O surgimento da pandemia de COVID -19 no Brasil, tornou necessário a criação de documento norteador e padronizador de ações ao enfrentamento direcionado às equipes assistenciais das UPAs de São Bernardo do Campo. O POP encontra-se na 16ª edição sendo atualizado seguindo as orientações das entidades de referência. As propostas terapêuticas adotas para os pacientes suspeito ou confirmado, são alinhadas às condutas do Complexo Hospitalar Municipal, com o intuito de garantir a continuidade do cuidado nos hospitais de referência do Município. Os casos de baixa complexidade, sem a necessidade de internação hospitalar atendidos nas UPAs, são encaminhados às Unidades Básicas de Saúde ( UBSs) para acompanhamento da evolução clínica.
Para atender às instruções do Ministério da Saúde, Anvisa, Governo do Estado e Vigilância Sanitária do Município, o Departamento de Urgência e Emergência (DAHUE) elaborou o POP com o objetivo de padronizar a assistência ao paciente suspeito de COVID 19, fornecendo às equipes assistenciais atualizações de forma rápida e compacta.
Seguindo as orientações dos orgãos reguladores, o DAHUE atualiza periodicamente e disponibiliza o material na forma digital, garantindo assim o acesso rápido as informações e orientações mais atuais para as equipes assistenciais. No POP consta os modelos de documentos, como Fluxo de coleta de exames de casos leves, Ficha de Autópsia Verbal , Ficha de Notificação de Síndrome Respiratória Aguda Grave, Manejo do Broncoespasmo na Síndrome Gripal, Termo de Declaração para afastamento de familiares, Suporte Ventilatório para pacientes com suspeita de COVID-19, Sequência de Entubação para pacientes suspeitos, Agendamento de consultas na UBS para acompanhamento dos casos. Há tambem fluxo interno específico para manejo do paciente suspeito na unidade, orientações para notificação de caso suspeito ou confirmado no e-SUS, instruções para solicitação de vaga para casos graves, orientação para preenchimento de Declaração de Óbito, instruções para uso correto de Equipamentos de Proteção Individual e coleta dos exames de COVID-19.
O POP tem sido uma documento de referência útil e atualizada para consulta da equipe assistencial, garantindo a padronização do atendimento prestado ao paciente suspeito de COVID-19.
O POP tem se mostrado uma ferramenta norteadora muito eficiente para as equipes da linha de frente na assistência dos pacientes com COVID-19, apesar das dificuldades encontradas devido as constantes divergências científicas.
Procedimento Operacional Padrão COVID-19 Unidades de Pronto Atendimento