Desde o dia 13/04/2020, os serviços de saúde na cidade de Toledo/PR foram reorganizados, a fim de seguirem o Plano de Contingência do Estado do PR para enfrentamento da pandemia por COVID-19. A partir dessa data então, as unidades de saúde do Jardim Panorama, Santa Clara IV, Cosmos e Jardim Porto Alegre passaram a ser unidades REFERÊNCIA PARA ATENDIMENTO À PESSOAS COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS. Em meados do mês de Junho, a unidade de saúde Porto Alegre foi fechada para atendimento, e houve uma reorganização destes profissionais para outras unidades de saúde. A motivação da equipe em se inscrever no projeto foram os bons resultados que tivemos em proteger a equipe e evitar contaminação dos profissionais de saúde, fazendo utilização correta dos epis. As unidades se organizaram juntamente com orientações do infectologista para padronização e utilização correta dos EPI´S quanto ao atendimento a esses pacientes suspeitas de covid19, a coleta de teste rápido e rt/pcr. Estas unidades de saúde elaboraram os fluxos internos, para organizar e padronizar esses atendimentos.
O objetivo central da organização foi evitar a exposição, tanto de servidores quanto de pacientes ao novo coronavírus, centralizar dessa maneira o atendimento aos pacientes suspeitos/confirmados. Minimizar e otimizar o uso de equipamentos de proteção individual dos profissionais que atendem esta demanda. Ser referência para a população sobre qual serviço procurar em caso de aparecimento de sinais e sintomas respiratórios.
Foram instaladas tendas na parte externa das unidades de saúde para atender estes pacientes. Uma das salas das UBS`s foi transformada em isolamento, caso seja avaliado um caso mais grave que precise de observação. Foram recebidas roupas privativas, a fim de minimizar a exposição de risco dos servidores ao coronavírus. A equipe no início do plantão, dispõe os materiais que são exclusivos para atendimento aos pacientes, após cada atendimento a equipe realiza a desinfecção com álcool 70% dos materiais e móveis utilizados. O acolhimento é realizado por meio de um instrumento de triagem, fast track, se o paciente possui sintomas respiratórios este é direcionado para dentro da tenda, e aguarda o atendimento médico. Este realiza a consulta, avalia e fornece a declaração de isolamento e o termo de consentimento livre e esclarecido no qual paciente se responsabiliza por ficar em isolamento, juntamente com os contados domiciliares referidos. É realizado uma observação no cadastro do usuário e de seus contatos, informando o período do isolamento, para que dessa forma caso o paciente descumpra o isolamento e procure outro serviço de saúde, os profissionais de outras unidades estejam cientes. Se tiver pedido de coleta de RT-PCR ou teste rápido o médico comunica o enfermeiro que fará a coleta ou o agendamento da mesma. É realizada notificação no sistema NOTIFICA COVID-19 do paciente.
No período de 13/04/2020 ate 31/07/2020 nas unidades Cosmos, Santa Clara, Panorama e Porto Alegre foram contabilizados 4321 atendimentos médicos e de acordo com o relatório de procedimentos foram realizados 1.496 coletas de RT-PCR, sendo 28% com resultado detectável e foram realizados 1.299 testes rápido para COVID-19, porém os resultados positivos não foram contabilizados para essa mostra. Com este modelo de atendimento conseguimos evitar que estes 28% da população que positivaram para COVID-19 por meio de RT/PCR, fossem para outras unidades evitando a exposição tanto dos funcionários como de outros pacientes que aguardavam atendimentos. Ao todo as unidades contam com o quadro de 51 funcionários, sendo que todos foram testados assintomáticos, por meio de teste rápido, com a finalidade de diminuir a ansiedade dos funcionários e proteger equipe da contaminação em massa, destes somente 2 funcionarias apresentaram o resultado positivo para COVID-19, sendo assintomáticas, as mesmas cumpriram a quarentena. Posteriormente entre os que apresentaram sintomas, foram testados novamente, com resultados negativos para COVID-19. Dos 29 pacientes que evoluíram para óbitos, 5 destes tiveram atendimento inicial nas nossas unidades e foram encaminhados para pronto atendimento de referência para sintomas gripais.
Neste período de atendimento para pessoas com sintomas gripais, observamos a importância da realização de fluxos internos e os ajustes conforme a necessidade do serviço, no qual foi uma base norteadora para um bom e resolutivo atendimento. É primordial ressaltar que houve quantidade suficiente de EPI´S adequados e acesso facilitado aos profissionais de saúde, propiciando que estes não atuem como veículo de transmissão e evitando o adoecimento dos mesmos. Também frisamos sobre a importância do conhecimento da utilização e a desparamentação correta dos EPI´S. Ter se tornado referencia para sintomas gripais facilitou o seguimento dos fluxos e protocolos, vistos que estes sofrem mudanças constantes. Outro ponto que colaborou para organização e repasse de informações é que estas unidades possuem na equipe um gerente, que ficou responsável pela contribuição nos ajustes destes fluxos, organização do serviço e padronização dos atendimentos.
COVID19, UNIDADES DE REFERENCIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE.