As equipes de Saúde da Família Ribeirinha adotaram medidas de precaução e isolamento da COVID-19 e notas técnicas da Vigilância em Saúde. O que parecia distante de nossa realidade no dia 13 de março o primeiro caso de Coronavírus é confirmado no Estado do Amazonas. Este era o primeiro no Norte do Brasil. A implantação da UBS Flutuante que atende os ribeirinhos de acordo com vivências peculiar no município de Autazes - Amazonas, distante da capital do estado aproximadamente 110 km em linha reta e 218 km por via fluvial. A área territorial do município de Autazes é de 7.599 km². Os principais rios que percorrem o município de Autazes são os rios Amazonas, Madeira, Madeirinha ou Autaz Açu, Castanha e Murutinga. O acesso à Autazes é por via fluvial (porto do Ceasa) ou por via terrestre (BR319). A população estimada para o ano de 2019 em Autazes é de 39.565 habitantes, com densidade demográfica de 4,23 habitantes por km² e segundo dados da Prefeitura Municipal de Autazes, a população rural e ribeirinha de Autazes é cerca de 23.628 (59,72%) habitantes, distribuída em 114 comunidades rurais e ribeirinhas.
Elaborar medidas preventivas emergenciais de prevenção de contágio pelo Coronavírus (COVID-19) a população ribeirinha no município de Autazes/AM. Identificar o mais precocemente a introdução da Covid-19 e organizar os serviços na UBS Flutuante, frente aos casos de notificações suspeitas e confirmadas da Covid-19. Implantar monitoramento dos casos de Coronavírus das comunidades rurais e ribeirinhas. Ampliar os serviços de atendimento e ações em saúde em áreas de difícil acesso e distâncias geográficas.
Trata-se de um relato de experiência vivenciadas pelas Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas em área fluvial, nas comunidades de difícil acesso atendidas na UBS Flutuante com distâncias geográficas amazônica. A população estimada em Autazes é de 39.565 habitantes e segundo dados da Prefeitura Municipal de Autazes, a população rural e ribeirinha de Autazes é cerca de 23.628 (59,72%) habitantes, distribuída em 114 comunidades cujas maiores são Urucurituba, Novo Céu, Novo Mastro e Sampaio, além do distrito indígena de Murutinga e Trincheira, sendo que os principais rios Amazonas, Madeira, Autaz Açu, Castanha e Murutinga . Os elementos facilitadores de gerenciamento para promoção do desenvolvimento integral da saúde a população ribeirinha no enfrentamento do Coronavírus do Município de Autazes no Amazonas.
Inicialmente, foi criado o Comitê de Operações de Emergência – COE do município de Autazes, em atendimento a Portaria FVS-AM para detectar, investigar e atender as necessidades de saúde dos ribeirinhos, com base nas recomendações da OMS e MS, foi proposto pela equipe de saúde a elaboração e implantação do Protocolo de Manejo de casos na Atenção Básica para as Estratégias de Saúde da Família Ribeirinha – ESFR com porta de entrada resolutiva, de identificação precoce e encaminhamento correto de casos graves. As condições de vida dos ribeirinhos contempla situações peculiares devido a principal fonte de subsistência predominante de produtos naturais e pesca nativa. O acesso aos serviços de saúde é limitado por causa das distâncias geográficas das comunidades ribeirinhas que atuam em locais longíquos composta por Equipes de Saúde da Família Ribeirinha. A ampliação dos serviços oferecidos durante as viagens itinerantes por meio de embarcações que duram aproximadamente 6 dias de viagem e o acesso aos pacientes encaminhados até a sede do município se dá por meio de ambulanchas com duração de até 3 horas, se deslocando em grandes distancias a fim de acompanhar o território de abrangência. As estratégias para o enfrentamento do Coronavírus foi realizado em parceria com a Associação de Comunicação, canoeiros, os Agentes Comunitários de Saúde e lideranças comunitárias, realizando busca ativa e levantamento dos casos suspeitos de Síndromes Gripais Agudas Graves.
A Equipe de Saúde multiprofissional treinada utilizou protocolo estabelece as orientações quanto ao manejo clínico dos casos de COVID-19 na em área ribeirinha e estabelece que o acompanhamento do paciente e remoção na ambulancha, seja na visita domiciliar com medidas de precaução de contato ou monitoramento por telefone rural. Os ribeirinhos com coronavírus assinaram um termo de responsabilidade para permanecer em isolamento até completar a quarentena. Como medidas preventivas também foi decretado do uso de máscaras doadas pela Associações de mulheres em parceria com a Prefeitura Municipal de Autazes que entregou o kit de higiene com álcool em gel e sabão. E aqueles que residem domicílio com somente um cômodo foi padronizado de acordo com o distanciamento de 1 a 2 metros de outros integrantes da família, mantendo as janelas abertas. Foi também decretado o uso de pulseiras identificando o período do isolamento e a implantação da UBS Flutuante que acompanha o trajeto dos rios para ampliar os serviços e atendimentos em saúde nas comunidades ribeirinhas.
Saúde Ribeirinha, UBS Flutuante, enfrentamento do Coronavírus.