A Política Municipal de Praticas Integrativas do Recife, vem atuando desde 2004 na atenção primária ofertando meios para promoção e prevenção no bem-estar e qualidade de vida, utilizando de assistência à saúde, matricialmente, assistência farmacêutica, formação e educação permanente. Desde do início da pandemia as PICS Recife vêm se adaptando para continuar prestando seus serviços de forma acessível ao público de usuários e profissionais de saúde que neste momento não estão podendo ter acesso as atividades terapêuticas essenciais à saúde, pois devido ao isolamento social é necessário o investimento em formas de cuidado por via remota. Para suprir tal demanda foi criado o projeto guarda-chuva Recife Integrativo, onde as PICS vêm alcançando o seu público por em três etapas de atuação: 1º Etapa – Atendimento Remoto: As terapêuticas foram adaptadas para atender remotamente via vídeo-chamadas ou telefonemas, desde atendimentos individuais a atendimentos em grupo. 2º Etapa – Ação Digital: Para alcançar um público ainda maior as PICS assumiram diversos formatos online, como aulas completas no Youtube, Lives e postagens diárias no Instagram e Facebook e publicações de materiais escritos como a cartilha de autocuidado. 3º Etapa – Retomada presencial: Estaremos iniciando em agosto a etapa da volta de atendimentos, priorizando os profissionais de saúde, incluindo a ida até as unidades especializadas em covid-19, gerando bem-estar a esse público que está na linha de frente da pandemia.
Tornar acessível a saúde integral de formar segura, gerar saúde e bem-estar em meio ao sofrimento gerado pela pandemia e demais comorbidades, alcançar aqueles que mais precisam de cuidados.
Após a paralização de todas as unidades na cidade do Recife, a coordenação junto com as áreas técnicas, iniciaram um processo de repensar a atuação nesse período atípico. Pensando principalmente em retomar o cuidado com os usuários, foi articulado o projeto intitulado Recife Integrativo, onde todos os esforços estariam voltados para readaptar nossos atendimentos para esse novo contexto, com discussões sobre as possibilidades a serem realizadas, análise dos potenciais em que cada profissional da política poderia estar colaborando com a concretização do projeto . Após esse primeiro momento de análise, fomos junto aos nossos usuários questioná-los sobre as novas ferramentas e as possibilidades de acesso para atendimento. Finalizando o planejamento, começamos com atendimento remoto voltado para os usuários que já utilizavam o serviço, com as práticas remodeladas através de videoconferência. Iniciamos a construção das páginas nas redes sociais, como também o levantamento dos equipamentos necessários para execução dos vídeos e edição dos mesmos. Utilizando ferramentas simples, como celular, soft-box para iluminação, programa de edição e sala adequada dentro das nossas unidades. Com esse material gravado, inserimos conteúdos nessas páginas e construímos uma cartilha para apoiar esse processo de autocuidado. Atualmente estamos planejando o processo de volta das unidades com o objetivo de manter a qualidade do serviço e proteger tanto os usuários como também os profissionais envolvido
O projeto Recife Integrativo vem gerando grande satisfação dos usuários e do público alcançado como um todo, resultando em depoimentos emocionados de como as atividades tem facilitado esse período tortuoso e promovendo saúde para outras comorbidades. O alcance tem sido expressivo nos atendimentos remotos, que no último levantamento de abril e maio houveram 4072 atendimentos individuais e 1259 atendimentos em grupo. A acessibilidade alcançou proporções relevantes tendo um total de 73.342 visualizações de todo o conteúdo disponível nas nossas principais redes sociais até o presente momento. Tais resultados geraram o reconhecimento da atuação das PICS no combate a pandemia em Recife, sendo então incluídos no projeto dos serviços essenciais de atuação do combate ao COVID-19 no município do Recife.
A atual situação pandêmica tornou necessária uma rápida adaptação e transformação nas práticas integrativas que possuía como seu ponto forte o atendimento presencial e em grupo. Desta forma novos meios de contado e acessibilidade para os usuários e profissionais foram estudados e geridos de maneira que a qualidade terapêutica fosse mantida e o alcance fosse expandido, tendo como resultado não apenas a popularização do engajamento as PICS, tornando-as também relevantes aliadas para a manutenção da saúde e bem-estar nesse período de pandemia.
Práticas Integrativas, Atendimento Remoto, Redes Sociais, Acessibilidade à Saúde, Saúde e Bem-estar.