Com a alta demanda para realizar o telemonitoramento nas 71 unidades de saúde de Campo Grande, passamos a utilizar um aplicativo de disparo em massa de mensagens onde a pessoa conversava com uma máquina que lhe fazia perguntas, a partir disto começamos a enviar para as unidades os pacientes que necessitavam de um acompanhamento mais próximo, orientar o cidadão sobre o uso e aonde poderiam retirar o medicamento. A unidade durante este período mantinha-se realizando o telemonitoramento via telefone e nós como complementação monitorávamos os atendimentos via sistema e-SUS e também fazíamos o disparo em massa de mensagens 1x ao dia, onde o enfermeiro Bruno entrava na conversa caso verificasse um padrão de resposta alterado. Custo para o município R$0,00
Realizar o telemonitoramento dos usuários sintomáticos que acessaram a Atenção Primária a Saúde. Realizar o telemonitoramento dos usuários com teste rápido Positivos para COVID19, testados na Atenção Primária a Saúde. Orientar a população os pontos de distribuição dos medicamentos utilizados no tratamento da COVID19
A metodologia utilizada foi o app de disparo em massa, com respostas automatizadas de acordo com a informação relatada pelo usuário.
Em dois dias 1.650 mensagens enviadas, 1 paciente orientada quanto aos locais de retirada do medicamento, 2 pacientes evoluindo com piora do quadro orientados a procurar atendimento nas UPAs do município + solicitação para que o médico da equipe entre em contato diário para telemonitoramento.
Apesar de parecer pouco aquilo que está sendo realizado, conseguimos dentre as mensagens enviadas, atingir nosso objetivo que é identificar pessoas que podem evoluir com piora, evitando que elas cheguem nas unidades de internação/atendimento em estado crítico. Conseguimos criar um vínculo com paciente e acessa-lo de forma mais fácil, transmitindo confiança e nos colocando ao seu lado. Paciente sem medicamento evolui mal, paciente sem monitoramento evolui mal e com este novo serviço da COORDENADORIA DA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA conseguimos unir nossas forças a das unidades de saúde da família, no enfrentamento à COVID19.
WhatsApp covid, telemonitoramento via whatsapp, telemonitoramento.