Diante da pandemia do novo coronavírus, as Unidades de Saúde já não recebem mais alguns públicos, onde destacam-se idosos, acamados, hipertensos, diabéticos e reabilitados, pois esses são alocados como grupo de risco. O confinamento em casa, na maior parte do tempo pode facilitar consequências negativas a saúde física e mental dos pacientes. Sabe-se que esse público necessita de orientações e acompanhamento, pois a maioria, apresentam comorbidades como diabetes, hipertensão, ou demais doenças crônicas. É importante compreender que o afastamento social diminuiu o grau de infecção, mas aumentou a gravidade dos pacientes crônicos que deixaram de fazer exame e deixaram de fazer o acompanhamento continuo. Em meio a este cenário decidimos utilizar a tecnologia a nosso favor e realizar teleatendimentos através de chamadas telefônicas e vídeo-chamadas. Com o intuito de orientar e acompanhar todos os pacientes considerados do grupo de risco para a doença, cadastrados no Sistema Único de Saúde do município de Messias Targino, Rio Grande do Norte, desenvolveu-se o “PROGRAMA SAÚDE COM VOCÊ”.
Orientar e acompanhar todos os pacientes idosos/ acamados e reabilitados, através do teleatendimento, passando orientações do Ministério da Saúde contra o Covid-19, bem como acompanhar as condicionalidades (Doenças crônicas), dos pacientes do grupo de risco do município de Messias Targino, Rio Grande do Norte.
O Programa Saúde com Você, teve seu início com o suporte de todos os Agentes Comunitários de Saúde do município de Messias Targino, onde estes, disponibilizaram todos os contatos telefônicos dos idosos/ acamados, hipertensos, diabéticos e reabilitados de suas áreas. Tem como responsáveis pelas ligações, acompanhamento e monitoramento os profissionais da Estratégia Saúde da Família e eNASF-AP. Cada paciente recebe uma ligação a cada 15 dias desenvolveu-se um protocolo baseado nas recomendações do Ministério da Sáude, Conselho Federal de Medicina e CONASEMS a ser seguido por todos os profissionais envolvidos ,onde destacam-se a regularidade das ligações, comorbidades, dúvidas, orientações gerais sobre o novo coronavírus e acompanhamento. Os pacientes também recebem orientações de higiene bucal, alimentação saudável, pratica de exercícios físicos, saúde mental, combate ao aedes aegypti, entre outros. O paciente também tem oportunidade de conversar com o médico e revisar receitas, e caso necessário a renovação o Agente Comunitário de Saúde levará a receita até a residência do paciente. Destacamos também, o apoio da gestão ao adquirir aparelhos telefônicos para que a equipe pudesse desenvolver o projeto.
Com 3(três) meses de teleatendimentos, já foram realizadas mais de 400 ligações aos pacientes envolvidos no Programa Saúde com Você, recebem orientações contínuas a respeito do Coronavírus e ainda, acompanhamento de suas condicionalidades, podendo continuar no isolamento social e receber todas as explicações cabíveis a cada paciente.
Através do Programa saúde com você, podemos notar maior adesão ao distanciamento social por parte dos idosos do município, o mesmo encontra-se sendo realizado pelos profissionais de saúde semanalmente. O bônus que podemos destacar é o fortalecimento dos vínculos entre equipe e paciente, onde além de orientações sobre educação em saúde e comorbidades, também procuramos medidas para aliviar a angustia e ansiedade causadas pelo confinamento, tornando esse período menos pesado.
coronavírus, comorbidades, telefone, teleatendimento, idosos, pandemia, isolamento, grupos de risco.