A ilhas da emoções em casa é um projeto inovador da saúde e assistência social em parceria com a secretaria da educação e consiste em promover saúde mental a toda rede de ensino da cidade, incluindo escolas publicas e privadas. Durante a pandemia surgiu uma atenção aos alunos sendo esses, crianças e adolescentes que enfrentavam a ansiedade social frente a restrição das aulas presenciais, o medo, a frustração por não poder sair, passear e/ou brincar com amigos ao ar livre. Nisso surgiu o interesse de levar um momento terapêutico simples e eficaz para dentro dos lares, esse momento consiste reunir a família uma vez por semana para sentar em roda, conversar, se ouvir e jogar, sendo tudo isso orientado por um desafio emocional que e lançado toda semana, por meio de um vídeo pelos psicólogos da gestão municipal. Sabemos que uma ilha é uma porção segura de terra em meio as águas, a pandemia nos cercou de muitas formas, e todos foram obrigados a ficar dentro de casa, ilhados, além disso esta em casa não é sinônimo de estar mais perto uns dos outros uma vez que, as vezes, as pessoas mesmo dentro de casa não param para conversar, saber como o outro esta enfrentando tudo isso. Diante disso, percebemos que o projeto é de fato uma porção seca e segura, um momento do dia em que alunos e família param para conversar, brincar e perceber que precisam se comunicar, dialogar, enxergar o próximo, partilhar as nossas emoções e fortalecer os vínculos familiares.
Objetivo Geral: Cuidar da saúde Mental dos alunos do município, promovendo fortalecimento de vinculo na família, desafiando as casas a se tornarem espaços de escuta e dialogo para melhorar a saúde emocional das crianças e adolescentes. Objetivos Específicos: Identificação das emoções primarias ( raiva, medo, tristeza, nojo e alegria) Fazer as escolas falarem e promoverem inteligência emocional. Redução de Danos para o pós pandemia.
O projeto é aplicado por meio de videos didáticos com um tema específico que trabalha alguma área emocional, sempre acompanhado de uma brincadeira lúdica desafiadora para promover interação e socialização em casa e nas redes sociais. A duração dos videos são de 3 a 7 minutos, são divididos em 4 pontos: 1- Emoção trabalhada( exemplo: raiva) 2- Como identificar a emoção 3- A importância de falar sobre a emoção ( trabalhada) 4- O desafio de uma brincadeira lúdica. Nisso os diretores e professores passam os videos para os alunos e pais, eles escolhem um dia e hora da semana para assistir o vídeo, falar sobre aquela emoção em roda, numa mesa, na hora do cafe da tarde etc, depois eles interagem com a brincadeira. Assim a ilha das emoções é sempre um dialogo em família, com esculta e acolhida seguido por uma diversão.
É notório a promoção de bem estar, diversão e saúde mental na vida dos alunos do município. Algumas famílias postam a sua ilha das emoções nas redes sociais com a hashtag (#saudeeeducacaofiqueemcasaapodi), assim podemos compartilhar a promoção de saúde emocional na vida dos alunos e ver as casas se tornando em algum momento da semana espaços terapêuticos de escuta e fala. As crianças da zona rural também participam e para muitas famílias isso tem ajudado a promover dinâmica, distrações saudáveis para as crianças que sofrem com o medo da pandemia. Além disso, algumas escolas adotaram o momento ilha das emoções como atividade curricular das aulas onlines, nisso vemos as escolas promovendo saúde emocional e reduzindo danos futuros, como traumas, distanciamento emocional, isolamento emocional entre outros.
O projeto descrito tem promovido saúde e fortalecimento de vinculo familiar, social, educacional e promovendo saúde emocional. Isso é relevante para uma sociedade que vem sofrendo frente ao cenário pandêmico. Investir na educação é também investir em saúde emocional garante ao nosso futuro pessoas mais bem equilibradas diminuindo gastos publico com as medicações controladas, pois prevenir doenças e transtornos mentais e diminuir os danos pós pandemia é começar a trabalhar as emoções desde já .
Ilha, emoções, pandemia, fortalecimento de vinculo, redução de danos.