De acordo com orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ato de lavar as mãos ou o uso do álcool em gel impede o risco de transmissões cruzadas de microorganismos, entre eles, o coronavírus (Covid-19). Na população, a disseminação do novo coronavírus entre pessoas geralmente ocorre após contatos próximos, como toques ou apertos de mãos. Embora a higienização das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções, colocá-la em prática consiste em uma tarefa complexa e difícil, seja por falta de informações ou por carência de itens de higiene. O uso do álcool em gel 70% é essencial quando não há disponibilidade para a lavagem das mãos, que deve ser feita com frequência, principalmente ao tocar objetos de uso comum. Em tempos de pandemia, causada pela disseminação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), a simples atitude de lavar as mãos é uma das principais aliadas para prevenir a contaminação.
Disseminar a informação da importância da higienização de mãos e também possibilitar à população de Santana dos Garrotes-PB, o acesso sobre aos itens de higiene, principalmente a que está em situação de rua, uma vez que estão em situação de maior vulnerabilidade social.
Este trabalho caracteriza-se como um estudo descritivo, do tipo relato de experiência desenvolvido pela Vigilância em Saúde do município de Santana dos Garrotes, por meio do projeto “Higiene e Saúde para todos os Santanenses”, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e a Prefeitura de Santana dos Garrotes – PB. Com relação à exposição do projeto, foi realizado por meio de um carro de som e em uma Rádio FM local. Para a divulgação no carro de som e na rádio comunitária, optou-se como estratégia usar as informações padronizados pela ANVISA. Com relação ao acesso aos itens necessários para a higienização das mãos, realizadas as instalações de pias de desinfecção nas Estratégias de Saúde da Família, no centro da cidade e em locais próximos aos bancos. O critério de escolha desses locais foi o de lugares com maior fluxo de pessoas. Também foram instalados Dispensers para Álcool em Gel de acionamento com Pedal nos órgãos municipais com maior fluxo de pessoas. A instalação de Pias para desinfecção das mãos e dos dispensers foi realizada em maio de 2020. Já a atividade educativa por meio de carro de som e programa de rádio foi realizada durante os meses de maio e junho de 2020.
A realização das ações educativas acerca da higienização para a população santanense mostrou-se ser uma atividade inovadora, capaz de proporcionar um pouco mais o aumento da saúde. A maioria dos pessoas que interagiram no programa da rádio afirmou que não acreditava que só a higienização das mãos fosse capaz de prevenir as infecções. Constatou-se, nesse momento que essa população não sabiam que há transmissão do vírus através das mãos. Muitos desses acreditavam que a utilização de máscaras seria o suficiente. Nesse momento, houve a orientação e desmistificação das várias formas de transmissão dos vírus. Dessa forma, a experiência sinalizou a relevância da educação para a adesão a novas e adequadas posturas.
A educação em saúde é uma importante estratégia pedagógica e constitui-se como uma ferramenta fundamental na atualização das de higiene de toda a população. É uma medida essencial para o desenvolvimento de melhorias no cuidado em saúde capaz de proporcionar a todos o pensar sobre o seu dia-a-dia e adequar-se a rotinas corretas. Para enfrentar o problema da infecção do COVID-19 é imprescindível a contribuição de todos. A ação de dispensers de álcool em gel também reforçou a importância desse cuidado para o combate à proliferação de doenças, em especial a COVID-19 e incentivou que outras instituições adotassem essa iniciativa, fortalecendo assim, nossa proposta.
Higienização das mãos, Pias de desinfecção, Educação em Saúde, Dispensers de Alcool em Gel