A educação em saúde deve ser entendida como uma importante vertente à prevenção de apoio social e individual no combate ao Novo Coronavirus, Em reunião dos técnicos da secretaria de saúde de Barbalha e o Grupo de Trabalho (GT), é aprovado iniciar atividades de educação a partir de contato com pessoas da comunidade que ainda não tinham acesso a informação sobre o novo coronavírus, principalmente nas localidades de zona rural. As áreas foram divididas em oito polos, formados por duas ou três áreas adscritas da Estratégia Saúde da Família, incluindo áreas descobertas. Este trabalho foi realizado por grupo de seis a sete pessoas, com abrangência em três polos, incluindo as localidades de Arajara, Caldas, Riacho do meio, Santo Antônio, Bela Vista, Malvinas, Santa Terezinha, Macaúba, no Município de Barbalha no estado do Ceara. Desenvolvido entre os meses de março à julho de 2020. Tendo como população alvo todos os moradores das comunidades. A motivação veio a partir do que foi observado, que a população de áreas mais distantes dos polos da cidade, principalmente zona rural, estavam com déficit de informação quanto ao novo coronavírus e os cuidados essenciais para sua saúde, outra grande motivação é o reconhecimento da nossa responsabilidade como profissionais do Sistema Único de Saúde, garantindo a materialização dos princípios do SUS para a saúde e vida da população.
Relatar a experiência sobre a abordagem educativa em parceria com a educação popular em saúde na comunidade para a prevenção da covid-19.
Relato de experiência, descritivo, com abordagem qualitativa. As atividades foram realizadas em faseamentos para melhor organização, acesso, implementação e monitoramento dos resultados. Primeiro, realizou-se uma reunião para planejamento com a Secretaria de Saúde, e membros do grupo de trabalho na prevenção da COVID-19. Os recursos utilizados foram, carro de som, mega fone, recursos humanos (a exemplo os poetas da Sociedade de Poetas de Barbalha e o Mestre da Cultura (capoeira, maculelê, maneiro pau) Chico Ceará do Terreiro Arte e Tradição), fitas zebra, equipamento de proteção individual, mídias sociais, rádio comunitária. Segundo, visita à estratégia Saúde da Família, para identificar atividades que estavam sendo realizadas na comunidade para delineamento de particularidades ao território. Terceiro, efetividade das ações no território, o percurso era realizado a pé, no intuito de levar a informação à todas as pessoas. As atividades foram orientações em uso de mega fone, anuncio no carro de som de poesias feitas pelos poetas, em sensibilização à comunidade, demarcação e fiscalização de estabelecimentos, e orientação um a um, visitas e treinamentos em escolas para grupo de trabalhadores, compartilhamento de vídeos feitos pelos profissionais de saúde (enfermeiros, ACS, médico) para sua área, programa tira dúvidas nas rádios comunitárias. A permanência era de cinco dias em cada comunidade, após avaliação as atividades eram retomadas.
Obtido méritos principalmente o acesso dos grupos de trabalho junto aos seus articuladores a toda população mesmo que em áreas descobertas pela atenção primária, áreas de difícil acesso geográfico, no qual a equipe caminhava em média 3 a 4 km a pé com orientações e atividades a população, realizando sensibilização um a um. A relevância dessa experiência por envolver o trabalho da comunidade no seu processo de saúde- doença, em toda comunidade urbana e rural do município de Barbalha, sua relevância se enaltece pelos relatos colhidos no percurso do trabalho pela população dispostas a contribuir, a serem disseminadores das ideias ali trabalhadas, os resultados também foram visíveis quanto ao número de pessoas nas ruas os quais foram diminuindo, as casas da zona rural passaram a ter comunicados nas portas não permitindo visita, os estabelecimentos comerciais se tornaram adaptáveis com demarcação, álcool em gel na entrada, controle de pessoas para o acesso e comunicados nas suas fachadas com exigência da utilização de máscara. O número de pessoas em praças e calçadas foi reduzido, a adesão das pessoas na comunidade ao uso de máscara foi visível.
A educação em Saúde em parceria com os educadores populares se faz essencial nos serviços de saúde com abrangência na comunidade, ao território, por meio da educação a cultura pode ser moldada aos hábitos corretos diariamente, foi visto que a colaboração da comunidade é possível por meio da implementação de meios simples e viáveis envolvendo os atores sociais assertivos, proporcionado um processo de saúde equânime e exitoso, tendo a educação popular influência direta na singularidade de cada território, bem como uma medida de garantir a efetivação dos princípios do SUS por meio da participação popular, trazendo reconhecimento a autonomia do sujeito e da coletividade.
Educação em Saúde, Educação popular em Saúde, Participação Comunitária, Promoção da Saúde.