A assistência à COVID-19 precisa dar conta das necessidades dos pacientes nas diferentes fases da infecção e em todo o espectro de gravidade, o Sistema Único de Saúde (SUS) deve se preparar para prover assistência ao crescente número de pacientes com a COVID-19 e manter a atenção aos demais agravos agudos e crônicos e garantir a segurança de profissionais de saúde e pacientes durante o cuidado de saúde. Para o enfrentamento da pandemia em 2020 no município de Altamira-PA, foi necessário mudanças substanciais na forma como os cuidados de saúde são prestados e a reorganização de toda a rede assistencial do SUS. Neste trabalho destacaremos a reorganização da Atenção Primaria a Saúde (ASP) para enfrentamento da COVID-19. Cabe ressaltar que se por um lado a APS tem capacidade reduzida para atuar sobre a letalidade dos casos graves, uma APS forte, organizada e com pessoal qualificado e em número adequado pode contribuir para diminuir a incidência da infecção na população adscrito, com impacto direto na diminuição da morbimortalidade.
Estabelecer estratégias para a reorganização da Rede de Atenção Primária para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 no município de Altamira-PA.
Inicialmente foi realizado um diagnóstico situacional da Rede de Atenção à Saúde no município de Altamira-PA, onde identificamos problemas organizacionais e estruturais, para tanto foi estabelecido a criação de um Comitê de Ética, para discursão e organiza da rede. Com o objetivo de reduzir o contagio do vírus em espaços fechados houve uma reorganização da rede estrutural das Unidades Básicas de Saúde com a adequação de consultório de atendimento de sintomático respiratório. Em parceria com a UFPA, foi produzido protocolo de condutas terapêuticas para cororanavirus, e posterior capacitação dos médicos no protocolo. A Unidade de Referência foi implantada com o objetivo de centralizar os atendimentos, proporcionar maior resolutividade aos casos leves e direcionar os graves em tempo hábil, atendimento com classificação de risco, usando o checklist como instrumento de triagem. Criação da Farmácia Central, em um ponto estratégico, para que assim a população tenha acesso as medicações e iniciar o tratamento precoce, conforme protocolo terapêutico. Com à finalidade de direcionar os usuários dentro do sistema de saúde e monitorar casos confirmados o Teleatendimento funciona de diariamente. Pensando no sofrimento psicológico crescente que permeia a população durante a crise do novo coronavírus, estruturou um programa de atendimento on-line para a comunidade, através do Teleatendimento
Os resultados mostram que o teleatendimento promoveu direcionamento do usuário dentro do sistema, importante ressaltar que o atendimento via ligação é imprescindível para que o usuário possam ter acesso aos profissionais da saúde, facilita o acesso das pessoas a orientações qualificadas, contribui para a redução da sobrecarga da APS e outros níveis de atenção, e auxilia no ordenamento do fluxo das pessoas no sistema. Diante da situação imposta pela Covid-19 nos exige a cada dia um comportamento assertivo sobre as medidas que devemos tomar para controlarmos os efeitos danosos dessa pandemia, portanto Teleatendimento Psicológico apoia a comunidade durante o distanciamento social. Quanto à implantação do Protocolo Terapêutico, estabeleceu critérios para o diagnóstico da doença, padronizou o tratamento preconizado. A farmácia central facilitou o acesso dos usuários ao tratamento, com o tratamento precoce o paciente tem menos chances de evoluir para um caso mais grave. Com a implantação da Unidade de Referência, no final de maio até o atual momento (07/2020) já foram atendidos 10.331 usuários, realizado estabilização e encaminhamento de 35 casos graves , bem como realizado 1.126 testes rápido (469 positivo, 657 negativo), 344 eletrocardiograma, possibilitando assim desafogar a UPA e dar resolutividade ao casos leves e estabilizando e direcionando os casos graves, contribuiu para que as demais Unidades do município dessem continuidade a assistência dos demais agravos à saúde.
O desafio de manter os atributos da APS do cuidado integral, coordenado e longitudinal em meio a uma pandemia é novo, o que requer esforço, atenção e criatividade, é essencial que cada Unidade Básica de Saúde possa manter o papel que sempre teve de cuidar – bem – de sua população. Os desafios são muitos, no entanto, a atuação em equipe, a consciência da necessidade de se basear nos princípios do SUS e o olhar humanizado diante da Pandemia são características essenciais para as equipes da Atenção Básica. Garantir o acesso aos cuidados de saúde e o necessário encaminhamento nas fases mais críticas da doença é um fator determinante para a redução da mortalidade. Por tanto, os resultados alcançados são frutos do trabalho em equipe e do compromisso da gestão com a qualificação da assistência ao usuário, possibilitando assim a redução dos casos graves, mortalidade e garantido ao demais usuários do SUS o cuidado integral e coordenado.
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