Barbacena é um município da região das vertentes de Minas Gerais, com cerca de 137.000 habitantes, é o polo da região de saúde Macro Centro-Sul , que assiste 51 cidades com aproximadamente, 700.000 pessoas. Tendo em vista o cenário da pandemia que começava a ser construído em todo o país, a Secretaria de Saúde manteve-se de prontidão e atenta a qualquer necessidade do atual contexto. Com isso, no primeiro caso considerado suspeito ao final do mês de fevereiro, a gestão de saúde montou uma frente de batalha ao enfrentamento, se antecipando em diversas tratativas, na estruturação de toda a Rede Assistencial, norteando as ações de Vigilância em Saúde, que assumiu com responsabilidade seu papel epidemiológico. simultaneamente criando um Comitê de Enfrentamento com representatividade intersetorial. Antes mesmo de qualquer orientação e normatização, a Secretaria de Saúde, trabalhou precocemente na busca por implantação de novos leitos junto à Rede Hospitalar, usando inicialmente recursos próprios para custeio, fazendo de Barbacena município pioneiro no tocante a esta estruturação assistencial significativa para a população. Uma importante estratégia foi a intersetorialidade dentro da gestão municipal, que se mostrou presente em todas as deliberações , amparando o setor da saúde em todas as ações. Os resultados de toda esta estruturação vem se consolidando no decorrer da pandemia, minimizando assim os efeitos desta calamidade provocada pela COVID-19.
Os objetivos desta estruturação da Rede Assistencial foram balizados da seguinte forma : - Mobilizar a Rede de Atenção para o enfrentamento à COVID-19 - Criar uma frente de trabalho para todas as deliberações - Integrar os serviços de forma a alinhar todo o contexto assistencial - Implementar leitos clínicos e de UTI exclusivos para COVID-19 - Criar uma estrutura diferenciada na Vigilância Epidemiológica para acolhimento e monitorização dos dados. - Criar uma estrutura diferenciada na Vigilância Sanitária para fiscalização e acompanhamento dos protocolos vigentes. - Adaptar a Rede de Atenção Primária para o enfrentamento - Implantar sistema de informação para manutenção da transparência das ações
4 Barbacena se estruturou, após o primeiro caso suspeito no dia 25 de fevereiro. Imediatamente iniciaram as ações com a Vigilância Epidemiológica em regime de Plantão 24 (vinte e quatro) horas composta por equipe multiprofissional. Simultaneamente publica-se a Resolução 001/SESAP/2020, , que instituiu o Comitê de Enfrentamento com representatividade intersetorial, que já criou o desenho do Fluxo Assistencial de toda a Rede. Barbacena se antecipa e declara Estado de Emergência em Saúde Pública. A Vigilância em Saúde, implanta o Boletim Epidemiológico para informar a população diariamente sobre o cenário da pandemia. Foi feito todo um Plano sobre as medidas de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento no âmbito dos serviços. A Secretaria através de articulações, em um primeiro momento com recursos próprios, implanta 31 novos leitos de UTI e 52 leitos clínicos na Rede Hospitalar. Foram feitas desinfecções em locais de maior circulação de pessoas, antes de se declarar Transmissão Comunitária. Diante da situação que assolava o país, a secretaria normatiza as ações do Serviço Funerário local. Foi estabelecido convênio com laboratório local para ampliação da testagem. Decretou-se uso obrigatório de Máscaras, implantou-se um ponto fixo de fiscalização e orientação na região central da cidade. Implanta-se o Centro de Atendimento COVID no âmbito da Atenção Primária. Essa é uma síntese das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena.
As ações desenvolvidas por todo o poder público municipal, vem desencadeando resultados positivos no combate ao novo Coronavírus, a destacar a estrutura organizacional da assistência em toda a Rede de Atenção, que oferece segurança à população que se transforma em indicadores quantitativos no cenário epidemiológico a elencar os principais : - 93 % de curados em relação ao número total de casos confirmados - 1,61 % de taxa de mortalidade - Média de 30 % de taxa de ocupação de leitos de UTI -Baixo índice de profissionais infectados No tocante a indicadores qualitativos podemos também destacar : - Integração dos serviços assistenciais - Envolvimento incondicional dos profissionais de saúde no combate à pandemia - Valorização da intersetorialidade nas deliberações contribuindo signficativamente nas decisões - Crescimento profissional não somente dos gestores mas de todas as equipes.
Mesmo descrevendo de forma sintetizada a experiência, pois na prática ela se mostra em uma dimensão muito maior, ela se traduz de forma muito rica para a gestão e o sistema de saúde local e regional, uma vez que o município é polo de uma grande região de saúde. É possível absorver de toda essa experiência a importância do alinhamento da Rede de Atenção na produção do cuidado em saúde, não é possível se chegar a integralidade da assistência sem esta mútua cooperação de todos os serviços. Outro ponto que se destaca e que se fez e se faz presente na Pandemia é o poder da comunicação em saúde, o quanto isso tem contribuído para o aperfeiçoamento das ações, o diálogo intersetorial, as discussões entre as instâncias federativas na busca por soluções conjuntas ao enfrentamento, ganharam destaque neste momento, acreditamos ser uma estratégia que vem para ficar. Estruturar um enfrentamento dessa magnitude exige muito comprometimento e versatilidade, devido à complexidade que a situação impõe, mas o que deve ficar com certeza é o grande aprendizado, o conceito de Rede deve ser fielmente seguido, não pode mais haver buracos assistenciais, quando se busca um cuidado integral e a busca constante por esta nobre missão de salvar vidas .
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