Com a chegada da Pandemia de COVID 19,O município de Santo André construiu 3 Hospitais de campanha com 420 leitos sendo 380 de enfermaria e 40 de UTI para dar suporte aos serviços já existentes. Devido a gravidade da doença e a não possibilidade da realização de visita com as famílias foi criado uma central de visita virtual para aproximar os pacientes de suas famílias nesse momento angustiante.Em meio ao isolamento necessário para pacientes internados com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19, a Prefeitura de Santo André adotou o modelo de visita por videochamada nos hospitais de campanha. A Central de Visita Virtual, instalada na entrada principal do Estádio Bruno José Daniel, conta com um espaço exclusivo onde são disponibilizados tablets em cabines para as videochamadas que permite que os familiares que não têm acesso à internet conversem com os pacientes internados por meio de videochamada. A central funciona todos os dias, das 8h às 17h, e realiza atendimento após agendamento prévio. No local, os usuários são chamados por senha e recebem as orientações de como baixar o aplicativo para realização das videochamadas, aprendem como mexer na ferramenta e fazem a primeira visita virtual.
Devido a gravidade da doença covid 19 e a não possibilidade da realização de visita com as famílias foi criado uma central de visita virtual para aproximar os pacientes de suas famílias nesse momento angustiante de tratamento hospitalar.
Este projeto nasceu em 2020 em uma estrutura completamente nova que passou de um equipamento de lazer e esporte a um importante centro de saúde. A prefeitura do município precisou, em dias, montar estruturas de hospitais de campanha que pudessem atender com qualidade e segurança parte da população para que os equipamentos fixos não tivessem sobrecarga. Em uma situação de enfrentamento de um inimigo literalmente invisível, a comunicação é fundamental para a atuação de profissionais e o fortalecimento dos vínculos. A capacidade de ouvir e ver o outro interlocutor cria uma atmosfera de união e ligação entre pacientes, familiares e profissionais. O contexto, portanto, é de adaptação de situações tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista da saúde e das regras sanitárias que incrementam a capacidade de conter a contaminação alheia.
Para o enfrentamento de uma doença pandêmica, os cuidados sanitários e de higiene são a base de atuação dos profissionais da saúde em todos seus aspectos, inclusive e especialmente na acomodação social dos internados. Durante o período de internação dos casos necessários, o contato com a família e amigos é primordial para a recuperação e a manutenção de vínculos e laços de afetividade e sociabilidade. Porém, para as equipes da saúde e da prevenção, o desafio imposto pela doença é a conciliação entre este ato de afeto e o ato de proteção aos não infectados, ou seja, como combinar visitas, atualização de informação e proteção. O desafio neste caso era proteger as famílias, criando um canal de comunicação de fácil manuseio e que pudesse aliviar as tensões e preocupações inerentes a esta situação. A ação é mais uma iniciativa de humanização do atendimento da Secretaria de Saúde de Santo André e complementa o serviço de videochamada que já era oferecido nos hospitais de campanha. O resultado é visto na evolução positiva do quadro do paciente após realizar as visitas, além da praticidade oferecida ao familiar.
A real proposta desta ação é um avanço inovador na capacidade de interação entre pacientes e familiares durante períodos de internação que requer isolamento. Fica o aprendizado para a equipe multiprofissional de que as tecnologias não precisam se limitar aos consultórios e salas de cirurgia, mas podem ganhar novos contornos, humanizando situações delicadas, diminuindo custos, aumentando a segurança dos envolvidos e, inclusive, garantindo mais legalidade à ação. Resta evidente, como ganho e conquista, que situações inconvenientes e ilegais podem, a partir de agora, serem evitadas e devidamente rastreadas. Aumenta a segurança sanitária, jurídica e médica da ação de visitas a pacientes.
HOSPITAL DE CAMPANHA ,VISITAS VIRTUAIS,ISOLAMENTO,HUMANIZAÇÃO,SUS