A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, transformou a sede da Academia da Saúde, localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), em um centro completo de triagem para casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19). É o Ambulatório de Atendimento de Síndromes Respiratórias. Para facilitar o acesso, foram instaladas placas indicativas em frente à UBS e na fachada do ambulatório. Pacientes que apresentem sintomas como febre, tosse, coriza ou falta de ar são atendidos neste Ambulatório, por uma equipe capacitada e especificamente destinada a este fim.
O local foi criado em função do aumento no número de casos da Covid-19 no Município. O ambulatório contribui para a diminuição dos riscos de contaminação, uma vez que os pacientes com sintomas gripais - possíveis casos de Coronavírus - não precisarão acessar a UBS para buscar atendimento, deixando de frequentar os mesmos ambientes que pessoas do grupo de risco, como idosos e doentes crônicos, crianças e demais que utilizam os serviços da UBS nas consultas periódicas e especializadas.
O local foi dividido em cinco partes: sala de espera, logo na entrada, que conta com placas indicativas de distanciamento, oferta de álcool em gel e distribuição de senhas sala de triagem, onde são coletados dados pessoais e verificada a temperatura sala de observação sala para realização de testes rápidos para confirmação ou descarte dos casos e consultório médico, onde será realizada a consulta dos pacientes e a orientação dos casos. Todas as áreas seguem o protocolo de higiene e segurança estipulados pelos órgãos de saúde.
O Ambulatório de Atendimento de Síndromes Respiratórias busca identificar e tratar os casos com sintomas leves de coronavírus, possibilitando que os demais serviços oferecidos na Unidade Básica de Saúde sejam mantidos e retornem à rotina habitual com segurança, principalmente por haver essa separação da UBS do Ambulatório que foi criado no espaço da Academia da Saúde, ao lado da UBS.
O Ambulatório de Atendimento de Síndromes Respiratórias proporciona maior segurança aos pacientes que buscam atendimento com sintomas respiratórios, principalmente agora que o Ministério da Saúde mudou a orientação e passou a sugerir que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde já nos primeiros sintomas de coronavírus, proporciona maior segurança aos demais pacientes que acessam os serviços oferecidos pela UBS e também a própria equipe, já que determinados profissionais foram destinados exclusivamente para atender no Ambulatório.
Ambulatório Sintomas Respiratórias Covid Academia Saúde