A necessidade de um melhor acompanhamento aos pacientes com covid-19 que vinham crescendo, no município de Araguaína, todo o trabalho era feito através de planilhas, levantando assim possível desencontros de dados e maior tempo de repasse de informações aos órgãos municipais, estaduais e federais. Com o passar dos dias, surgiu a necessidade de melhorar esse fluxo de atendimento e acompanhamento das unidades de atendimento, além de centralizar essas informações. Constatamos que seria possível através de um sistema de acompanhamento, poder agilizar esse tempo e dar maior segurança aos dados coletados e tratados, repassando informações concretas, confiáveis em um menor tempo, para maior agilidade do atendimento aos pacientes.
Centralizar o fluxo de dados recebidos das unidades de atendimento, para o controle e monitoramento dos casos de covid-19. Melhorar tempo de resposta com confiabilidade e disponibilidade das informações.
Inicialmente usamos as metodologias de Brainstorming, para melhor entender a criação do sistema, após essa fase foram feitas entrevistas com as chefias diretas no atendimento das UBS. No desenvolvimento do sistema fizemos o uso de Kanban, assim ganhamos mais tempo no processo de desenvolver o frontend, backend, trbalhando com React e toda a parte de informações que seriam salvas no banco de dados, MySql. O resultado das entrevistas fez com que entendêssemos que precisava basear o sistema em uma planilha do Ministério da Saúde.
Conseguimos organizar o fluxo de trabalho, acompanhamento, nos pacientes de COVID-19, melhorando as equipes, dividindo em times onde o primeiro faz o cadastra de novos casos e o segundo monitora os pacientes diariamente utilizando o sistema.
Melhoria no tempo de resposta do monitoramento dos novos casos, extração de dados para o boletim diário, além da redução no uso de papel, fazendo com que haja a centralização dos dados de todos os pacientes. Podendo ser acessados por todos os interessados agora e para pesquisas de dados futuros.
covid-arn, planilha, monitoramento, sistema-covid, covid-19, araguaina-to