O município de Tanquinho é situado na macrorregião de Centro-Leste, microrregião de Feira de Santana, cuja população é de 7.918 pessoas. Sua Rede de Atenção à Saúde é composta de três Unidades de Saúde da Família, um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e um Hospital Municipal de pequeno porte. Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto do novo coronavírus uma pandemia global, que vem desafiando severamente a sociedade e os sistema de saúde. Desde então, os órgãos sanitários e de saúde vêm buscando maneiras de conter de forma eficiente a disseminação do SARS-CoV-2. De imediato, foi disseminado a necessidade de isolamento social e na higienização de modo geral, como formas de prevenção contra o vírus. Nas Unidades de Saúde houve uma redução no atendimento presencial ao mínimo necessário e separação dos fluxos de atenção dos sintomáticos respiratórios e dos pacientes com outras necessidades. Diante deste cenário, a equipe de saúde de município de Tanquinho entendeu a necessidade de implantação de um Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 9, em caráter excepcional e temporário, como o objetivo principal de atender os casos de síndrome gripal (SG), causada ou não pela Covid-19, tornando a principal referência de saúde para o enfrentamento da Covid-19 em âmbito municipal, prestando auxílio ao Sistema Único de Saúde e desafogar a demanda pelas unidades de saúde da Atenção Primária.
Quais os impactos na Rede de Atenção à Saúde com a implantação do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19?
A solicitação do credenciamento do Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 foi realizada pela plataforma e-Gestor AB, sendo implantado no município no dia 03 de julho, independente do recebimento do incentivo financeiro de custeio federal. Inicialmente, selecionou-se um local adequado conforme a Nota Técnica nº 18 que contém diretrizes relacionadas à Portaria nº 1.445, de 29 de maio de 2020, que instituiu os Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde. O espaço físico do centro foi constituído de consultório médico, sala de acolhimento, sala de isolamento e sala de coleta, conforme a tipologia estabelecida pela Portaria. Em relação a equipe de saúde, foi formada por um médico (40h), um enfermeiro (40h) e dois auxiliares de enfermagem (40h), conforme a Portaria. Entretanto, sentiu-se a necessidade de inclusão de um auxiliar de higienização e de uma Enfermeira para gerenciar o Centro. Além disso, houve a necessidade de realizou de ações pelo NASF-AB, composta por Assistente social, nutricionista e psicólogo.
Pode-se observar que após a implantação do centro de COVID, houve um aumento ou manutenção dos atendimentos nas USF, mesmo com um grande número de atendimentos de casos de síndrome gripal no Centro de COVID. No mês de abril, maio e junho, as Unidades de Saúde Família realizaram 548, 498 e 668 atendimentos respectivamente. No mês de julho, o Centro realizou 615 atendimentos, enquanto as Unidades de Saúde realizaram 776 atendimentos. Este fato demonstra que houve uma melhoria no fluxo de cuidado na Rede de Atenção à Saúde. Possibilitando uma redução de circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde, além de permitir que os demais serviços da APS voltem à rotina habitual. Em relação aos testes diagnósticos, foram centralizados para a realização no Centro de COVID, sendo realizados 87% dos testes (n= 417), exceto dos profissionais de saúde que são realizados nos respectivos locais de trabalho. Desta forma, houve um ampliação da testagem ao identificar casos leves e assintomáticos, possibilitando o isolamento destes e seus contatos, reduzindo o contágio e o número de mortes. . Outro aspecto de extrema relevância foi a necessidade de estabelecer um Protocolo Municipal de Tratamento Farmacológico Ambulatorial para pacientes adultos com quadro suspeito ou confirmado de COVID-19 com o objetivo de ampliar o acesso dos pacientes a tratamento medicamentoso no âmbito do SUS.
A implantação Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 foi fundamental garantir a continuidade do cuidado às pessoas que são acompanhadas equipes e serviços da APS, potencializando as ofertas dos serviços e reorganização a rede local dos municípios. Além disso, permitiu uma busca ativa de casos suspeitos com sintomatologia leve e assintomático, otimizando a realização dos testes diagnósticos, frente a escassez dos mesmos no sistema de saúde. Por fim, tornou notório a importância do comprometimento dos profissionais de toda rede de atenção à saúde e do trabalho em equipe pelo aspecto de integralidade nos cuidados de saúde, buscando uma apreensão ampliada das necessidades de saúde da população atendida.
Covid-19, Centro de Atendimento para Enfrentamento, Tanquinho.