A pandemia gerada pela disseminação do vírus SARS COV-2 tornou-se, rapidamente, uma grande ameaça aos sistemas de saúde distribuídos pelo mundo. A rápida propagação do vírus exigiu mudanças bruscas vinculadas a estratégias de organização, até então instituídas, a fim de evitar um colapso em todo o sistema. Nesse contexto, a gestão do município de Araquari/SC, juntamente com a equipe técnica, considerou a montagem de um centro de triagem exclusivamente para quadros de pacientes sintomáticos respiratórios, visando centralizar os atendimento voltados a estes paciente, assim como promover uma assistência de qualidade com profissionais capacitados, evitar exposição da comunidade e diminuir as demanda em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município facilitando a retomada do fluxo original.
Oferecer uma triagem de qualidade, exclusivamente direcionada aos casos de sintomáticos respiratórios suspeitos de COVID -19, com intuito de facilitar o manejo adequado dos pacientes atendidos, sem sobrecarregar os outros setores do serviço de saúde da região.
O centro de triagem para COVID-19 dispõe de um espaço cedido por uma escola agrícola localizada no centro da cidade. O ambiente conta com amplo espaço físico e uma excelente ventilação natural, o que facilitou a organização e adequação das instalações. O acolhimento e a classificação de risco são realizados pela enfermagem, e em seguida o paciente é direcionado para consulta médica. Foi montada uma sala de coleta para testes de COVID-19 e ao final do atendimento o paciente pode contar com um dispensário de medicamentos. O serviço tem uma importante parceria com as UBSF, que direcionam os pacientes para atendimento no centro de triagem de acordo com as queixas clinicas e se responsabilizam pelo monitoramento do quadro via telefone até o cumprimento de 14 dias do inicio dos sintomas. Outro fator que vale a pena citar é que o sistema de prontuários eletrônicos utilizado no Centro de triagem Covid está interligado com as UBSs e UPA ( Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, facilitando o acesso dos profissionais da saúde a informações referentes aos pacientes atendidos. As pessoas que se encaixam no grupo de risco, ou que são direcionadas ao isolamento domiciliar, também possuem a opção de se comunicar com as UBS via mensagens virtuais, como o uso da ferramenta Whatsapp, onde fornecem serviços de orientações à saúde.
A redução no número de atendimentos de pacientes sintomáticos respiratórios leves ou possíveis casos de COVID-19, nas UBSF e no Pronto Atendimento municipal, é o que se pretende atingir com a criação deste centro de triagem. O intuito é o de transformá-lo em um local de referência para atendimento de casos sintomáticos respiratórios da região, com a finalidade de promover assistência de qualidade, não sobrecarregar o sistema de saúde local, diminuir a exposição dos profissionais de saúde, assim como facilitar a analise dos dados epidemiológicos concentrados em um só serviço, permitindo um maior controle do crescimento e transmissibilidade da patologia neste município.
A iniciativa e qualidade deste serviço é sem dúvida mérito de todos os profissionais envolvidos. Mas é importante salientar que a montagem e o funcionamento do centro de triagem COVID-19 destacam a atuação dos profissionais da enfermagem, que são responsáveis pela rotina burocrática e assistencial, capacitação dos técnicos de enfermagem e serventes de limpeza, além da assistência direta aos pacientes na classificação de risco e coleta de exame.
centro de triagem, covid, epidemiologia, secretaria de saúde, enfermagem, ubsf, sintomáticos.