Com primeiro caso de covid no município foi montado um plano Municipal de Contingência do Coronavírus está estruturado em 07(sete) componentes, cada um deles adaptado aos protocolos do Ministério da Saúde, do Estado de Minas Gerais e voltado para a sua operacionalização. São eles: 3.1 Vigilância em Saúde 3.2 Atenção Básica à Saúde 3.3 Assistência da Média e Alta Complexidade 3.4 Assistência Farmacêutica e Laboratorial 3.5 Assessoria de Comunicação 3.6 Gestão e Financiamento. Todos os eixos com o mesmo trabalho e em conjunto a rede.
OBJETIVOS: Organizar as ações de prevenção e controle para o enfrentamento do novo Coronavírus (COVID-19) no Município Santo Antônio do Monte, diante da Pandemia estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Monitorar oportunamente a possível emergência do novo Coronavírus (COVID-19) no Município de Santo Antônio do Monte • Organizar as ações de controle e vigilância, de acordo com o cenário epidemiológico • Definir as responsabilidades por componente (vigilância em saúde, assistência, suporte laboratorial, comunicação e gestão) • Organizar e orientar o fluxo dos pacientes com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19), na rede municipal de saúde • Instituir o Comitê de acompanhamento das ações de prevenção e controle do novo Coronavírus (COVID-19) a fim de garantir a promoção de ações intersetoriais e o estabelecimento de responsabilidades por setores específicos.
Diariamente são feitas investigações epidemiológicas dos casos suspeitos e o monitoramento por 14 dias consecutivos dos pacientes em isolamento pelas unidades básicas de saúde. Constantemente é feita a atualização das equipes quanto aos Protocolos do Ministério da Saúde para alinhamento com as diretrizes nacionais.Criação do comitê de enfrentamento com reuniões semanais. No quadro de servidores, o RH teve incrementação de servidores, principalmente nas ações de vacinação em domicílios para idosos. EPI’s para proteção de pacientes e de profissionais foram adquiridos para reduzir os riscos à saúde ocupacional e a das pessoas que buscam cuidado na APS/ESF. Em um primeiro momento foi implantado o Plano de Contingência Municipal, Hospitalar e do Pronto Atendimento para estabelecer as estratégias e alinhamento das ações em toda rede de saúde.Foram suspensos os procedimentos eletivos a fim de evitar aglomerações. Todas as Unidades Básicas de Saúde foram orientadas quando ao atendimento humanitário e fluxo mais agilizado de atendimento. Uma agenda médica e de enfermagem foi criada para garantir a disponibilidade de consultas para todos os atendimentos em demanda espontânea, mantendo a prioridade para idosos e grupo de risco.Compra de testes rápidos para toda a população em geral sendo adquirido 6 mil testes. Entrega dos Leitos de UTI e abertura com inicio no mês maio com 10 leitos para os casos graves sendo suporte. Monitoramento de 10 fiscais juntos aos comércios locais.
Acredita-se efetividade das políticas públicas para o enfrentamento da epidemia sendo como essencial , não apenas para a população geral ou o grupo de risco, pois deve englobar os profissionais de saúde e as instituições da rede como um todo, fontes potenciais de exposição ao vírus. Nesse sentido, foi realizado ações abarcando e discussões por parte do comitê sobre as condições e a organização do trabalho que se fazem necessárias, bem como atualizações e disseminação de informações cientificamente comprovadas que possam trazer segurança aos profissionais e pacientes na preservação da saúde em moldes integrais. Na vivência prática do trabalho ao combate à COVID-19, a população em geral trouxe sinais de adoecimento físico e mental, provavelmente pelo excesso de medidas e medo adotadas pelo comitê. Mais os resultados que obtivemos foi um número reduzido de pessoas acometidas pelo vírus com 945 exames realizados em pacientes com sintomas, 194 pacientes positivos, 3100 exames em pacientes assintomáticos, 04 óbitos de pacientes com comorbidades relevantes sendo dois deles pacientes da hemodiálise, pacientes com internação em media a cada boletim diário de 5 pessoas, possibilitando assim garantia de leito . Acredito que conseguimos atingir resultados positivos junto a população minimizando os danos com assistência adequada em toda rede. Nossas ações estão em fase de manutenção com testagem em via publica, entrega de mascaras nas ruas tanto por parte da saúde como assistência.
Espera-se que as mudanças de comportamento, normas e rotinas no ambiente de trabalho na rede provocadas pela pandemia produzam comportamentos permanentes que possam qualificar a assistência prestada à população, garantindo a proteção dos pacientes e dos trabalhadores da saúde.
COVID