O grande desafio no controle da pandemia do coronavirus no município de Araraquara desde o seu inicio foi a organização das ações para que o numero de óbitos fosse o mais reduzido possível dentro da evolução e características da doença. Araraquara é uma cidade do interior de São Paulo com 236.072 habitantes, que possui 40 unidades básicas de saúde, tendo 33 equipes de Estratégia da Família, 3 UPAS e 11 unidades de atendimento secundário. Temos uma maternidade que é uma fundação pública privada e um Hospital Geral, a Santa Casa de Araraquara, que é filantrópica, tem 114 leitos SUS, sendo 14 leitos de UTI, sendo referencia para 19 municípios. Temos também dois hospitais privados que não atendem SUS. Diante da situação da pandemia tivemos que repensar as ações para o seu enfrentamento, assim como organizar o sistema para que o nosso objetivo fosse alcançado. Em 24 de julho de 2020 Araraquara tem uma letalidade de 0.99 % em relação aos casos positivados. Os primeiros três casos de coronavirus positivos em Araraquara foram confirmados em 31/03/2020 e o primeiro óbito ocorreu em 12/04/2020.
Reduzir a letalidade por COVID - 19 no município de Araraquara Monitorar a transmissão do Coronavirus Garantir assistência ambulatorial e hospitalar a todos os suspeitos e positivados Garantir testagem de todos os portadores de sintomas gripais para o coronavirus.
1- Criação do Comitê de Contingenciamento do Coronavirus, com reuniões e boletins diários informativos sobre as deliberações e ações realizadas, assim como numero de suspeitos, confirmados, internados e óbitos 2 -Início dos atendimentos do Disque-Saúde por profissionais da Saúde (orientações sobre sintomas, prevenção, busca por apoio, etc) com funcionamento todos os dias até as 20h. 3 - Ampliação do horário de atendimento em 06 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município (até às 20h) 4 - A UPA da Vila Xavier se transforma no Centro de Triagem do COVID - 19 com ampliação do numero de leitos de enfermaria para 22 e de 9 de suporte ventilatório. Ali também se concentra todo a coleta dos exames de PCR -RT. 5-Início dos atendimentos domiciliares a idosos com equipe médica, estendendo para visitas a asilos, moradores de rua e pessoas privadas de liberdade ( visitas semanais) 6 - Início do trabalho das equipes de bloqueio para monitoramento de familiares e comunicantes de pacientes suspeitos, assim como a instalação do Tele medicina com ligações diárias para pacientes positivos 7 - Inicio da parceria com a UNESP para realização dos exames de PCR para todos pacientes com síndrome gripal com resultados até em 36 horas. 8 - Instalação do Hospital de Campanha com 31 leitos de enfermaria e 20 leitos de suporte ventilatório, com a inserção do protocolo de internação precoce para positivos a partir dos 45 nos e pacientes com comorbidade e/ou vulnerabilidade social. .
Com a implantação de todas as medidas e o monitoramento destas ações, sendo que em alguns momentos tivemos que aperfeiçoar estas ações como ampliar a visita médica para os positivados e estipular protocolos clínicos com a rede privada, hoje o município de Araraquara possui 1660 casos positivos de coronavirus e 16 óbitos. Uma letalidade de 0,96%.
O conjunto de várias ações, a constante revisão de protocolos, o conjunto de decisões do comitê de contingenciamento, a ampla divulgação para a população para que procure o quanto antes os serviços de saúde e a garantia de acesso a exames e leitos de internação precoce garantiram que atingíssemos índices de letalidade tão baixo quanto de países que foram considerados com total sucesso no enfrentamento da pandemia.
Letalidade, coronavirus.