Neste início de 2020, com o surgimento de vários casos graves de pneumonia provocados pelo novo coronavírus na China , uma emergência com consequências a saúde pública e a economia surgiu no Brasil e no mundo. Com a deflagração da situação de pandemia e as necessárias medidas de prevenção ao contágio decretadas pelos governos federal, estadual e municipal, a Secretaria da Saúde de Joinville impulsionou a partir de 19/03/2020, estratégias para que a população não deixasse de ser assistida durante o distanciamento social. Uma das iniciativas foi o Ligue Saúde onde profissionais e voluntários das mais variadas especialidades atendiam das 07h00 às 22h00 a população. Concomitante iniciou-se a operação Web Saúde, canal de atendimento a todo usuário através de Whatsapp, utilizando um sistema de gerenciamento de conversas em aplicativo de mensagem, ferramenta cedida pela TIFlux Sistemas de Gestão, empresa de software situada no município. Importante ressaltar que o número de contato para esses atendimentos é o mesmo para chamadas ao telefone quanto no whatssapp e está amplamente divulgado na mídia local, redes sociais e canais de comunicação da Prefeitura Municipal.
Garantir o acesso facilitado ao usuário no sistema de saúde do município, atendendo as medidas decretadas quanto a proteção de si mesmo e das pessoas ao seu redor evitando a propagação do Covid-19 encaminhando para atendimento no ponto adequado da Rede de Atenção à Saúde do município no momento da pandemia.
A Atenção Primária no momento da pandemia foi reconfigurada: Das 58 unidades básicas de saúde no município, 15 foram destinadas a atendimento presencial para sintomas gripais e suspeitas de covid-19, denominadas Unidades Sentinelas, e 43 denominadas Unidades de Referência, atendem às demais demandas da população. Organizado um centro de triagem para atendimento dos pacientes sintomáticos como suporte da Atenção Primária e apoio dos Pronto Atendimentos e hospitais públicos. Disponibilizados dois canais de atendimento remoto: Web-Saúde, que funciona através do aplicativo de mensagens WhatsApp onde cerca de 100 alunos do 5º e 6º anos de Medicina da Universidade da Região de Joinville e seus Professores/Preceptores, atendem a população voluntariamente e o Ligue-Saúde, onde aproximadamente 30 profissionais médicos, independente de suas lotações ou especialidades que tiveram suas agendas canceladas, também esclareciam e encaminhavam as necessidades em saúde dos usuários, com apoio de enfermeiros. Em 15/07/2020 foi contratada uma equipe de 12 profissionais entre médicos e enfermeiros, fortalecendo a estratégia e dando continuidade ao processo de atendimento á população. Essa equipe atende as duas modalidades Ligue e Web saúde de segunda a sexta das 7:00 ás 20:00 hs.
Desde o dia 23/03/2020 até o dia 20/07/2020 o serviço de Ligue Saúde atendeu 5.562 ligações (198 ligações/dia).De todas as evoluções em prontuários, 44% apresentavam sintomas de COVID-19. Para 50% desses pacientes foi indicado apenas o isolamento domiciliar e a observação da evolução dos sintomas. Para (28%) dos pacientes a indicação foi o encaminhamento para unidade Sentinela. Através do aplicativo de mensagens (Web Saúde) foram 5.109 atendimentos (104/dia), sendo que 2480 (55,4%) dos atendimentos o munícipe foi orientado a permanecer em casa, sem precisar se deslocar ao serviço de saúde.
O enfrentamento a pandemia nos mostrou a importância do fortalecimento do SUS em todos os pontos de atenção á saúde e níveis de assistência ( primário, secundário e terciário). Em quatro meses de implantação desse serviço temos a certeza que a informação é fundamental para a população, pois fortalecemos a divulgação quanto a formas de prevenção, importância do isolamento social, atendimento a queixas e encaminhamento seguro ao cidadão evitando mobilidade social. Consideramos a estratégia adotada eficiente no que se refere a resolução de problemas de saúde dos usuários com intuito de salvaguardar a população de Joinville diante o enfrentamento desta pandemia.
Atenção primária a sáude, covid 19, telemedicina