Criação de uma plataforma digital simples e prática, com três módulos: cidadão, equipe de saúde e gestor. O cidadão realiza um auto teste através de uma plataforma digital www.cvadigital.com.br e automaticamente suas respostas são encaminhadas à unidade de saúde de referência do cidadão! A equipe de saúde consegue captar esses sintomáticos respiratórios precocemente e realizar todo o protocolo dentro do próprio sistema! Tanto a equipe como o gestor têm acesso ao painel de dados reais do município, desde a entrada do paciente no sistema, sua evolução e sequência de atendimento, podendo identificar por cores como o paciente está nas últimas 24 h: verde: melhora, azul: estável e vermelho: piora. É uma ferramenta fantástica, tanto para o cidadão, que tem a facilidade de relatar seus sintomas pelo seu celular, como para a equipe, com acompanhamento diário através da plataforma. Por último, o gestor tem um painel de todas as unidades, com gráficos e evolução dos pacientes, acompanhamento de áreas mais acometidas, podendo tomar medidas mais assertivas, como compra de testes rápidos, entre outros. Além de toda a equipe poder acompanhar em tempo real a evolução do quadro clínico do paciente.
Captar sintomáticos respiratórios, através de uma plataforma digital, proporcionando a interação direta e rápida entre o cidadão e a sua respectiva equipe de saúde, com facilidade e comodidade, através do seu celular. Possibilitar a equipe de saúde acompanhar e evoluir o paciente com praticidade e agilidade, com atualização direta dos protocolos, datas para realização de testes rápidos e período de monitoramento, e todas as atividades relacionadas ao COVID19. Dispor a situação em tempo real e atual de todo o município pelo gestor de saúde, para tomada de decisões assertivas e acompanhamento da evolução do quadro clínico de todo os pacientes do município.
Após as medidas adotadas em determinação do isolamento social, tivemos a vivência de que os sintomáticos respiratórios leves não estavam sendo captados e também as equipes estavam com dificuldade no preenchimento de planilhas e agendas para acompanhamento dos pacientes, o que estava deixando o gestor, em tempo real, distante da situação. Diante disso, houve a criação de uma plataforma digital simples e prática, em que o cidadão com sintomas respiratórios ou que teve contato com caso POSITIVO para COVID19, acessa o site, faz o seu cadastro ou de quantas pessoas forem necessárias, responde à um simples questionário, e os dados são enviados diretamente à sua equipe de saúde. A equipe, por sua vez, dentro da plataforma, tem a possibilidade de preencher à todos os dados, com evolução diária do quadro do paciente, agendamento de testes rápidos, entre outros. Todos esses dados são apresentados em tempo real ao gestor de saúde, que tem o acesso à todas as unidades, com gráficos e tabelas.
Como projeto piloto, em 1 (um) mês de implantação da plataforma no município, a captação passou de 05 (cinco) casos monitorados para 43 (quarenta e três), de 03 (três) casos suspeitos para 41 (quarenta e um) e de zero (0) casos confirmados para 15 (quinze). Dos casos confirmados nota-se uma ascensão da curva nas três primeiras semanas e, na última, apenas 2 (dois) casos, o que demonstra que casos suspeitos e monitorados estão sendo captados precocemente e diminuindo a curva de contágio. Dos confirmados, 1 (um) caso foi cadastrado logo no início dos sintomas no sistema por uma farmácia, pois todas as portas de entrada do município (farmácias, consultórios médicos, pronto atendimento) têm link de acesso para cadastro de sintomáticos respiratórios na plataforma. O gestor tem visão geral, em tempo real, da captação e evolução dos pacientes, podendo tomar decisões planejadas e assertivas. Outros 15 (quinze) municípios aderiram à plataforma.
Com a plataforma digital, que conta com três módulos (cidadão, equipe de saúde e gestor), a captação efetiva de sintomáticos respiratórios ou de contatos com caso POSITIVO para COVID19, está acontecendo de forma precoce, diminuindo a curva de incidência no município. Geralmente pacientes mais jovens que estão evoluindo com sintomas gripais leves. A equipe tem uma ferramenta facilitadora do trabalho e o gestor um instrumento planejador de suas atividades.
Cadastro Voluntário de Atendimento, Captação Precoce, Tecnologia de Informação, Praticidade, Agilidade, Compilação de Informações, Medidas Assertivas.