A Covid-19 é uma doença infectocontagiosa provocada pelo vírus SARS CoV-2, mas isso não significa que ela não possa acarretar também problemas de saúde mental e emocional nas pessoas as quais são acometidas por ela. Ao observar que o processo de pandemia do vírus tem sido acompanhado de medo, estresse, ansiedade e em alguns casos pânico generalizado, o projeto Cinema nas Enfermarias desenvolvido pela Prefeitura de Barcarena/Pa, através da Secretaria Municipal de Saúde, no Hospital Municipal Wandick Gutierrez, surgiu a partir da identificação da necessidade de cuidados em saúde mental aos pacientes internados pela Covid-19, visto que o processo de internação pelo novo coronavírus requer isolamento e decorrente a ausência de contato presencial com familiares e amigos, proporciona o aparecimento de crises de ansiedade, rebaixamento do humor, instabilidade emocional, entre outros fatores psíquicos. O projeto iniciou-se em maio, no pico de internação hospitalar no referido hospital pela Covid-19, sendo direcionado totalmente a pacientes de Covid-19, mais de 100 pacientes passaram pela atividade terapêutica, a qual visa promover o bem estar emocional e psicológico dos pacientes.
A criação do Projeto Cinema nas Enfermarias no Hospital Wandick Gutierrez tem como objetivo principal promover o cuidado em saúde mental e emocional a pacientes em tratamento de Covid-19. O projeto através da exibição de filmes com mensagens motivacionais busca oferecer esperança, elevar a autoestima do paciente e aumentar a confiança e motivação do mesmo em direção de sua cura, tendo como foco principal o bem estar emocional e psicológico dos pacientes, sendo alcançado através de uma perspectiva humanizada de cuidado.
O projeto foi desenvolvido pela área de Psicologia do hospital, ocorre três dias na semana nas enfermarias reservadas a pacientes em tratamento da Covid-19. Utiliza-se data show, computador e caixas de áudio na transmissão do filme, o qual é escolhido a partir de sua sinopse, visando sempre filmes que relatam histórias reais de superação e cura, pois deseja-se através desse projeto transmitir esperança através de filmes com mensagens motivacionais aos pacientes, os quais na maioria dos casos apresentam desmotivação, medo, tristeza, desesperança frente à doença e ao fato de não poderem, por medidas de segurança e de contenção da propagação do vírus o contato presencial com seus familiares e amigos. Após visita psicologia é identificada a enfermaria onde os pacientes apresentam rebaixamento do humor e sinalizam em sua fala humor depressivo e episódios de ansiedade decorrente ao processo de adoecimento, hospitalização e saudade da família e rotina cotidiana, a partir desse primeiro contato e identificação do estado emocional dos pacientes, tal enfermaria é selecionada para a execução do projeto, o qual prioriza pacientes em estado emocionais críticos.
No pico de hospitalização pelo novo Coronavírus em maio de 2020 no Hospital Municipal Wandick Gutierrez, observou-se que muitos pacientes apresentavam em seu quadro clínico fatores psicológicos e emocionais que afetavam sua estabilidade física, a partir disso o projeto foi criado na tentativa de promover cuidado humanizado em saúde mental, visando um cuidado múltiplo a esses pacientes a partir de uma perspectiva biopsicossocial de cuidado em saúde. Os resultados mostraram significativa melhora clínica do estado de saúde dos usuários do serviço, com relatos de superação e elevação da autoestima e de perspectivas positivas quanto a sua cura. Após assistirem os filmes, os pacientes relataram sentir-se mais motivados e confiantes quanto a melhora do seu quadro clínico. O filme proporcionou aos usuários a acreditarem na ressignificação da vida após a experiência com a Covid-19. Até o momento mais de 60 pacientes participaram da experiência, com relatos positivos da iniciativa.
Ao ser anunciado a chegada do Coronavírus ao município de Barcarena, o Hospital recebeu reforços de profissionais para o enfretamento do Covid-19, dentre eles, um profissional da Psicologia, tendo sido possível desenvolver essa atividade de extrema importância no cuidado em saúde mental e na estabilidade física, psicologia e emocional dos pacientes. Com os resultado, os quais foram colhidos principalmente através dos relatos de pacientes alcançados pelo projeto é possível perceber a importância da psicologia, da atenção psicológica e do cuidado em saúde mental dentro do âmbito hospitalar. O projeto Cinema nas Enfermarias foi de extrema importância para que fosse possível ser desenvolvido uma prática humanizada e com olhar singular a cada indivíduo acolhido em nosso hospital para tratamento clínico do novo coronavírus, trazendo grandes êxitos no serviço de acolhimento e cuidado aos usuários.
COVID-19. Saúde mental. Humanização.