Desde março do corrente ano, a pandemia da COVID-19 vem mobilizando a Academia da Saúde e fazendo a equipe refletir sobre o processo de trabalho já consolidado. Coube ao coletivo de gestores e trabalhadores, fazer as seguintes perguntas: Como podemos continuar ofertando atividades neste momento de pandemia, com as atividades coletivas suspensas e os usuários em distanciamento social? Sendo a atividade física, importante para a manutenção da saúde física e mental, qual a estratégia usar para garantir a continuidade do cuidado? Adequando-se ao contexto, diante das restrições impostas pela pandemia, surgiu a necessidade de reinvenção e inovação, assim as atividades e ações da Academia da Saúde deste município foram gradativamente reformuladas. As orientações da Organização Mundial de Saúde são para manter o condicionamento físico sem aglomeração, sendo a orientação de atividade física à distância, através de redes sociais e videoconferências uma alternativa. Diversos estudam a importância de realizar atividade física regular, de modo a melhorar o sistema imunológico, entre os outros benefícios desta prática. Consideramos que as possibilidades de atuação da Academia da Saúde ampliaram a capacidade de visão dos profissionais e da comunidade, bem como o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento deste desafio e outros tantos que virão no âmbito da Atenção Primária à Saúde, para manutenção da longitudinalidade do cuidado.
Relatar a experiência de reorganização do processo de trabalho da Academia da Saúde visando o enfrentamento à pandemia COVID-19 no município de Balneário Piçarras/ SC.
O programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos. Em Balneário Piçarras há 2 pólos e neste momento de pandemia foi preciso inovar, ainda assim, procuramos seguir as diretrizes do Programa: 1. Referenciar-se como um dispositivo/estratégia de promoção, prevenção e atenção à saúde 2. Espaço de produção e vivências para construção coletiva e individual de modos de vida saudáveis. Houve a possibilidade de suspender as atividades, sob emissão de nota técnica do Ministério da Saúde, mas a equipe acreditou ser inviável, visto os benefícios da atividade física para a saúde física e mental, levando em conta que os usuários poderiam passar a adoecer, por conta do distanciamento social. Elegeu-se, para continuidade do cuidado, as atividades de ginástica global e pilates, além do atendimento indivual, remotamente. Os usuários já compunham grupos no whatsapp e por ali as atividades começaram a ser realizadas, com duas possibilidades: vídeo chamada e/ou vídeos para realização da atividade no horário mais adequado aos usuários. São 4 grupos de whatsapp, totalizando 99 usuários inscritos. O envio de aulas acontece, por vídeos gravados pelo professor, três vezes por semana para cada grupo, além da média de dez vídeo chamadas semanais por grupo. A gravação e contato com usuários acontece no Polo Central e as informações do número de participantes são obtidos pelo sistema de informação do município/CELK
À apresentação da proposta, houve resistência por parte de alguns usuários, a equipe realizou um trabalho árduo de sensibilização, bem como precisou inovar e pensar em estratégias para que a realização das atividades fosse possível. Mas todo o esforço valeu, hoje os usuários participam e dão um feedback positivo. Como a pandemia está se estendendo por mais tempo que o previsto inicialmente, optou-se em criar um canal no Youtube, para permitir o acesso de mais pessoas. Entre os dias 23 de março e 26 de julho de 2020 houve 2443 participações nas atividades remotas, registradas no Sistema Celk pelo professor responsável e 112 atendimentos individuais, também de maneira remota, por este mesmo profissional.
O enfrentamento à pandemia do novo coronavírus tem sido, sem dúvida, um enorme desafio para a atuação da saúde pública do Brasil e no mundo. Com isso, vemos a importância do fortalecimento do SUS em todos os seus componentes: vigilância, cuidado em todos os níveis de assistência (primário, secundário e terciário), pesquisa e extensão. Assim, em três meses de enfrentamento ao coronavírus percebemos o quanto o alinhamento e trocas entre gestão e trabalhadores se faz necessário. Neste movimento de avaliação e monitoramento, podemos observar que a Academia de Saúde de Balneário Piçarras continua o seu fazer de forma responsável e colaborativa, garantindo o cuidado e a promoção de hábitos de vida saudáveis aos usuários do SUS. Atuar no combate à COVID-19, torna-se uma oportunidade de aprendizagem em variados aspectos. A possibilidade de atuação em diversas atividades presenciais ou virtuais, gera tanto nos profissionais quanto nos gestores um crescimento profissional e pessoal, ampliando a capacidade de visão da comunidade e o desenvolvimento de diferentes habilidades para o enfrentamento deste desafio e outros tantos que virão no âmbito da promoção, prevenção e intervenção à saúde.
Academia da Saúde de Balneário Piçarras, Serviços de saúde, Atenção Primária à Saúde, Atitudes e Práticas em Saúde, COVID-19, Atividade física,