EM MARÇO DE 2020, PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE COVID-19 COMEÇARAM A SER IDENTIFICADAS EM CAXIAS DO SUL, SEGUNDA MAIOR CIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, COM 511 MIL HABITANTES . DURANTE O MÊS DE ABRIL A TRANSMISSÃO DO NOVO CORONAVÍRUS TORNOU-SE COMUNITÁRIA NA CIDADE. DIANTE DA PANDEMIA, OS SERVIÇOS DE SAÚDE PRECISARAM SE ADEQUAR PARA ATENDER ESTA NOVA DEMANDA, CONFORME AS DIRETRIZES CIENTÍFICAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (MS) E OMS. MEDIDAS DE COMBATE À COVID-19 FORAM IMPLEMENTADAS, COMO O ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL, ORIENTAÇÕES DE HIGIENE E UTILIZAÇÃO OBRIGATÓRIA DE MÁSCARAS PARA A POPULAÇÃO, ALÉM DA COMPRA DE INSUMOS E AMPLIAÇÃO DE LEITOS DE UTI. O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ELABOROU UM PLANO DE CONTINGÊNCIA CONFORME A INCIDÊNCIA DA DOENÇA, OCUPAÇÃO DE LEITOS DE UTI E REGISTRO DE ÓBITOS POR REGIÃO, DETERMINANDO CORES (PRETA, VERMELHA, LARANJA E AMARELA) CONFORME A SITUAÇÃO DOS INDICADORES LOCAIS, DETERMINANDO AS AÇÕES NECESSÁRIAS CONFORME A GRAVIDADE E SITUAÇÃO DE CADA CIDADE/REGIÃO. CAXIAS DO SUL TEM 45 UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE - UBS COM ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO, 55 EQUIPES DE SAÚDE BUCAL, UM CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS - CEO E DUAS UPAS COM AOU. EM ODONTOLOGIA SÃO REALIZADOS PROCEDIMENTOS GERADORES DE AEROSSOL COM MAIOR PROBABILIDADE DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA. CONSEQUENTEMENTE, O MS ORIENTOU A SUSPENSÃO DOS ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS ELETIVOS, MANTENDO O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE URGÊNCIA (AOU). EM MÉDIA REALIZAM-SE 75 AOU POR DIA EM NOSSAS UBS.
OBJETIVO PRINCIPAL: ADEQUAR A ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA PÚBLICA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL PARA REALIZAR O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE URGÊNCIA (AOU) DE FORMA SEGURA E EFICAZ, CONFORME AS DIRETRIZES DO MS, ANVISA E OMS, E OTIMIZAR O USO DE EPI, DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: IMPLEMENTAR MEDIDAS DE ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS FÍSICOS E DOS PROCESSOS DE TRABALHO NAS UBS E NO CEO. CAPACITAR AS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL. ADQUIRIR INSUMOS E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NECESSÁRIOS PARA O AOU. REALIZAR 100% DOS AOU AOS USUÁRIOS DO SUS. ORIENTAR A POPULAÇÃO SOBRE O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO, MOTIVO PELO QUAL O MS RECOMENDOU A SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DOS ATENDIMENTOS ODONTOLÓGICOS ELETIVOS. PREVENIR O CONTÁGIO E CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DO NÚMERO DE ÓBITOS POR COVID-19.
A MAIORIA DOS AOU FORAM CONCENTRADOS NO CEO. FORAM REALIZADAS ADEQUAÇÕES NO ESPAÇO FÍSICO DO CEO, COMO A RESERVA DE CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS PARA A REALIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS A GRUPOS ESPECÍFICOS: 01 PARA ACOLHIMENTO, 01 PARA ATENDIMENTO A PACIENTES SINTOMÁTICOS, 04 PARA ATENDIMENTO A PACIENTES ASSINTOMÁTICOS E 02 PARA ATENDIMENTO A PACIENTES DO GRUPO DE RISCO (IDOSOS, GESTANTES, PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS OU COMORBIDADES ESPECÍFICAS OU COM NECESSIDADES ESPECIAIS. FORAM REMOVIDOS OBJETOS DAS SUPERFÍCIES, PISO E PORTAS FORAM IDENTIFICADOS ORDENANDO O FLUXO NO SERVIÇO COM CORES, VERMELHA PARA SINTOMÁTICOS, AZUL PARA ASSINTOMÁTICOS E AMARELA PARA PACIENTES DO GRUPO DE RISCO. ORIENTAÇÕES FORAM IMPRESSAS E COLOCADAS EM TODOS OS LOCAIS COM O FLUXO E PROCESSO DE TRABALHO. FORAM ELABORADOS PROTOCOLOS, FLUXOS DE ATENDIMENTO E REALIZADAS CAPACITAÇÕES PARA AS EQUIPE DE TRABALHO. SERVIDORES IDOSOS E DO GRUPO DE RISCO FORAM AFASTADOS DE CONTATO DIRETO AO PÚBLICO. AS EQUIPES DE SAÚDE DAS UBS REALIZARAM O FAST TRACK, ACOLHIMENTO E AGENDAMENTO IMEDIATO PARA O DIA DOS CASOS DE AOU DAS UBS NO CEO E REALIZAÇÃO DO TESTE RÁPIDO PARA SARSCOV2. NO CEO, OS PACIENTES FORAM ACOLHIDOS COM AFERIÇÃO DE TEMPERATURA, AVALIAÇÃO DE SINAIS E SINTOMAS GRIPAIS E NECESSIDADE ODONTOLÓGICA. APÓS O ACOLHIMENTO, FORAM ATENDIDOS NO CONSULTÓRIO DE ACORDO COM A SUA CONDIÇÃO CLÍNICA. APÓS O AOU, ENTREGA DA MEDICAÇÃO, OS PACIENTES FORAM ORIENTADOS A RETORNAR EM SUA UBS DE REFERÊNCIA APÓS CONTROLE DA PANDEMIA.
A DIFICULDADE NA COMPRA DE EPI E NECESSIDADES TÉCNICAS ESPECÍFICAS COMO SUCÇÃO DE ALTA POTÊNCIA E APARELHO DE RAIOS X (AUSENTES NOS CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS DAS UBS E PRESENTES NO CEO E NAS UPA), MOTIVOU A CONCENTRAÇÃO DOS AOU NO CEO. FORAM MANTIDOS OS AOU EM 5 UBS LOCALIZADAS NO INTERIOR DA CIDADE, DEVIDO À DISTÂNCIA, DIFICULDADE DE TRANSPORTE E LOCOMOÇÃO DOS PACIENTES ATÉ O CEO, LOCALIZADO NO CENTRO DA CIDADE. O AOU REALIZADO NAS UPA SEGUIU NORMALMENTE. AS ADEQUAÇÕES OCORRERAM NO ESPAÇO FÍSICO E NOS PROCESSOS DE TRABALHO DE TODOS OS SERVIÇOS DE SAÚDE. OS ESPAÇOS FÍSICOS FORAM ORGANIZADOS A FIM DE EVITAR AGLOMERAÇÕES E ORGANIZAR O FLUXO DE PACIENTES QUANTO A PRESENÇA (SINTOMÁTICOS) OU AUSÊNCIA (ASSINTOMÁTICOS) DE SINTOMAS GRIPAIS E ENQUADRAMENTO NO GRUPO DE RISCO PARA COVID-19. OS RESULTADOS FORAM EXTREMAMENTE POSITIVOS, OBTENDO A REALIZAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 75 AOU POR DIA NO CEO. OS AOU FORAM REALIZADOS PELAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL DAS UBS E ESPECIALISTAS DO CEO, NO ESPAÇO FÍSICO DO CEO. FOI ORGANIZADO RODÍZIO DAS EQUIPES DE TRABALHO A CADA 15 DIAS. O AOU FOI PLANEJADO RESPEITANDO OS CRITÉRIOS TÉCNICOS E DE BIOSSEGURANÇA, DE FORMA SEGURA, RESOLUTIVA E EFICAZ, OTIMIZANDO O USO DE EPI E COM A SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS, ATENDENDO 100% DA DEMANDA AGENDADA PARA O DIA. ATÉ O MOMENTO NÃO OBTIVEMOS NENHUM CASO CONFIRMADO DE COVID-19 ENTRE OS PROFISSIONAIS EM ATENDIMENTO NO CEO.
A PANDEMIA DE COVID-19 ESTÁ SENDO UM DESAFIO PARA A CIÊNCIA, GOVERNOS, SISTEMAS DE SAÚDE, PROFISSIONAIS DE SAÚDE E POPULAÇÃO A MUDAR HÁBITOS, PROCESSOS DE TRABALHO E ESTABELECER MEDIDAS PREVENTIVAS DURAS DE FORMA A REDUZIR O NÚMERO DE CONTÁGIO E DE ÓBITOS DECORRENTES DE COVID-19. A REALIZAÇÃO DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO REQUER CUIDADOS CRITERIOSOS DE BIOSSEGURANÇA POR SER FORMADOR DE AEROSSOL E EXTREMAMENTE CONTAMINANTE, POIS VÁRIOS ESTUDOS EVIDENCIAM A POSSIBILIDADE DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO. COM O PROPÓSITO DE REALIZAR O AOU, REDUZINDO O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA, PROMOVENDO A SEGURANÇA PARA PROFISSIONAIS E PACIENTES, OTIMIZANDO O USO DE EPI, RESPEITANDO AS ORIENTAÇÕES E NORMATIVAS DE BIOSSEGURANÇA PRECONIZADAS PELA ANVISA, MS E OMS, FORAM IMPLEMENTADAS DIVERSAS ADEQUAÇÕES NA REDE DE SAÚDE BUCAL MUNICIPAL. SOMENTE COM ESTAS MEDIDAS ESTÁ SENDO POSSÍVEL ATENDER 100% DA DEMANDA POR AOU E EVITAR A TRANSMISSÃO CRUZADA DA COVID-19 DURANTE OS AOU REALIZADOS NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE BUCAL DE CAXIAS DO SUL.
ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE URGÊNCIA, REDE PÚBLICA DE SAÚDE BUCAL, SAÚDE BUCAL NO SUS, COVID-19, ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA, PANDEMIA DE COVID-19.