No contexto mundial de Pandemia que configura - se uma Emergência em Saúde Pública, a gestão municipal de Saúde de Simão Dias, Estado de Sergipe preocupada com a propagação do vírus nas cerimonias de velório, com a contaminação profissional no manejo de corpos pelos profissionais de saúde ou de funerárias, bem como, o contágio familiar diante do óbito, foi instituido o Decreto Municipal nº 2814/2020 de 23 de Abril de 2020, embasado no Protócolo de Manejo do Ministério da Saúde. Esse decreto dispõe sobre medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19, relativas à realização de velórios neste município, e dá providências de como os mesmos devem proceder no preparo do corpo quando tratar-se de óbito suspeito, outro sim, limitar a realização de cerimônia. Diante de tantas turbulências no processo emergencial de velório, devido o COVID-19 ser letal, a gestão resolve promover ações de Educação Permanente referente ao Manejo de Corpos para o publico citado e o que tiver interesse em saber
Promover capacitação para os profissionais da Atenção Primária a Saúde, especialmente médicos e enfermeiros, além dos profissionais de funerárias a cerca de como conduzir no Manejo de corpos em óbitos no domicílio, bem como, atualizar no que se refere as limitações do cortejo.
Entendendo que o distanciamento social é uma das medidas mais efetivas de controle do vírus, foi aplicada para a capacitação a modalidade das Tecnologias da Informação, através da produção de um vídeo para a realização da atualização profissional. Este foi produzido com a participação de dois profissionais médicos da rede municipal de saúde, o qual demonstra o passo a passo sobre o manejo de corpos no contexto da COVID-19 e orientações acerca do decreto municipal, com apresentação dos limites de cortejos. Assim, para promover a capacitação respeitando o distanciamento social, o mesmo foi divulgado no grupo de WhatsApp dos Profissionais da Atenção Primária a Saúde (local de discussão e divulgação de ações e serviços de saúde, no qual, todos participam com troca de ideias e sugestões), e na plataforma do YouTube com disponibilização do link: https://www.youtube.com/watch?v=pqqS_hDuzI4, para todos os profissionais do serviço municipal de saúde e das funerárias.
Como todos os profissionais do grupo foram orientados a assistir o video, cada um no seu espaço, devido o respeito ao distanciamento social. O serviço de saúde de Simão Dias, tem um Gestor, Líder nato, e sua equipe realmente realiza seus trabalhos em equipe, e diante disso, nenhum profissional do grupo com 41 participantes, evitou de assistir e se capacitar respeitando o distanciamento social. Desse modo, a atualização profissional à distância, foi contemplada com a atenção de 100% dos mesmos, atendendo uma resposta positiva no que se refere capacitação a distância, por meio da Tecnologia da Informação, o qual também foi disponibilizado nas redes sociais pelo YouTube
O vídeo, com metodologia dinâmica, divulgado em grupo de WhatsApp de acesso dos profissionais repercutiu de maneira favorável e foi um ótimo meio de capacitação a distância. Nesse contexto de pandemia onde o distanciamento social é tão necessário o vídeo encontra-se também disponível nas redes sociais que poderá tornar-se uma ferramenta para capacitação nacional a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao vírus e todos os serviços funerais.
Manejo clínico de corpos no contexto da COVID-19 Educação Permanente Distanciamento Social