O município de Tabuleiro do Norte está situado a leste do Estado do Ceará, na divisa com o Rio Grande do Norte, mais especificamente na Mesorregião do Jaguaribe, na Microrregião do Baixo Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe, a 211 km da capital cearense, Com uma população de 30.378 habitantes (IBGE, 2016) e uma área de 861,838km. O município de Tabuleiro do Norte adotou um modelo de saúde priorizando a prevenção e voltado para a Vigilância a Saúde. O propósito é consolidar a Estratégia de Saúde da Família(ESF) como forma de organização da Atenção Primária, e consequentemente, de todo o sistema de saúde, não restrigindo este nível de atenção à oferta de elenco de procedimentos, mas a um conjunto de ações que contemple a integralidade da atenção, resultando na qualidade de vida e propiciando melhora nas condições de saúde da comunidade. O quadro de saúde do município é composto por 11 unidades de Atenção Primária, 1 Centro de Fisioterapia, 1 NASF, 1 CAPS, 1 Equipe do Melhor em Casa, 1 Ambulatório de Atendimentos de Síndromes Gripais e 1 Hospital (Hospital e Maternidade Celestina Colares), que dispõe de 63 leitos hospitalares, onde 11 são de retaguarda (caso de epidemia) e 1 leito de isolamento. A situação epidemiológica relacionado à COVID-19 até o momento registra 1843 notificações, com 626 casos confirmados e 14 óbitos. Tal cenário aponta para a necessidade de desenvolvimento de ações estratégicas, visando a detecção precoce dos casos, bem como de medidas de prevenção.
Descrever as ações de prevenção, identificação precoce e controle da doença de modo oportuno e eficaz no município de Tabuleiro do Norte-CE.
4.1 Tipo de estudo Estudo do tipo descritivo, com análise de dados quantitativa. 4.2 Local e período Realizado em comunidades rurais do município de Tabuleiro do Norte, durante o período de maio a agosto de 2020. 4.3 Etapas O estudo tem seguido as seguintes etapas: - Avaliação do boletim epidemiológico semanal para identificação da área de significativa ocorrência de novos casos de COVID-19. - Preparação da equipe que irá atuar na estação itinerante de realização dos testes rápidos - Separação dos materiais necessários - Avisos à população por meio dos agentes comunitários de saúde - Realização dos testes com os devidos encaminhamentos, conforme resultado do exame. 4.4 Instrumento de coleta de dados Em todas as ações são preenchidas as fichas de notificações de casos suspeitos de COVID-19, a qual contem informações de identificação pessoal, informações sobre a sintomatologia, comorbidades e resultado do teste rápido. 4.5 Compilação e análise de dados As informações das fichas de notificações preenchidas são inseridas nos sistemas Painel IF, e-sus VE e integraSUS, para registros dos resultados e elaboração de gráficos com o resumo da situação epidemiológica. 4.6 Aspectos éticos Em todas as ações do município são respeitados os aspectos éticos, conforme preconiza as resoluções do Conselho Nacional de Saúde.
Durante as ações itinerantes de testagem rápida para COVID-19, os usuários ao chegar recebem uma ficha de atendimento e são conduzidos a sentarem em locais previamente definidos até o momento do seu atendimento. Durante o período de espera, um profissional do NASF realiza a exposição de um banner educativo contendo informações sobre medidas de prevenção, sintomas e controle da doença. No primeiro atendimento, profissionais fazem aferição dos sinais vitais e preenchem a ficha de notificação, bem como do termo de isolamento, que só possui efeito em caso de IGM positivo. Em seguida, o usuário é conduzido ao local da coleta do sangue, onde a mesma é realizada por profissionais devidamente treinados. Os testes rápidos emitem seus resultados em torno de 15 a 20 minutos. Após esse tempo, o usuário é informado sobre o seu estado de saúde, bem como receberá orientações sobre a necessidade de isolamento. Em caso de IGM positivo para COVID-19, o paciente recebe um encaminhamento para o Ambulatório COVID-19, onde passará por avaliação médica para verificação da necessidade de realização de exames adicionais, bem como de prescrições medicamentosas. Ao final ação, o relatório dos casos positivos são direcionados à ESF do território de abrangência, a fim de que a mesma realize o acompanhamento dos casos positivos. Até o presente momento, foram realizadas ações itinerantes em seis áreas rurais, totalizando um quantitativo de 700 testes rápidos, sendo identificados 46 casos positivos.
Em face dos resultados obtidos, conclui-se que a ação desenvolvida em áreas rurais possui um significado bastante relevante, uma vez que, em decorrência da distância do centro da cidade, bem como da vulnerabilidade social, muitas pessoas não procuram os serviços de saúde. Com a identificação precoce dos casos, possibilita-se a intervenção em tempo hábil, evitando assim o agravamento da doença, bem como, através da orientação do isolamento, há a quebra da cadeia de disseminação viral, reduzindo assim a ocorrência de novos casos. Durante as ações, pode-se perceber a satisfação da população em receber os cuidados de saúde mais próximos de suas residências. A prefeitura de Tabuleiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando ações em diversos âmbitos, visando um maior controle da doença e possibilitando um melhor prognóstico aos casos confirmados.
COVID-19, Atenção Primária à Saúde, Promoção da Saúde