Schroeder possui uma população estimada de 21 mil habitantes e conta com uma rede pública de saúde estruturada em seis equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), uma Unidade Básica de Saúde e recentemente, um Pronto Atendimento. Em 19 de março foi publicado pelo estado de Santa Catarina a determinação de medidas de enfrentamento para COVID-19. A Secretária de Saúde, baseada na experiência européia de criação de tendas de triagem e separação do atendimento para sintomáticos respiratórios, optou por seguir esse modelo. No dia 23 de março o município de Schroeder iniciou com a tenda de triagem ao lado do Pronto Atendimento e com uma equipe formada por um médico, 2 técnicas de enfermagem e uma enfermeira. Ao longo desses meses, foram publicados inúmeros protocolos, guias, diretrizes e artigos que exigiram adaptações constantes e rápidas do município no cuidado, controle e tratamento da infecção por SARS-CoV-2. A capacidade de adaptação e enfrentamento de uma pandemia, dentro da rede de saúde em um município pequeno, foi testada continuamente em todo o período. A missão foi garantir o melhor atendimento e eficácia no combate, com segurança para todos os envolvidos, e com apoio e orientação da sociedade.
Promover uma ação integrada dentro dos setores de saúde do município e da secretaria de saúde com a sociedade. Reestruturar o fluxo dos atendimentos para garantir o melhor cuidado e testagem dos sintomático respiratórios. Manter a resolutividade e acompanhamento da demanda de doentes crônicos, pré natal, puericultura e vulnerabilidades no município pelas Estratégias de Saúde da Família. Comprovar a capacidade de adaptação do setor público conforme o surgimento de novas necessidades e protocolos.
A criação de uma tenda de triagem para os sintomáticos respiratórios foi o início para a reestruturação do cuidado à saúde no município diante da pandemia de coronavírus. Concomitante ao início do funcionamento da tenda, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram capacitados para preenchimento do Fast Track conforme o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus na Atenção Primária à Saúde, realizando o encaminhamento e orientação para atendimento na tenda de triagem. A equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) responsabilizou-se pelo monitoramento dos pacientes e contatos domiciliares atendidos na tenda de triagem. O Pronto Atendimento do Município assumiu a retaguarda dos casos com critérios de gravidade. A comunicação e atualização de todos os colaboradores foi realizada através de reuniões frequentes pelo aplicativo Google Meet. A Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária realizaram visitas em diversas empresas do município, realizando orientações e abrindo um canal de comunicação e confiança entre a secretaria de saúde e os setores da economia. Realização de vinhetas para circulação na rádio e a realização de vídeos publicados nas redes sociais e aplicativos para informar a população sobre os fluxos de atendimento e medidas de prevenção.
O município de Schroeder apresentava em 31/08/2020 uma taxa de incidência por COVID-19 de 11 por mil habitantes e uma taxa de letalidade de 4,5 por 100 mil habitantes (dados fornecidos pela Amvali). Os valores estão abaixo da média nacional e estadual. O fluxo de cuidado aos sintomáticos respiratórios foi compreendido e aceito pela população. A tenda de triagem e a equipe de atendimento foram ampliadas junto com o aumento da demanda. Atualmente, além da tenda, o centro de triagem é composto por 2 contêineres utilizados como consultórios médicos, um contêiner adaptado para banheiro aos que aguardam atendimento, uma sala de triagem, e dois espaços para realização de coleta de exames para SARS-CoV-2. A utilização de aplicativo para comunicação permitiu a capacitação sobre coronavírus, uso correto de EPIs (equipamento de proteção individual), atualização dos protocolos e novos fluxos para os mais diversos profissionais da saúde (por exemplo, ACS, responsáveis pela limpeza, motoristas e médicos). A incorporação de novas tecnologias, como aplicativos para reuniões e redes sociais para informar a população, permitiu agilidade ao fluxo e uma maior disseminação de informações essenciais para os trabalhadores de saúde e para o público. O aperfeiçoamento na comunicação foi uma lição incorporada.
A pandemia por COVID-19 exigiu dos serviços de saúde ações imediatas. A Atenção Básica assumiu a responsabilidade de triagem, monitoramento, testagem e atendimento aos portadores de sintomas respiratórios. A criação de fluxo de atendimento foi essencial para que, ao agregar essa nova função, as ESF conseguissem manter o seu papel. A criação da tenda de triagem mostrou-se eficaz em garantir o acesso rápido e seguro aos sintomáticos respiratórios e manter os postos de saúde em funcionamento. A retaguarda assumida pelo Pronto Atendimento agregou segurança. Todos os profissionais da saúde foram incorporados ao fluxograma: motoristas pela entrega de exames ao LACEN, as zeladoras com papel essencial de manter a higiene, os ACS recepcionando e direcionando os pacientes, a Vigilância Epidemiológica como liderança, a enfermagem realizando os testes para SARS-CoV-2, os médicos no cuidado direto e tratamento, o NASF no monitoramento, a técnica de segurança ao realizar capacitação. Enfim, a necessidade de um trabalho conjunto em que cada pessoa entende a responsabilidade da função que exerce foi essencial para concretizar o fluxograma de atendimento dentro de Schroeder. Essa ação conjunta demonstra a capacidade do serviço público de saúde.
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