A partir das notificações dos primeiros casos no Município de General Câmara – RS a Administração Municipal com o propósito de monitorar o desenvolvimento da doença dentro do território municipal cria um plano de trabalho.
Objetivo • Buscar, controlar e tratar a população do Município. Objetivos específicos • Rastrear a população infectada e identifica-la • Acompanhar a velocidade de disseminação do contágio no município Monitorar os infectados • Trabalhar o isolamento social a partir dos resultados Acompanhar a recuperação dos infectados.
Plano de pesquisa por amostragem e quantitativa, será testado 4,7% dos pacientes cadastrados no sistema interno do município, dividido pelo 3 ESF. As famílias serão sorteadas semanalmente por um sistema virtual e divulgado na página da prefeitura municipal, os domicilios serão os que encontram-se cadastrados pelos agentes comunitários de saúde. O plano terá início em 06 de julho de 2020 e conclusão em 31 de julho de 2020, na visita a pessoa sorteada, será aplicado um questionário elaborado pela equipe técnica e o preenchimento do termo de consentimento, após a coleta a secretaria municipal de saúde receberá o resultado em 24horas, e fará a comunicação com o coletado para informar o resultado obtido, diante disso se houver IgM ou IgG positivo seguiremos o fluxo e protocolo estabelecido pela secretaria. Se houver resultado negativo o paciente e seu grupo familiar manterão convívio social normalmente. O teste realizado será pelo método de IMUNOFLUORESCÊNCIA, baseado na técnica TRF (TimeResolved-Fluorescense) devido a alta qualidade específica e apresentação de quantitativos de anticorpos no organismo de cada paciente, podendo assim identificar a existência do vírus no momento ou se ja houve a presença do mesmo. Em posse do resultado através do e-mail vigilanciaepidemiologica@generalcamara.com, a Vigilância Epidemiológica fará o lançamento dos resultados diariamente e semanalmente divulgará a disseminação do vírus dividido entre os 3ESF e as medidas tomadas.
O resultado esperado do plano que está em processo de conclusão no dia de hoje, servirá para implementação de estratégias de prevenção, cuidado e orientação em cada micro-área onde obervarmos o mais disseminação. E isso acontecerá semanalmente com as equipes de ESF, assim como termos noção do cenário no município atualmente.
Concluiremos no final do plano, percentual de contaminados no município, faixas etárias, ocupação, sintomático ou assintomático, sexo e zona onde reside. Diante disso a secretaria desenvolverá serviços e atenção destacada para cada meio onde estiver maior percentual de contaminados, juntamente com o acompanhamento da evolução para tomada de decisões gerais.
Controle de disseminação Implantação de estratégias Cronavírus