As ações de enfrentamento ao Covid-19 em Ibiraiaras, iniciaram em fevereiro de 2020, com a criação do COE (Comitê de Operações Emergenciais), decretos municipais e com adequações das equipes de saúde para o melhor atendimento da população, com a criação do fluxo para atendimento de Covid-19 com equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira e técnica de enfermagem com atendimento em estrutura física separada dos demais fluxos da unidade de saúde. A experiência que será relatada foi no âmbito da saúde do trabalhador com a realização das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) para as equipes com meditação, técnicas de relaxamento, reiki e auriculoterapia, bem como o uso de plantas medicinais com propriedades terapêuticas para a saúde das vias respiratórias (Mil em Ramas e Pulmonária), oriundas do relógio biológico mantido pelos agentes comunitários em saúde e equipe de vigilância em saúde do município, outra ação realizada junto a saúde do trabalhador foi a solicitação as empresas do município um plano de contingência com foco na saúde preventiva dos trabalhadores destas empresas com número de 15 a 49 funcionários.
Estas ações têm como objetivo a prevenção ao Covid-19 na saúde do trabalhador abordando o bem-estar e a segurança do trabalhador, em tempos de pandemia o desgaste emocional vivenciado pelas equipes de saúde é considerável, logo foi propiciado momentos de relaxamento aos nossos profissionais da equipe de saúde, por enfermeira, inserindo estes profissionais dentro da visão holística e foco no controle das emoções, diminuição da ansiedade resultando no pleno bem-estar físico e emocional do trabalhador. Foram proporcionadas meditações guiadas, uso de plantas medicinais que estão no elenco do nosso relógio biológico para fortalecimento do sistema respiratório, imunitário e como calmante para estes momentos difíceis da pandemia que estamos vivendo. Também foi realizado junto as empresas do nosso município a solicitação de elaboração de plano de contingência para 07 empresas com número de 15 a 49 funcionários, com objetivo de prevenção, orientação e fiscalização da vigilância epidemiológica.
A meditação guiada é um método onde um profissional conduz a meditação com texto e música instrumental de fundo proporcionando a autopercepção, diminuição da ansiedade dos momentos vividos, promovendo relaxamento e bem-estar ao trabalhador. Neste momento de meditação o trabalhador consegue ter também com esta prática, aumento de foco e concentração. A técnica utilizada permitiu que os trabalhadores ficassem sentados em alguns momentos e outros deitados em colchonetes com distanciamento de 1,5 metro, proporcionando melhor relaxamento e entrega na dinâmica proposta. Quanto a ação junto as empresas visou-se trabalhar a prevenção de saúde do trabalhador quanto ao uso correto de EPIs (equipamentos de proteção individual), distanciamento, protocolos de higiene e sanificação do trabalhador e de seu local de trabalho, resultando em segurança e prevenção ao Covid-19 levando informações aos funcionários sobre a importância de uso de máscaras, distanciamento adequado, uso de álcool gel 70% e monitoramento diário da temperatura corporal dos trabalhadores.
Como resultado evidenciou-se que os trabalhadores se apresentaram motivados e menos ansiosos, tornando-se todos unidos e colaborativos dentro da rede de saúde com índice baixo de profissionais afastados, condizendo assim com uma ação de prevenção levando ao profissional de saúde bem-estar social e emocional. Diante das empresas visitadas obtivemos 100% de adesão dos colaboradores com engajamento satisfatório das empresas propostas, através da fiscalização
Na conclusão evidenciou-se que os trabalhadores se apresentaram motivados e menos ansiosos, tornando-se todos unidos e colaborativos dentro da rede de saúde com índice baixo de profissionais afastados, condizendo assim com uma ação de prevenção levando ao profissional de saúde bem-estar social e emocional. Diante das empresas visitadas obtivemos 100% de adesão dos colaboradores com engajamento satisfatório das empresas propostas, através da fiscalização foi verificado 100% do cumprimento das ações de prevenção ao Covid-19 com funcionários com máscaras e dentro das normas de prevenção e higiene, além do monitoramento de temperatura corporal, a fiscalização destas empresas foi realizada por enfermeira e vigilante sanitária da equipe de saúde do município de Ibiraiaras. Até o momento nenhuma empresa apresentou surto em suas unidades devido à realização deste projeto de plano de contingência a saúde do trabalhador. Este projeto também foi abordado no boletim de saúde do trabalhador do estado do Rio Grande do Sul como projeto-piloto no estado, tendo em vista que tivemos solicitações de empresas de Passo Fundo e região para posterior implementação em outras empresas.
Palavras-chaves: Covid-19 e saúde do trabalhador.