A pandemia causada pela COVID 19 impactou famílias em todo o mundo, onde as diversas organizações, em todas as esferas, buscaram a implementação de diferentes estratégias para conter o avanço da doença. Nesse sentido, dentre as diversas ações implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Abaetetuba (SESMAB), no estado do Pará, destacou-se a atividade de monitoramento, a qual apresentou-se como uma eficaz estratégia de trabalho desenvolvida pelo comitê de gerenciamento de crise da pandemia no município. Assim, a integralização dessa atividade ao plano de contenção do avanço do novo corona vírus no município, buscou, por meio de um sistema de comunicação, mapear pacientes sintomáticos e utilizar-se de uma equipe móvel de enfermagem a fim de orientá-los, bem como as pessoas que compartilhavam o mesmo espaço de convivência, evitando assim um possível deslocamento desses pacientes às unidades de assistência, buscando reduzir o processo de replicação viral. As visitas domiciliares realizadas, principalmente, pela equipe de enfermagem ocorriam de maneira periódica, incluindo atividades de orientação, testagem e/ou pré-diagnóstico por sintomas característicos. Dessa forma, a atividade de monitoramento aconteceu durante os meses de março, abril e maio de 2020, visto que este período caracterizou-se como momento de pico em todo o estado, conforme apontado pelas diversas autoridades e pesquisas científicas disponibilizadas.
O principal objetivo da atividade de monitoramento foi evitar possíveis deslocamentos às unidades de assistência, garantindo uma classificação inicial de pacientes e assim conter o processo de replicação do vírus no município. Para isso, fez-se necessário: observar a evolução clínica dos pacientes com COVID 19, o que permitiu um melhor aproveitamento e disponibilização de leitos no município orientar pacientes, familiares e pessoas próximas sobre as características da doença e as respectivas medidas de prevenção e garantir o isolamento social dos pacientes e de pessoas que tiveram contato direto com eles.
O processo de monitoramento se deu de maneira provocativa, ou seja, havia a necessidade de solicitação por parte da população. Portanto, o inicio da atividade se dava por meio da comunicação do usuário com sistema de comunicação remota, via call center, denominado como diskCOVID. Sistematicamente, o atendente acolhia o paciente via telefone e por meio de um questionário semi-estruturado, com perguntas abertas e fechadas identificava os principais sintomas, onde ao fim desta atividade gerava-se uma lista populacional de prioridades de visitas à equipe móvel de enfermagem, a qual por sua vez identificava o paciente e as pessoas que tinham ou tiveram contato direto com casos positivos, buscando estabelecer uma rede de possível contágio. Feito isso, a equipe, por meio de fichas individuais de acompanhamento, buscava monitorar a evolução dos casos clínicos e otimizar o processo de alocação dos recursos disponíveis no município. Por exemplo, casos leves eram orientados a permanecerem em casa com o uso de medicações sintomáticas, casos moderados tinam a adição de visitas domiciliares promovidas pelos ACS e casos graves eram orientados à procurarem as unidades básicas de saúde ou Unidades de pronto atendimento para uma avaliação médica detalhada. Dessa forma, para que atividade ocorresse de maneira eficiente e segura, fez necessário o uso de equipe multiprofissional, EPIs, apoio logístico e material. Com toda a rede de saúde cooperando e integrada.
Dentre os resultados diretos alcançados pela estratégia de trabalho de monitoramento destacam-se: atendimento humanizado à população acometida pela COVID 19 no município, acompanhamento personalizado e específico aos casos, uma melhor alocação de recursos disponíveis, redução do processo de replicação viral e de deslocamentos desnecessários, sistematização do processo de classificação e encaminhamento de pacientes, sistematização das coletas de swabs para testagem oportuna, melhor distribuição de leitos e redução do risco de saturação das equipe assistencialistas e maior abrangência de atuação da equipe multiprofissional de saúde do município. Dentre os casos monitorados, contabilizou-se 895 pessoas acompanhadas diretamente pela equipe de monitoramento, permitindo mais de 400 diagnósticos e atividades orientativas adequadas a cada caso monitorado. E a partir do mês de junho os monitoramentos foram designados exclusivamente para as equipes de saúde da família dentro dos seus territórios de abrangência, sendo desmobilizado o monitoramento integrado e ele incorporado as atividades de rotina das ESFs.
A atividade de monitoramento estabelecida no período de pico dos casos de COVID 19 mostrou-se como uma importante estratégia dentro de um plano integralizado de combate ao avanço do novo corona vírus, pois permitiu uma melhor identificação e acompanhamento dos casos, garantindo o isolamento social como ferramenta principal de contenção. Dessa forma, promover um atendimento humanizado e específico à população garantiu uma melhor distribuição e organização dos recursos disponíveis no município, o que abrange desde alocação de profissionais até o uso de estruturas específicas de tratamento. Portanto, alcançar os objetivos destacados significou reduzir os impactos da pandemia provocada pela COVID 19, bem como adquirir maior eficiência no uso de recursos municipais. Fortalecendo o município de maneira robusta no enfrentamento à Covid 19.
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