendo feito uma metodologia diferente, palestras sócio educativas e informativas, atividades Lúdicas, com equipes multiprofissionais (psicólogos, nutricionista e educador físico), rodas de conversa, vídeos motivacionais, informativos e músicas, técnica de relaxamento, troca de experiências e vivencias grupais, brincadeiras, visitas domiciliares e encaminhamentos quando necessário.
O projeto esta em desenvolvimento, mais já nota-se um resultado positivo. Há relatos de profissionais que se sentem mais seguros, que consegue expor os sentimentos de medos, angustia e exaustão psicológica que já estão em tratamento individuais.
Esperamos no final desse projeto que possamos diminuir os danos e prejuízos psicológicos evitando assim o excesso de cuidados paliativos. Sendo assim espera-se também que possamos como profissionais de saúde amenizar o sofrimento psíquico dos profissionais que estão à frente dos serviços de saúde do município. A prevenção e promoção de saúde mental e física sempre foi a melhor opção de cuidados para com o sujeito. Através da prevenção e promoção de saúde se entende que os cuidados paliativos são amenizados e menos quantitativo. É o que esperamos no final desse projeto. Que nossos profissionais de saúde estejam saudáveis psicologicamente e fisicamente para que possam também cuidar dos outros!
saúde, mental, nutricional, exercício físico, COVID-19