O município de Apucarana/PR agiu prontamente no início da pandemia do COVID-19, com a adoção de medidas que garantissem a atenção em saúde sob a égide das diretrizes do SUS e, dentre as ações, implantou um serviço de cuidado longitudinal composto por unidades centrais, além das descentralizadas nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). A implantação se deu de forma articulada com outros serviços: com o ambulatório COVID-19, com serviço de tele atendimento para informações à comunidade, com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, com a Direção da Autarquia Municipal de Saúde, com as equipes das Unidades Básicas de Saúde e com a equipe de Apoio à Saúde Mental.
O serviço de monitoramento objetiva oferecer o cuidado longitudinal de indivíduos sob suspeita ou casos confirmados desenvolver ações integradas com outros setores acompanhar as atividades de rotina de atenção, prevenção e controle da doença manter a vigilância ativa com permanente análise da situação de saúde da população articuladas num conjunto de ações que se destinam a controlar determinantes de riscos e danos à saúde e contribuir para a redução da disseminação do vírus e a sua morbimortalidade.
O cuidado longitudinal iniciou pelo referenciamento do ambulatório COVID-19, que constituiu a unidade de referência para acolhimento, diagnóstico e condução do plano terapêutico, todos os pacientes sob suspeita ou casos confirmados são encaminhados para monitoramento. Este é realizado por enfermeiros, na unidade central, que a cada 48h (ou 24 h para pacientes acima de 60 anos e/ou comorbidades, por até 14 dias) ligam e acompanham a evolução clínica, orientando-os durante todo o processo. Articulam-se com as ESF que realiza busca ativa dos casos que não conseguem via telefone, monitora casos leves, faz identificação precoce e encaminhamento rápido e correto dos casos graves. O monitoramento central realiza diariamente troca de informações com o ambulatório COVID-19, serviço de tele atendimento para informações à comunidade, Serviço de Vigilância Epidemiológica, Direção da Autarquia Municipal de Saúde, equipes das Unidades Básicas de Saúde e equipe de Apoio à Saúde Mental.
O serviço de monitoramento tem repercutido positivamente no âmbito da vigilância em saúde, onde dos 1.842 pacientes atendidos no ambulatório COVID-19 (de 20/03/2020 à 04/06/2020), 813 pacientes foram monitorados. Prestando assistência aos pacientes com suspeitas ou diagnóstico confirmado, conscientizando-os sobre os cuidados para controlar a disseminação da doença e apoiando-os num momento de fragilidade física e psicológica. Além de garantir a integralidade da atenção envolvendo ações de promoção, proteção, prevenção e controle da pandemia, num trabalho articulado e integrado com as equipes do ambulatório-COVID-19, da Vigilância Epidemiológica, da Saúde da Família/Atenção Primária, da gestão central e intersetorial. Mas, especialmente, por oferecer uma atenção integral e humanizada que leva o indivíduo ao protagonismo do cuidado.
A partir da criação do ambulatório COVID- 19 e dos primeiros casos de suspeitos houve a necessidade de monitoramento dos mesmos, com a finalidade de controlar a velocidade do contágio, de garantir o isolamento domiciliar e de informar os pacientes sobre os cuidados adequados durante o tratamento, bem como compartilhar a responsabilidade em prol da saúde dele e de toda a coletividade. Aos poucos o serviço foi se construindo, organizando e consolidando. Como o manejo clínico difere frente a gravidade dos casos, desde casos leves, com medidas de suporte e conforto, isolamento domiciliar e monitoramento até alta do isolamento, bem como aos casos graves que evoluem para atendimento hospitalar esta amplitude de situações são controladas quando se estabelece uma rede de serviços articulada e integrada, na qual o monitoramento é essencial, contribuindo para o controle da pandemia e repercutindo positivamente na vida das pessoas.
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