No mês de março de 2020, como uma das estratégias de enfrentamento à Pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo André passou a monitorar de forma digital e eletronicamente, o número de pacientes com sintomas gripais que acessavam os serviços de saúde de sua rede, acompanhando a incidência de casos e conhecendo esses pacientes por meio do gênero, faixa etária e território de residência. Com base nessas informações, em abril de 2020 a Secretaria de Saúde de Santo André criou o Serviço de Telemonitoramento de Pacientes com Síndrome Gripal, garantindo a atenção e a intervenção necessária e precoce aos pacientes em isolamento social. O Serviço de Telemonitoramento atende a população idosa, pessoas com comorbidades, população em situação de vulnerabilidade social, gestantes, crianças, pacientes com alta dos serviços hospitalares e pessoas com teste positivo para COVID-19. A partir da percepção de que muitos pacientes demandavam atenção no que diz respeito ao cuidado em saúde mental, complementarmente foi criado um protocolo específico conforme os critérios da OMS, o que possibilitou a qualificação da escuta e do acolhimento do sofrimento psíquico que por muitas vezes acompanha a situação da enfermidade e do isolamento. O Serviço é realizado por Médicos da Rede Municipal da Saúde e estudantes de Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Terapia Ocupacional.
O Serviço de Telemonitoramento tem como objetivo principal propiciar cuidado contínuo e atenção qualificada aos pacientes com síndrome gripal, positivos ou não para COVID-19, de forma longitudinal e integral, possibilitando a vigilância de casos de COVID-19 e a educação em saúde dessa população. Visa também contribuir para a formação de novos profissionais da saúde e possibilitar aos profissionais da rede o aprendizado de novas tecnologias e ferramentas para o cuidado de pacientes.
O Serviço de Telemonitoramento funciona a partir do cadastramento eletrônico feito pelos serviços de saúde dos pacientes com sintomas gripais, que foram atendidos e avaliados nos serviços da rede de atenção básica e de urgência e emergência, ou que receberam alta dos hospitais (municipal/campanha). A partir de um sistema eletrônico, que classifica a prioridade de atendimento de cada paciente cadastrado, a equipe multiprofissional, constituída por médicos e estudantes da área da saúde, vai avaliar a situação de cada paciente, e passará a contatá-lo a cada 24h. Neste contato, será realizada uma avaliação a partir de protocolo clinico, além de uma escuta da sua condição psicossocial e da realização de orientações educativas a respeito do isolamento domiciliar e prevenção de transmissão para os demais habitantes da residência. Na medida que faz a escuta às demais demandas de saúde de cada paciente, o Serviço de Telemonitoramento auxilia na articulação da rede de serviços, realizando contatos regulares com gestores e equipes dos diferentes serviços e territórios, sobretudo nas situações de maior vulnerabilidade. Os Serviços de Saúde também têm acesso a relatórios diários de evolução de seus pacientes, de forma digital. Importante observar que o telemonitoramento não substituiu o contato realizado pelas próprias equipes da AB com seus pacientes e famílias do território, porém funciona como um complemento importante na vigilância de casos e ampliação das ofertas de cuidado.
O Serviço de Telemonitoramento de pacientes com sintomas gripais tem se mostrado uma importante ferramenta de cuidado e de enfrentamento à Pandemia do novo Coronavírus, com protocolos e tecnologia totalmente desenvolvida em parceria com médicos já existentes na rede e com acadêmicos da área da saúde, praticamente sem necessidade de investimento de grandes recursos financeiros. Desde o início de seu funcionamento, em 23/04/2020, já foram atendidos 1646 pacientes, tendo sido realizados mais de 6185 atendimentos. Do total de pacientes atendidos, 3,6% apresentaram agravamento em seus quadros, 2,4% necessitaram de internação e 0,1% foram a óbito. Do total de situações que demandavam articulação com o serviço de origem ou com outro serviço da rede, 100% foram atendidas. A importância do Serviço de Telemonitoramento como ferramenta de cuidado e como experiência inovadora de formação foi reconhecida pelo Centro Universitário ABC que tornou o Serviço de Telemonitoramento campo de estágio curricular obrigatório para os alunos do 4º e 5º anos da Faculdade de Medicina.
O Serviço de Telemonitoramento de Pacientes com Sintomas Gripais tem possibilitado aos profissionais de saúde o aprendizado do uso de novas tecnologias e ferramentas para o cuidado de pacientes. Além disso, constantemente a população expressa reconhecimento da importância do atendimento oferecido, por se sentir acolhida e bem cuidada pelo SUS de Santo André. Esta experiência, inovadora, vem sendo considerada no que diz respeito à sua potencial contribuição para o atendimento e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, sendo que protocolos para esse atendimento já estão sendo discutidos pela Secretaria de Saúde de Santo André, por meio de gestores e trabalhadores da Atenção Básica, Atenção Especializada e Atenção à Urgência e Emergência. Ainda como um campo de estágio regular do curso de medicina da Faculdade de Medicina do ABC, o Serviço de Telemonitoramento proporcionará aos acadêmicos uma formação diferenciada no atendimento em saúde.
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