As ações de controle e manejo da Covid-19 em Rio Negrinho/SC, desde o início do trabalho da Comissão de Técnica e Ética Médica (Comissão de Controle do Coronavírus) , oficializada em 16/03/2020,tem mantido as orientações técnicas e decisões levando em consideração as demandas e sugestões de setores do comércio, indústria e sociedade, além de críticas e sugestões da sociedade geral, em busca de soluções técnicas que não sejam imposições unilaterais e verticais. Devido ao fato da pandemia ser de início recente, com sua base de dados científica ainda em formação, a equipe da Comissão leva em consideração, notas técnicas, protocolos, decretos e orientações emitidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de Santa Catarina. As estratégias estão sendo desenvolvidas com foco na proteção individual e coletiva de trabalhadores em saúde, assim como na intensificação contínua de educação em saúde. A avaliação da curva epidemiológica é realizada com um instrumento que permite, de forma simplificada e automatizada, a análise de cenários e a projeção de tendência da doença no município ou região em um período de até 120 dias. O resultado dos trabalhos estão dentro do previsto, até o momento, mesmo que o município de Rio Negrinho situe-se no Planalto Norte, composto por diversos municípios com alto índice de transmissibilidade e casos da doença.
Conter a pandemia de Covid-19 em Rio Negrinho/SC de forma a manter o atendimento a casos crônicos e ambulatoriais de rotina e manter o número de pacientes mais graves de acordo com a capacidade de atendimento hospitalar e de referência para leitos intensivos (achatamento da curva epidemiológica).
A equipe da Comissão Municipal monitora e articula estratégias e atividades, com reuniões presenciais, webmeetings, elaboração de notas técnicas e notas de recomendação baseadas na avaliação do comportamento epidemiológico da pandemia no Município. Para essas ações as principais ferramentas utilizadas são: Instrumento baseado no Excel,utilizando conceitos presentes no Pandemic Severity Assessment Framework–PSAF. Através da tendência evolutiva, gera alerta de subnotificação,evolução da taxa de crescimento diária de casos e óbitos,demanda por leitos e projeção de óbitos Smart tracking, ferramenta de monitoramento e rastreamento de contactantes,através do uso de QR code de forma voluntária por empresas e cidadãos,com preservação de dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)Ferramentas de comunicação à distância, com telefone específico para dúvidas, sugestões e denúncias relativas à pandemia, aplicativo de mensagem(WhatsApp)para agendamento de consultas nas Unidades de Saúde e uso ativo das redes sociais Educação em Saúde com reuniões setoriais, intersetoriais e com equipe para troca de informações e esclarecimentos sobre as medidas adotadas. Houve a reestruturação da rede primária de atendimento através da implantação do Centro de Triagem de Combate ao Coronavírus e segue com a ampliação de aquisição de equipamentos e insumos para todas as áreas de atendimento. Todas as ações estão em comum acordo com planos de contingência apresentados por setor.
Diversas são as estratégias institucionais utilizadas. Como desenho: avaliação periódica da situação de risco epidemiológico composto por três dimensões para análise de gravidade e risco. As Fontes utilizadas : instrumento com conceitos presentes no Pandemic Severity Assessment Framework – PSAF mapa de risco regionalizado por bairro elaborado pela Secretaria de Saúde de Rio Negrinho avaliação de gravidade epidemiológica de acordo com o Programa de Descentralização e Regionalização das Ações de Combate à Covid-19 de Santa Catarina Sistema e-SUS Notifica CNES para análise de número de leitos destinados ao tratamento do Covid-19 Sisreg para identificação de vaga disponível para leito de tratamento intensivo. Hoje temos como resultado de casos confirmados, recuperados, descartados, graves e de óbitos, dentro do previsto, até o momento, sem sobrecarga do sistema de saúde.Nesse contexto vale ressaltar a importância da rede de apoio e suporte em saúde mental para os trabalhadores em saúde manter-se ativa.
Devido as características próprias da pandemia, os planos de contingência no Brasil foram baseados nas ações de controle da Influenza, através das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), e outras organizações internacionais, assim como em experiências de outros países. Nas ações da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negrinho/SC apresentamos um conjunto de estratégias baseado em evidências científicas, normativas oficiais e experiências em outros locais. Com a parceria de setores da sociedade civil , tendo como definições estratégias por tipo de cenário atual .
Covid-19, Coronavírus, Atenção Primária, Atenção Terciária, Contenção, Manejo, Contenção, Prevenção, Centro de Triagem, Epidemiologia, SARS-Cov-2.