Declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 30 de janeiro de 2020, o novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Em Calçoene, o primeiro caso confirmado da doença foi em 19 de abril de 2020. Atualmente, são mais 1508 notificados, com 808 confirmados pela Doença. As ações realizadas no município de Calçoene no período de março a julho de 2020 ajudaram no processo de controle mais eficaz, permitindo resultados efetivos quanto à diminuição e à eliminação da circulação do vírus nas localidades urbana e rural que é tão almejada.
Descrever a distribuição dos casos da Covid 19 e as estratégias de ações de controle executadas no município de Calçoene no período de abril a julho de 2020.
Buscou-se trabalhar os componentes do Plano Municipal de Enfrentamento da COVID 19. Por meio de decreto municipal, as aulas foram suspensas em meados de Março de 2020. Foi instalada barreira sanitária 24 horas na entrada da cidade para fiscalizar e proibir a entrada da população não residente. Foi instalado um Centro de Covid 19 na UBS Gilmar Ramos com funcionamento de segunda a sexta para atendimento e testagem da população suspeita. Para o monitoramento dos pacientes confirmados, foi implantada ficha de monitoramento padrão com o acompanhamento diário, ou a cada 48 horas. Foi contratada uma equipe de profissionais para realizarem monitoramento da população nos espaços públicos em relação as aglomerações. Foi implantado boletim epidemiológico diário para a divulgação dos casos da doença para a população nas redes sociais.
Com a implementação das estratégias de melhoria ao acesso de ao diagnóstico e tratamento, capacitação dos profissionais de saúde, e monitoramento contínuo dos resultados obtidos com cada intervenção, o município registrou da 17ª a 29ª Semana Epidemiológica de 2020 , aproximadamente 1508 casos notificados, sendo 808 casos confirmados e 588 casos descartados. Destes, 367 já estão recuperados , e 435 estão em monitoramento. Apesar de todo o esforço, o município registrou oficialmente 5 óbitos por covid 19. Em relação a distribuição da doença no município nesse período, a área urbana representou 67% dos casos confirmados. No entanto, a localidade rural da Vila do Lourenço, registrou o maior número de casos, com 164 casos confirmados, e tendo participação em 22% do registro total. Em relação ao sexo, 53% dos casos são de mulheres. Com o aumento da testagem rápida a partir da 21ª SE, os casos aumentaram semanalmente, até atingir o máximo de registro em 138 na semana epidemiológica 21ª. A partir de então, os casos começaram a declinar chegando a semana epidemiológica 29ª com 34 casos confirmados. Hoje 6,5% da população do município foi infectado pela COVID 19, bem abaixo da projeção calculada.
As ações realizadas para o controle da COVID 19 no município de Calçoene foram fundamentais para os resultados obtidos de casos da doença. O fortalecimento e o empoderamento das equipes de saúde com o apoio da Gestão e da comunidade se mostraram eficazes para conter o avanço da doença no município.
Calçoene, COVID 19, COROVA VÍRUS.