: A Parceria entre as instituições Fundação Araucária, Superintendência da Ciência e Ensino Superior (SETI) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) trazem um Programa de apoio institucional para ações extensionistas de prevenção, cuidados e combate à pandemia da nova corona vírus, reforçando as ações do SUS. A 6ª Regional de Saúde do Paraná é composta por 9 municípios: Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória como município sede. Tem uma população total de 162.807 habitantes e foi contemplada com o projeto e bolsas para uma equipe formada por um coordenador geral (da universidade), 8 enfermeiros, 8 técnicos de enfermagem e 4 médicos. As ações desenvolvidas foram definidas em uma parceria entre a universidade, a Regional de Saúde e a Secretaria de Saúde dos municípios envolvidos. A previsão de duração do projeto é de quatro meses e teve início em 8 de abril de 2020. Um dos municípios comtemplados foi General Carneiro, que conta com uma população de 13.710 habitantes conforme estimativa do IBGE (2019) e com o IDH de 0,652 e com uma taxa de vulnerabilidade à pobreza em 2010 de 48,39%.
Apresentar as ações voltadas para o combate e enfrentamento da nova corona vírus no munícipio de General Carneiro, como parte das ações de apoio às instâncias gestoras da 6ª Regional de Saúde do Paraná.
A estruturação de um serviço anexo foi proposta pela Secretaria de Saúde do Município de General Carneiro, que tem por finalidade a centralização das ações de enfrentamento da pandemia. As seguintes ações foram organizadas: atendimentos dos sintomáticos respiratórios em serviço anexo que organiza o fluxo de pacientes na busca por atendimento de Enfermagem e atendimento Médico serviços da tenda que conta com atendimento 24 horas durante todos os dias da semana com revezamento dos profissionais Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem com um total de 3 enfermeiros e 8 técnicos de enfermagem o município em contra partida ofertou aos bolsistas que são residentes em outras localidades o transporte e a alimentação possibilitando condições de atuação para os 11 profissionais que atuam diretamente no município a organização das escalas de trabalho foi realizada em comum acordo com os trabalhadores em regime de 12 horas de trabalho por 36 de descanso. Isto possibilitou atender suas necessidades de disponibilidade para o cumprimento da carga horário semanal de 40 horas rotineiramente são ofertados aos bolsistas treinamentos e suporte técnico para as ações de assistência em saúde dos usuários do serviço.
São realizados no serviço de anexo do município os atendimentos de todos os sintomáticos respiratórios que procuram os serviços de pronto atendimento do município. Também são encaminhados das unidades de saúde os pacientes que apresentam qualquer sintoma sugestivo de síndrome gripal. Todos os bolsistas realizam notificação de sintomático respiratório. Após consulta, os pacientes que necessitam de coleta de RT PCR, são coletados pelos profissionais bolsistas. No serviço em anexo também são realizadas ações de orientação aos pacientes e os monitoramentos dos pacientes que estão em quarentena. Até o presente momento foram realizadas 119 coletas de RT PCR, dos quais obtivemos 19 resultados positivos somente neste município. O trabalho só foi possível através da parceria dos bolsistas alocados no serviço da tenda em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de General Carneiro.
A principal ação foi a reorganização do fluxo dos pacientes no município de General Carneiro. A chegada dos bolsistas no serviço estruturado para o atendimento dos pacientes com síndrome gripal, auxiliou a Secretaria de Saúde, pois com dados obtido pela organização do projeto verificou-se que apenas 75% da população tem cobertura do Atenção Primaria em Saúde. Desta forma esses profissionais reforçam todas as ações de enfrentamento da Pandemia, pois ações educativas e assistenciais necessitam de um número elevado de profissionais, dos quais o município não conseguiria disponibilizar de forma rápida, tendo, provavelmente, como consequência, um colapso no seus serviços de saúde. Supomos que, com uma população de 13.710 habitantes, dos quais 3.500 não contam com serviço de Atenção Primaria em Saúde, os números de contágio por corona vírus poderiam ser muito maiores. No entanto, devido ao trabalho incessante e intenso dos profissionais vinculados ao projeto, rapidamente o município conseguiu monitorar e atender toda a demanda de consultas e orientações preventivas no enfrentamento da pandemia.
Enfermagem, Corona vírus, SUS. Estrutura Anexa.