A pandemia do novo Coronavírus (covid-19) traz diversos desafios à resposta dos sistemas de saúde em nível internacional. No Brasil, retoma a discussão da fragilidade e fragmentação do SUS, sempre em evidência, porém, muitas vezes postergada. Somando-se aspectos econômicos, educacionais e sociais, mobiliza a sociedade para esse olhar à reestruturação necessária. Contudo, as demais demandas em saúde não cessam, impondo extraordinário esforço das equipes dos serviços de saúde. Entendendo o momento, a Fundação Araucária (FA) e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR) lançaram a chamada 09/2020, visando apoiar projetos de enfrentamento à covid-19 nas regionais de saúde do Paraná. Um dos projetos selecionados e em desenvolvimento desde abril de 2020 é desenvolvido em parceria entre a Unicentro/Campus Irati, a 4ª e 6º regionais de saúde e seus municípios de abrangência. Este projeto extensionista possibilita a inserção de profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) e criação de estratégias para o enfrentamento à covid-19. Uma das ações consiste na formação de um núcleo de apoio, vinculado a 6ª regional de saúde, que desenvolve ações de gestão, assistência e educação permanente nos municípios de abrangência da regional (Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória), que soma uma população aproximada de 170 mil habitantes.
Apresentar as ações desenvolvidas pelo núcleo de apoio às ações de enfrentamento à covid-19 na 6° Regional de Saúde do Paraná, no âmbito da chamada pública 09/2020 (Fundação Araucária) – programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus. Este núcleo tem a função de apoiar as gestões municipais da área de abrangência da 6ª RS, desenvolvendo ações nos eixos de gestão, técnico-assistencial e formação.
O núcleo de apoio é formado por 04 médicos, com carga horária de 20h/semanal cada e 02 enfermeiros, de 40h/semanal cada. Dispõe de sala equipada com computadores, telefone e internet e disponibilidade de veículo para deslocamento aos municípios. Diariamente este núcleo discute os dados atualizados da pandemia e define as ações que serão desenvolvidas. Tais ações podem ser sistematizadas em 3 eixos interconectados. O primeiro eixo, técnico-assistencial, é caracterizado pela realização de videoconferências com as equipes de cada município para avaliação da situação local, divulgação de Notas Orientativas aos prefeitos da região, recomendações para o enfrentamento da COVID-19. No segundo eixo, gestão, ocorre o levantamento diário da ocupação dos leitos de enfermarias e leitos de UTI nos hospitais da região, com auditoria in loco visitas aos locais de atendimento a pacientes com sintomas respiratórios para auxílio na organização dos fluxos de atendimento participação no Centro de Operação de Emergência (COE) regional. No terceiro eixo, formação, ocorrem visitas às empresas da região para esclarecimentos às lideranças sobre aspectos da pandemia, capacitação presencial aos técnicos municipais responsáveis pela coleta de material para exame de detecção do novo Coronavírus e dos exames sorológicos, elaboração de materiais educativo-preventivos (manual de utilização de equipamentos de proteção individual – EPIs, folder para empresas, etc), revisões bibliográficas.
O trabalho desenvolvido tem permitido apoiar os municípios da região em diversos aspectos. Possibilita a avaliação dos impactos da pandemia nas estruturas de saúde locais e o auxílio na organização dos Planos de Contingências Municipais para enfrentamento da pandemia. Destaca-se a elaboração do documento regional intitulado “Recomendações para o enfrentamento da COVID-19”, atualmente na 8ª versão, disponibilizando informações atualizadas e orientações de acordo com a realidade da região. O trabalho da equipe tem auxiliado na gestão dos leitos de enfermarias e UTIs exclusivos para Covid-19 nos hospitais da região, através da auditoria diária, in loco. Também tem proporcionado a educação permanente das equipes dos municípios, especialmente em temas como: coletas de exames, realização de teste rápidos, triagem de pacientes com sintomas respiratórios e manejo clínico destes.
O trabalho realizado pela equipe de bolsistas deste projeto extensionista tem colaborado com as ações dos profissionais da 6ª Regional de Saúde do Paraná, assim como com toda a população dos 09 municípios de sua área de abrangência, diminuindo os possíveis impactos de sobrecarga de demanda, de colapso assistencial do sistema de saúde, desencontro de informações técnicas, entre outros aspectos. Ressalta-se que a afirmação do SUS, enquanto sistema público e universal, é fundamental neste contexto de enfrentamento à pandemia. Sua construção é cotidiana e, neste projeto, possibilitada por uma ampla rede de instituições: a SETI e FA, através do lançamento de fomento para as ações de enfrentamento à covid-19 as Universidades Públicas, neste projeto representadas pela Unicentro, Campus Irati a SESA-PR, neste projeto representado pela 6ª RS e os 9 municípios de abrangência da 6ª RS, nos quais as ações são produzidas. Este projeto tinha previsão para finalização em agosto/2020, mas dado o cenário da covid-19 na região e estado, será prorrogado por 4 meses, permitindo o prosseguimento das ações.
Covid-19, assistência, gestão, educação, SUS