O sistema de saúde passa por um dos momentos mais desafiadores das últimas décadas: a presente pandemia do novo Coronavírus. Nesse sentido, o município de Abaetetuba adotou como uma das estratégias para o combate à COVID 19 o Disk Covid, que consiste em um aparelho de telefone, que funcionava nas funções de ligação e whatsapp, implantado no dia 16 de Março de 2020, com funcionamento das 08 horas às 22 horas, todos os dias da semana, atendido por uma equipe multiprofissional de saúde, composta por: uma enfermeira, duas psicólogas, duas assistentes sociais, uma terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta, uma nutricionista, um professor de educação física e um educador social. O objetivo é atender toda a população abaetetubense, fornecendo informações e orientações acerca da COVID 19.
Oferecer informações acerca da situação da pandemia no município orientar a população em geral sobre as medidas preventivas da COVID 19 (isolamento social, etiquetas de higiene) monitorar pacientes sintomáticos leves e moderados, além de pessoas que vieram de áreas de transmissão comunitária identificar e encaminhar os casos sintomáticos leves e moderados de maneira precoce, de acordo com a demanda apresentada.
A Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba instituiu o Disk Covid no dia 16 de março de 2020, que consistia em um aparelho de telefone com o horário de funcionamento de 08 horas às 22 horas, todos os dias da semana. A equipe em atendimento consistia em: uma enfermeira, duas psicólogas, duas assistentes sociais, uma terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta, uma nutricionista, um professor de educação física e um educador social. No dia 29 de abril de 2020 com o avanço dos casos e a manutenção da infecção como uma epidemia local a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar mais dois aparelhos de telefone. Onde a equipe se dividia entre atendimentos de dúvidas e denúncias em geral. Monitoramento dos casos moderados e leves onde as equipes de atenção básica não conseguiam atender. Triagem para a realização da coleta dos swabs para o exame RT-PCR. Bem como atendimentos para aconselhamentos devido ao pânico de toda forma que o isolamento social e a ameaça invisível causavam na população.
Desde que o Disk-COVID Abaetetuba foi implantado, do dia 16 de março ao dia 29 de abril de 2020, houve uma média diária de 48 ligações e 65 mensagens via whatsapp. Com o primeiro caso confirmado no município no dia 06 de abril, houve aumento de 50% no número de ligações e mensagens e um aumento de 64% no número de ligações com a notificação do primeiro óbito, no dia 23 de abril, o que levou a suspensão das mensagens via whatsapp, pois a equipe já não conseguia responder. No dia 29 de abril, a Secretaria de Saúde disponibilizou mais dois contatos, subindo a média para 114 ligações diárias. Além das ligações, o Disk-COVID realizou, até o dia 29 de abril, o monitoramento dos casos sintomáticos leves e moderados, além das pessoas assintomáticas que vieram de áreas com transmissão comunitária. Nos 14 dias de monitoramento, a equipe multiprofissional fornecia orientações sobre sintomas da doença, isolamento social, etiquetas de higiene, prevenções e orientações para a família. Cada profissional, dentro de suas competências e habilidades, auxiliava a população abaetetubense via Disk COVID, dando maior resolutividade das demandas emergentes, desafogando o sistema de saúde. No dia 30 de abril, os monitoramentos foram descentralizados para as ESF e UBS do município, devido a grande demanda de pacientes sintomáticos. O total de monitoramentos realizados e arquivados pelo Disk COVID foram de 715, entre usuários sintomáticos e assintomáticos.
Portanto, percebe-se que o disk-covid está sendo uma ferramenta eficaz no combate à pandemia do novo Coronavírus, pois oferece informações acerca da situação da pandemia no município, orienta a população em geral sobre as medidas preventivas da COVID 19 (isolamento social, etiquetas de higiene, etc) realizou monitoramento de pacientes sintomáticos leves e moderados, além de pessoas que vieram de áreas de transmissão comunitária e aumentou a resolutividade de atendimentos quanto aos casos sintomáticos leves e moderados, de acordo com a demanda apresentada, desafogando, assim, o sistema de saúde. Além de ter se mostrado uma ferramenta efetiva para que a equipe multiprofissional pudesse chegar a toda população do município de Abaetetuba de maneira rápida, prestando um serviço dinâmico e de qualidade. Vale lembrar, que a equipe multiprofissional atuava no NASF e com isso entendia a rede de atenção, bem como possuía um vínculo com os usuários dando confiança e credibilidade a população frente as ações usadas no enfrentamento da COVID 19. Logo todas as ferramentas do sistema tiveram uma função de destaque, num verdadeiro processo de integração de saberes, do SUS fortalecido.
Coronavírus Disk-COVID Equipe Multiprofissional.