Visando a prevenção e redução do sofrimento psíquico dos trabalhadores e saúde da rede de saúde de Bento Gonçalves, bem como instrumentalizar e refletir sobre práticas de saúde mental no contexto de pandemia, surgiu o projeto ¨Café da Manhã com Saúde Mental¨, uma parceria do NUMESC BG- Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva com a coordenação de Saúde Mental do município, e mediação de psicólogas da rede de saúde. Os encontros virtuais acontecem semanalmente, de julho a setembro, nas segundas- feiras, das 8h às 9:15min e conta com a participação da rede de atenção psicossocial, espaço de escuta composto por psicólogos da rede, equipes das ESFs/UBSs/UPA e dos serviços de saúde do município.
Objetivos Geral: Proporcionar um espaço de encontro virtual e construção coletiva dos trabalhadores de saúde, bem como proporcionar escuta e reflexões sobre ações de saúde mental com as equipes e comunidades visando diminuir o sofrimento mental agravado pelo contexto da pandemia. Objetivos Específicos: 1) Pensar estratégias em saúde mental com as equipes dos serviços de saúde 2) Aproximar os profissionais da saúde de diferentes áreas e serviços da Atenção Básica e Urgência e Emergência, a fim de potencializar o trabalho de saúde mental em rede, no contexto de pandemia 3) Realizar debates sobre diferentes assuntos referentes ao contexto pandêmico, a fim de instrumentalizar e capacitar as equipes no cuidado em saúde mental 4) Proporcionar uma pausa, visando a escuta e acolhimento das equipes de saúde, pensando estratégias de intervenções e fortalecimento do vinculo com as equipes e comunidade.
Final junho ocorreu um encontro entre coordenação do NUMESC BG e coord. Saúde Mental do Município devido a percepção de fragilidades dos funcionários da saúde diante da Pandemia e necessidade de fortificar os mesmos. Em conjunto com o Espaço de Escuta ( outro projeto que nasceu no município durante a pandemia) elaboramos o Café da Manhã com Saúde Mental em Tempo de Pandemia. Com encontros SEMANAIS, online, via google meet, todas segundas-feiras, das 8:00-9:15, do período de 13/7/20 à 14/9/20, com o intuito de iniciar bem a semana. Cada encontro possui tema específico e tem a participação de diversos profissionais da Atenção Básica, UPA, SESMT, CAPS (AD, Infantil, II) e Vigilância em Saúde. Cronograma: Partic. equipe multiprofissional 13/7 Espaço de Escuta X Pandemia 20/7 Equipes que se apoiam em tempo de Pandemia 27/7 Saúde Mental do Trabalhador 3/8 Fluxos da Rede Psicossocial de BG 10/8 Roda de Conversa entre Trabalhadores de Saúde e usuários 17/8 Saúde Mental das crianças em Tempo de Pandemia 24/8 Animal de estimação em período de Pandemia 31/8 Luto e Pandemia 7 e 14/Temas livres -sugestão dos participantes. Os públicos-alvo são profis. da saúde, servidores municipais, estagiários e demais interessados. Em todos encontros ocorre debate com os participantes e avaliação do Encontro. Inscrições prévias site da prefeitura. Há fornecimento de certificação. É gratuito. Todos encontros se utiliza o mesmo link: https://meet.google.com/xoq-qpit-mtu.
A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde (NUMESC-BG) e da rede de Saúde Mental, já realizou dois, dos seus 10 Encontros do Café da Manhã com Saúde Mental em tempos de pandemia. Até o momento contamos com mais de 50 pessoas participando nos dois encontros realizados, que receberam certificação e já possuímos quase 30 inscritos para o próximo encontro ( ainda faltando 3 dias p/ o terceiro encontro online), sendo compostos por profissionais de diferentes áreas (psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, nutricionistas, pessoal administrativo, higienizadoras, acadêmicos, prefeito e comunidade em geral). Os temas abordados até o momento foram: Espaço de Escuta X Pandemia, abordando a Saúde mental no contexto da pandemia, Equipes que se apoiam em tempo de Pandemia, salientando a importância do trabalho em equipe, o uso de Empatia, ferramentas utilizas para manter a saúde mental dos trabalhadores, entre outros. Os encontros proporcionaram momentos de escuta, aproximou profissionais das diferentes realidades dos territórios, bem como proporcionou um espaço de pensar e construção de novas práticas em saúde mental e fortalecimento das equipes. Foi compartilhado experiências exitosas pelos funcionários durante seus depoimentos como a construção da Horta Social pelos membros de uma ESF e o uso da Auriculoterapia entre funcionários com intuito de reduzir ansiedade, melhorar o sono e aumentar imunidade. Gravado e Youtube.
Através dos encontros do Café da Manha com Saúde Mental, está sendo possível aproximar as equipes e ampliar o olhar sobre a saúde mental, cuidado compartilhado, fortalecendo as equipes no cuidado diário entre si e com os usuários. Além disso, as trocas de experiências entre as equipes de saúde, aproxima e fortalece os vínculos entre os serviços de saúde e dos profissionais, bem como aproxima a rede de atenção psicossocial da atenção básica e serviço de urgência e emergência. É um momento de escuta, pausa, reflexão e criatividade, que tem sido importante para potencializar o cuidado e saúde mental dos trabalhadores. Diversas ferramentas foram compartilhadas para auxiliar a Saúde Mental dos Funcionários da Saúde e população em Geral, como a Horta Social e auriculoterapia, que foram construídas como mais um espaço do Funcionário ser o protagonista de sua Saúde Mental e visando diminuir o sofrimento mental agravado pela Pandemia. O café da Manhã com Saúde Mental está sendo um NOVO espaço de discussão e construção conjunta entre equipe, gestores, trabalhadores de saúde e usuários durante período de Pandemia, no qual o reinventar é necessário a cada momento vivido desde o surgimento da COVID-19 pelos funcionários da Saúde de BG.
Saúde Mental, Pandemia, Capacitação, Espaço de Escuta, Empatia.